Educação financeira para crianças

Também nas questões financeiras, é de pequenino que se torce o pepino. Partilhamos algumas dicas para a educação financeiras de crianças. Não perca tempo, comece já.

Educação financeira para crianças
6 dicas para começar já hoje a educação financeira dos seus filhos
  • Não estará na hora de ensinar aos seus filhos a importância de poupar e abrir-lhes a primeira conta no banco?

A partir do momento em que aprendem a ler a fazer as primeiras contas, não é de mais começar a ensinar aos seus filhos a importância do dinheiro e de poupar. Por estranho que possa parecer, a verdade é que o contacto precoce com realidades como estas podem ajudar a formá-los para uma vida financeira equilibrada. Partilhamos algumas dicas:

1. O que são os bancos

Demonstrar-lhes o que são os bancos, o papel e a importânca que assumem para a nossa vida financeira, pode ser uma excelente forma de começar.

2. De onde vem o dinheiro?

É provável que, nalguma situação, já tenha tido que explicar aos seus filhos que não tem dinheiro para satisfazer mais um dos seus pedidos ou caprichos e tenha sido surpreendido com alguma resposta como "mas podes ir ao banco buscar!" ou ainda "vai à máquina da parede!". É natural que os mais novos não saibam exactamente de onde vem o dinheiro, nem para que servem os bancos. No entanto, se pretende educá-los financeiramente comece por levá-los consigo ao banco de vez em quando e explique-lhes qual a sua função:
  • ajudar as pessoas a administrar o próprio dinheiro, 
  • conceder empréstimos quando precisam de comprar uma casa ou um automóvel, 
  • guardar o dinheiro que ganha, 
  • ajudá-lo a crescer, etc..

3. Como funciona o Multibanco

Mostre-lhes as misteriosas e 'generosas' máquinas ATM de onde sai dinheiro automaticamente e é possível efectuar pagamentos e explique-lhes que é necessário trabalhar para ganhar dinheiro, depositá-lo no banco e para que posteriormente possa levantá-lo nas máquinas automáticas, pois este não sai por magia.

4. Cheques: o que são

Explique igualmente o que são e para que servem os cheques, e como é que o podem ajudar a gerir melhor o seu dinheiro.

5. Como poupar

Se os seus filhos ainda são muito pequenos para administrarem a própria conta bancária, uma boa forma de começar a transmitir-lhe alguns princípios de poupança é oferecer-lhes um mealheiro para que possam depositar as suas pequenas economias.

6. Dê-lhes uma mesada

Mas, se embora jovens, os seus filhos já são mais crescidos e têm noção do valor do dinheiro, para poder transmitir-lhe a importância da poupança e da correcta gestão das finanças pessoais comece por dar-lhes uma semana ou mesada, para que possam aprender a gerir e a controlar o próprio dinheiro.


Veja também: