6 Dicas para organizar gavetas

Do caos não vem nada de bom. Se passa mais tempo à procura das coisas do que a usufruir delas, está na hora de organizar as gavetas aí de casa. 

6 Dicas para organizar gavetas
Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar.

Antes de começar a organizar as gavetas é preciso destralhar. A dica é velha e recorrente mas não há outra forma de colocar as gavetas (ou a casa) em ordem sem começar por separar o que já não precisa, o que está estragado, o que não serve e o que tem em duplicado. Feito isto, vai livrar-se de muito coisa desnecessária, que estava a ocupar espaço precioso, e a organização das gavetas fica logo mais fácil. Se está farta de não encontrar o que procura, estas dicas simples vão fazer toda a diferença.
 

O que vai precisar para organizar gavetas

 

1. Destralhar

Independentemente da divisão em que se encontra, comece por tirar tudo das gavetas e faça uma triagem. Liberte a sua casa de produtos fora da validade, canetas que não escrevem, roupa velha, brindes obsoletos ou peças que já não servem. Venda o que puder, jogue no lixo o restante.

 

2. Organizadores

“Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar” é a máxima da organização. Só seguindo esta regra vai conseguir que as gavetas não fiquem num reboliço em três tempos. Para isso, tire as medidas às gavetas que vai organizar e procure os organizadores certos para cada uma. Na La Redoute e no Ikea encontra o que precisa.

Se não pretende fazer esse investimento, não é por isso que não vai organizar as gavetas de casa. Reutilize caixas de cereais, de ovos, de sapatos, cuvetes de gelo, latas de conversa, caixas de gelado e frascos de vidro. Se tiver tempo e paciência, faça os seus próprios organizadores - e é a melhor forma de conseguir exatamente o que precisa.
 
Neste vídeo, o material usado para as divisórias encontra, facilmente, na Staples ou nas melhores lojas dos chineses.

 

3. Paciência

Não vá com muita sede ao pote. Nisto de organizar gavetas ou divisões, o melhor é começar por uma gaveta ou um armário de cada vez ou, o mais certo, é perder a paciência e largar a empreitada.


 

6 Dicas para organizar gavetas

 

1. Uma gaveta para cada tipo

Se possível, tenha uma gaveta para cada tipo de artigo. Uma gaveta para roupa interior, outra para camisas, uma para roupa de desporto, outra para maquilhagem, uma para tupperwares, outra para pratos e por aí fora. Não sendo possível, limite bem as áreas de cada uma, dividindo o espaço no número de compartimentos necessário.

 

2. Abuse das caixas

Sejam tupperwares, lençóis ou camisas, guarde as coisas dentro de caixas, se possível, transparentes para conseguir ver o que está no interior. Este método tem várias vantagens, para começar, nada sai do sítio, depois ganha espaço e, no que diz respeito à roupa, quando chega à altura de mudança de estação, só tem que trocar as caixas.



 

3. Do maior para o mais pequeno

Organize os objetos por tamanhos alinhando, de cima para baixo e da frente para trás, do maior para o mais pequeno. Não faz sentido nenhum colocar um prato maior em cima de um mais pequeno ou tupperware mais alto à frente de outro mais pequeno porque vai dificultar o acesso ao resto.

 
 

4. O método do rolinho

Se tem espaço suficiente, prefira dobrar as roupas (roupa íntima, meias, t-shirts, et.) em rolo. Este método permite que consiga ter uma visão geral do que está dentro da gaveta e, também, que ao tirar uma peça não tenha que desarrumar todas as outras.

Não sendo possível, opte por dobrar as peças todas da mesma forma para que caibam perfeitamente no espaço destinado. Para facilitar, pode usar uma folha de papel, uma tábua de cortar ou marcar na tábua de passar a ferro a medida pretendida.

 

5. Sem riscos, sem barulho, com tudo no sítio

Nas gavetas onde guarda coisas que, ao abrir e fechar, possam sair do sítio, forre o fundo com papel anti-derrapante que encontra à venda, por exemplo, no Ikea. Além de evitar que os objetos deslizem, protege o fundo da gaveta de riscos. 



 

6. Etiquetas

Para evitar desarrumações e discussões, coloque etiquetas em tudo o que for possível. Assim, todos sabem onde guardar o quê e, assim, reinará a organização e a paz em sua casa. 



Veja também: