8 dicas para viajar bem e barato

Gosta de viajar, mas acha que isso implica sempre gastar muito dinheiro? Atente nestas oito dicas e descubra como viajar bem e barato.

8 dicas para viajar bem e barato
Aponte estas dicas e boa viagem!

O estilo de viajar varia muito de pessoa para pessoa. O que se busca e se espera de uma viagem também. Contudo, e independentemente das influências que determinam o estilo de uma viagem, é sempre possível conciliar a qualidade com o orçamento disponível e viajar bem e barato


Viajar bem e barato em 8 passos


1. Estilo de viajar

Lembre-se sempre que para viajar bem e barato não existe um estilo certo. O estilo de viajar pode ser influenciado por diversas variáveis como a altura do ano, o tempo disponível para a viagem, as pessoas com quem viaja, o orçamento disponível, entre outros.



2. Período de viagem

Prefere viajar no verão? Então opte por viajar no início ou no fim da temporada, assim aumenta as hipóteses de poupar nos bilhetes de avião e alojamento. Se não tem preferência quanto à altura do ano, então opte por viajar nos períodos de época baixa.



3. Transporte

várias companhias aéreas low cost para viajar bem e barato, mas há ainda outras opções como comboio, autocarro, alugar carro, boleia na estrada, etc. Antes de escolher o transporte da viagem, avalie as condições como o preço, tempo, bagagem, conforto, etc.



4. Alojamento

Primeiro defina quais são os critérios para a escolha do alojamento. Dá preferência à boa localização, ao preço, à segurança ou somente às recomendações? Definidos estes critérios, faça buscas pela internet e escolha o alojamento que combine com o seu estilo  de viagem.

Se prefere ficar hospedado na casa de um nativo, o sistema de couchsurfing pode ser um diferencial cultural; dividir quarto em albergue ou hostel pode ser uma experiência inesquecível; um quarto privado num hotel pode ser a melhor para descansar. Por vezes, a melhor opção não necessariamente a mais cara ou a mais barata, já que pesquisar e definir os seus próprios critérios e prioridades.



5. Alimentação

Várias são as opções para ter uma alimentação económica numa viagem: pesquise o que faz parte da cultura local e descubra lugares alternativos ao pedir dicas aos moradores locais; prepare lanches ou refeições na cozinha onde está hospedado; divida o orçamento das refeições pretendidas e permita-se comer num bom restaurante que não precisa de ser o mais turístico e sim aquele que possui melhores referências.



6. Compras coletivas

Já pensou em viajar e encontrar bilhetes para um concerto com 50% de desconto? Ou então descobrir que aquele fantástico restaurante cheio de atrações está com uma oferta imperdível? A dica é muito simples, basta realizar uma pesquisa pela internet em busca dos sites de compras coletivas.



7. Atrações da cidade

Pesquise no site oficial do destino da viagem quais são as atrações locais. As entidades públicas costumam organizar várias atividades gratuitas.



8. Lista prévia dos gastos

Existem algumas regras para quem deseja viajar bem e barato e uma delas é o desenvolvimento de uma lista prévia dos gastos da viagem. Liste o orçamento do qual não é possível fugir (viagem, alojamento, alimentação e transporte). Somando estes gastos prévios, faça outra lista com uma estimativa do quanto espera gastar com atrações, passeios e compras. Ordenar a segunda lista por ordem de preferência facilita na hora de ter de optar entre o passeio A e B.

O segredo para viajar bem e barato está na organização, planeamento e antecedência com que se prepara esse momento especial de lazer, entretenimento ou descanso.

Veja também: