Entrevista de emprego: A estratégia para ser bem-sucedido

Nem só de profissionalismo ou boa postura depende o seu sucesso na entrevista de emprego. Saiba que estratégias adotar para alcançar o sucesso. 

Entrevista de emprego: A estratégia para ser bem-sucedido
A entrevista de emprego é a última e derradeira etapa do processo de recrutamento.O sucesso nesta fase garante a entrada no emprego que tanto ambiciona.

A entrevista de emprego tem tanto de entusiasmante como de assustador.

Seja para quem dá os primeiros passos no mundo de trabalho ou para quem procura um novo trabalho, cada entrevista de emprego traz à tona todas as inseguranças e dúvidas nos candidatos.

Já lhe demos aqui várias dicas para “sobreviver” à entrevista de emprego. De facto, dicas há muitas, mas para passar “com distinção” no teste máximo que os seus recrutadores lhe vão fazer, pode ajudá-lo ter uma estratégia ou um plano de ação definido. Veja como:


A estratégia para o sucesso

Antes de mais mentalize esta máxima: ser chamado para entrevista não significa que já caiu nas boas graças do seu recrutador; significa sim (apenas e só) que há algo no seu Curriculum Vitae (CV) que lhe permitiu destacar-se. Mas não vai estar sozinho e para vencer tem que provar que merece mais que os restantes candidatos.


Como? Desta forma:

1. Esteja facilmente contactável e acessível

Ok, pense connosco: está à procura de trabalho, pode até já ter passado por outras fases no processo de recrutamento e sabe que a entrevista de emprego é a derradeira e decisiva etapa, que pode definir que rumo vai tomar a sua carreira nos tempos que se seguem. Quer mesmo correr o risco de não estar disponível para agendar a entrevista?! Claro que não. Por isso garanta que disponibiliza os seus contactos diretos e que está contactável.


2. Disponível sim, impaciente não!

É compreensível que fique um tanto ao quanto eufórico por ter sido selecionado para a entrevista de emprego. E no meio de tanta ansiedade vai até querer antecipar a data da entrevista… NÃO! Lembre-se que os seus potenciais recrutadores são pessoas ocupadas e têm o tempo contado. Mantenha o “sangue frio”. Já esperou até agora, mais dia, menos dia, não faz assim tanta diferença. O importante é que seja sempre educado e simpático.


3. Seja sempre pontual

Se há falha intolerável são os atrasos. Regra básica e inquebrável: seja sempre pontual. Aliás, chegue ligeiramente antes da hora marcada e faça-se sempre acompanhar com uma cópia atualizada do seu CV.


4. Mantenha uma postura e comportamento irrepreensíveis

Indumentária adequada, boa postura ou comportamento apropriado são fundamentais. Tenha atenção aos detalhes e não cometa qualquer deslize. 


5. Seja você mesmo

Estar nervoso é normal, aliás o recrutador sabe e espera que isso aconteça. O nervosismo faz parte da dinâmica da entrevista de emprego. Mas é importante que saiba fintar os nervos e seja natural. O recrutador espera ficar a conhecê-lo melhor por isso, seja você mesmo.


Estratégias à parte: seja o melhor!

A sua grande estratégia deve ser: dar sempre o seu melhor e mostrar ao recrutador que é candidato ideal para as funções a que se está a candidatar. Agora, se já chegou até à entrevista de emprego, o céu é o limite.


Veja também: