AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 Dicas para se tornar bem-sucedido na vida

Se quer saber como se tornar bem-sucedido na vida, continue a ler, temos algumas dicas que podem dar um “empurrãozinho”.

4 Dicas para se tornar bem-sucedido na vida
O sucesso constrói-se e por vezes só são necessários pequenos ajustes para o alcançar.

Afinal, o que é preciso para ser bem-sucedido na vida? Bem, a resposta aqui não é simples. Cada profissional de sucesso terá a sua “receita própria”. Mas ainda que não exista uma resposta 100% correta ou exata, há algumas dicas que o podem colocar no caminho certo.
 

4 Dicas infalíveis para ser bem-sucedido na vida

O que não faltam são exemplos de sucesso que todos gostariam de seguir. Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg, entre tantos outros, são apenas alguns exemplos de empreendedores (muitíssimo) bem-sucedidos, que partilham – além de grandes ideias de negócio e muito sucesso – características de personalidade, comportamentos ou hábitos, por exemplo, que os ajudaram a maximizar as suas hipóteses de alcançarem o sucesso.

 

1. Aceite e aprenda com os erros

Deixe-se de dramatismos. Os erros fazem parte do percurso que tem que percorrer até alcançar o sucesso. Vai cometê-los (sim) possivelmente várias vezes antes de acertar com o método mais indicado ou de encontrar o rumo certo para si. Mas esses erros não devem ser encarados como falhas. Devem antes ser vistos como processos de aprendizagem. São esses erros que lhe vão permitir aprender com as suas falhas e melhorar. Encare cada erro como uma nova oportunidade para evoluir e para trabalhar para o sucesso. E nada de desistir à primeira dificuldade.

 

2. Faça algo porque tem um objetivo ou finalidade

Se quer ser bem-sucedido na vida (em termos profissionais e pessoais) não se limite a fazer algo por fazer. Faça-o antes porque tem uma razão para isso, um objetivo, neste caso o seu sucesso. Ou seja, encontre um sentido para as suas ações. Se está a desenvolver um projeto, faça-o porque o resultado pode ser útil para melhorar os métodos de trabalho da sua empresa ou porque o produto que vai desenvolver vai ser benéfico para melhorar algo, por exemplo. Dê uma razão às suas ações, encare-as como um passo necessário para o seu sucesso e dê o seu melhor. Vai ver que se sente muito mais motivado e o seu desempenho será muito melhor.

 

3. Defina as suas prioridades

Se procura ser bem-sucedido tem que antes de mais conhecer os seus objetivos. Defina o que quer para a sua vida e carreira, para onde pode e/ou quer ir e o que precisa para lá chegar. Sabendo responder a estas questões sabe quais as metas que necessita de traçar e o que fazer para as alcançar. Deixe de lado as questões acessórias e foque-se no mais importante: o seu sucesso. E depois trate de gerir o seu tempo em função dos seus objetivos. Procure as oportunidades de emprego mais adequadas, invista na sua formação, adquira a experiência necessária… enfim, trabalhe para o seu sucesso.

 

4. Seja extraordinário

Ou dito de outra forma: seja melhor do que a sua concorrência. Sejamos francos. A sorte não é o fator chave do sucesso. Na realidade, o sucesso dá trabalho e para o alcançar vai ter que batalhar e “dar no duro”. E, como tal, vai ter que ser melhor do que os outros à sua volta. Se fizer exatamente o mesmo que os restantes é difícil destacar-se. Por isso, é importante que vá além do “normal”, que aproveite todas as oportunidades que lhe possam surgir, que melhore todos os dias e aperfeiçoe as suas competências, que ultrapasse os seus próprios limites. Só assim será notado e poderá evoluir.

 

O caminho do sucesso…

O caminho do sucesso constrói-se. Com trabalho, dedicação e empenho. Não espere tornar-se bem-sucedido de um dia para o outro e muito menos que o sucesso lhe “caia no colo”. Se quer mesmo ser bem-sucedido tem que trabalhar para isso e o melhor é começar já. 


Veja também: