Dieselgate: saiba o que deve fazer

Tem um carro envolvido no caso dieselgate? Fique com o ponto da situação do dieselgate e saiba o que fazer.

Dieselgate: saiba o que deve fazer
Saiba como exigir os seus direitos

Foi em 2015 que despoletou o escândalo da Volkswagen, o Dieselgate, em que a marca é acusada de utilizar software ilegal para manipular as emissões de óxidos de azoto (NOx) durante os testes, e que posteriormente se alastrou para outras marcas.

Dieselgate: ponto da situação

Em 2017, na Europa e em Portugal, em particular, ainda são muitos os automóveis do grupo alemão que continuam sem resolução do problema.

No início deste ano, a SIVA, empresa que representa o grupo alemão em Portugal, admitiu atrasos no processo, mas garantiu que os clientes da VW em Portugal afetados pelo caso da fraude das emissões poluentes vão ser chamados ao longo deste ano.

Por outro lado, em Itália e Portugal, o sistema utilizado para resolver o problema — atualização do software — tem sido alvo de críticas por parte das associações de defesa dos consumidores – nomeadamente, a iniciativa Quero Justiça – ao colocar em causa a reparação efetuada.

No nosso país, estima-se que sejam cerca de 120 mil os carros do grupo (Volkswagen, Audi, Seat e Sköda) afetados. Saiba se tem um carro envolvido no caso Dieselgate e o que pode fazer.

Dieselgate: quais são os carros envolvidos?

Segundo os dados mais recentes, são cerca de onze milhões os carros afetados em todo mundo. Neste processo, estão envolvidos os veículos equipados com o motor a diesel EA 189 EU5 do grupo alemão, que inclui as marcas Volkswagen, Audi, Seat e Skoda.

A gigante alemã assegura que os automóveis novos da marca Volkswagen, com motores EU6, não são afetados.

Dieselgate: o que pode fazer?

Como já referimos acima, são muitos os carros em Portugal que ainda não foram reparados. No entanto, a SIVA garante que a resolução do problema, através da atualização de software gratuita, acontecerá durante o ano de 2017.

Se o seu carro é um dos envolvidos e ainda não foi chamado, pode aguardar ser chamado ao longo deste ano pelo respetivo concessionário.

No entanto, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
alerta para a possibilidade de existir um tratamento desigual entre os consumidores norte-americanos e os europeus.

Por causa desta desigualdade, a DECO lançou a campanha Quero Justiça, que exige uma indemnização para os consumidores afetados pelaVolkswagen, à semelhança do que aconteceu nos Estados Unidos da América, assim como a revisão em oficina do software, assegurando que este procedimento não coloca em causa o desempenho do veículo.

Se o seu veículo é um dos afetados por este processo, saiba que pode também juntar-se à ação. Para mais informação, consulte a página da campanha.

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