Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
12 Nov, 2021 - 09:50

7 passos eficazes para encontrar emprego rápido

Catarina Milheiro

Procurar emprego rápido pode ser uma tarefa difícil. Confira as nossas dicas, principalmente se tiver pressa em arranjar trabalho.

emprego rápido

Se escolher uma profissão por si só já é uma decisão capaz de deixar qualquer um ansioso, a pressão para conseguir arranjar um emprego rápido é ainda maior.

A verdade é que evoluir profissionalmente e atingir as metas que definimos nem sempre é algo que acontece da noite para o dia. Para que isso aconteça é necessário muito tempo, esforço, conhecimento e informação.

Independentemente de se tratar de procurar um primeiro emprego ou um novo, importa que se mantenha ativo e atento, que não baixe os braços e que arrisque. Quem sabe pode experimentar algo novo, investir mais num hobby ou fazer formação complementar, por exemplo.

Fique connosco e confira os passos para encontrar um emprego rápido e aumentar as suas hipóteses de ter sucesso durante este processo.

ENCONTRAR EMPREGO RÁPIDO EM 7 PASSOS

Se também quer encontrar emprego rápido, este artigo é para si. Veja as dicas que preparamos.

procurar emprego rápido
1

Estabeleça objetivos e alternativas

Antes de começar a procurar deve parar para pensar e definir o rumo que pretende dar à sua carreira profissional. Questione-se sobre as suas motivações profissionais e as áreas ou atividades em que gostaria ou pretende trabalhar.

Pense se aceita um part-time ou apenas empregos a tempo inteiro; se pondera sair da zona de residência; se pretende procurar ofertas com base nos salários oferecidos; quais os seus pontos fortes e os seus pontos fracos (em termos de competências ou tarefas).

Estes são apenas alguns dos pontos que o podem ajudar a perceber qual é o seu objetivo em termos profissionais e a definir parâmetros de seleção para as ofertas. Quanto melhor souber o que quer, mais direcionada será a sua procura e maior a probabilidade de encontrar emprego mais rápido.

A par destas reflexões, contemple a possibilidade de iniciar um trabalho como freelancer ou de se dedicar a obter formação em determinada área, por exemplo.

2

Prove que é bom no que faz

A verdade é que o mercado está cada vez mais competitivo e não existem oportunidades de trabalho para todos. Por isso mesmo, o mais importante para arranjar emprego rápido é provar que é bom naquilo que faz.

Uma boa forma para o fazer é demonstrar de forma gratuita o seu trabalho durante a entrevista com o empregador. Tente conversar sobre o que faria na prática para agregar valor à empresa em questão ou opte por falar sobre os resultados que obteve num projeto no emprego anterior.

3

Faça uma boa gestão do seu tempo

Há quem defenda que não necessita de passar oito horas ou mais em frente ao computador a enviar candidaturas para encontrar emprego rápido. Convém que saiba exatamente a que ofertas pretende responder ou a que empresas quer candidatar-se. Antes de começar, faça uma pré-seleção das ofertas.

Desta forma, evita perder tempo a analisar propostas que não são adequadas ou não encaixam nos parâmetros que definiu previamente.

Organize o seu dia para também ter tempo para outras atividades formativas, sociais, desportivas, que o ajudarão a criar redes de contactos e a aliviar a ansiedade que pode resultar do desemprego.

4

Prepare a papelada toda

Se o objetivo é arranjar emprego rápido, prepare toda esta papelada de forma antecipada:

  • Currículo detalhado e atualizado: não coloque apenas a sua antiga função no seu CV. É importante que apresente um currículo com as tarefas detalhadas que executou no passado. Experimente fazer um CV criativo e verá o impacto que terá;
  • Cartas de recomendação e possíveis referências: nada melhor do que ter uma carta de recomendação do seu antigo patrão ou chefe de equipa para conseguir um emprego rápido, não é assim? Converse com um formador, professor, chefe de equipa ou até mesmo um colega e reúna estas informações, pois poderão fazer toda a diferença. Não se esqueça de incluir todos os contactos;
  • Portfólio: se o seu trabalho pode ser demonstrado por imagens ou textos, por exemplo, nada melhor do que apresentar o seu portfólio.
5

Aumente o campo de pesquisa

Como sabemos, quem precisa de arranjar um emprego rápido não pode dar-se ao luxo de procurar apenas na sua área de formação. Por vezes, podemos agarrar um trabalho numa área distinta da nossa, ao mesmo tempo que continuamos a procurar na nossa área de preferência.

Outra maneira de aumentar o alcance da sua pesquisa é flexibilizar a modalidade de trabalho. Ou seja, trabalho a tempo parcial, trabalho noturno ou por turnos, por exemplo.

Desta forma, pode ter até dois trabalhos diferentes e ganhar dois ordenados como se trabalhasse a tempo inteiro.

6

Procure em vários sites de emprego

Encontrar emprego rápido também passa por correr todos os melhores sites de emprego à procura da melhor opção para si. São já vários os sites onde pode encontrar diversas oportunidades em diferentes áreas.

Além disso, é importante que sempre que procura neste tipo de sites online, crie alguns filtros na sua pesquisa. Por exemplo: função, tipo de regime de trabalho, área geográfica ou área de atuação. Desta forma, irá perder menos tempo e a sua pesquisa será mais eficaz.

7

Direcione e personaliza a candidatura

A verdade é que todas as empresas gostam de se sentir especiais. Por isso, é crucial que personalize a sua candidatura. De que forma? Sempre que enviar um e-mail, coloque em anexo o seu CV e indique o nome da empresa.

Além disto, no parágrafo de apresentação, mostre o conhecimento que tem pela empresa e que sabe bem a vaga à qual se candidata. Se o seu objetivo é arranjar emprego rápido, pode ainda optar por utilizar o LinkedIn a seu favor e entrar em contacto direto com os recrutadores a partir de lá.

Por exemplo: se enviou o seu CV para um e-mail geral de recrutamento e não obteve resposta, opte por encontrar no LinkedIn o responsável dos Recursos Humanos da empresa em questão e entre diretamente em contacto com ele.

Veja também