ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
13 Jul, 2021 - 13:03

Como encontrar emprego na Internet de forma eficaz: 5 dicas

Catarina Milheiro

Está à procura de emprego? Saiba como encontrar emprego na internet de forma eficiente e sem complicações.

como encontrar emprego na Internet

Quando lhe falam em procurar trabalho nos jornais, dá por si a pensar naquelas imagens de filmes e séries dos anos 90 em que se rodeavam anúncios com marcadores? Essa realidade já parece tão longínqua, visto que, atualmente, procurar e encontrar trabalho online é a norma. Mas, afinal, como encontrar emprego na internet?

A rapidez, eficiência, triagem, capacidade de partilha de documentos e dados, são algumas das grandes vantagens mais destacadas por empregadores.

Foi realmente a poupança de tempo e otimização de recursos que forçou todos os negócios e empresas a migrar para a internet para recrutar, tal como os candidatos para procurar emprego.

Se está à procura de emprego e ainda não conseguiu ter uma resposta, talvez seja necessário repensar a sua estratégia e o modo como está a fazer a sua pesquisa. Fique a par de algumas dicas.

Como encontrar emprego online: por onde começar

Quando o assunto é a procura de emprego, nem sempre é fácil saber como encontrar emprego na internet da melhor forma. Isto é, sem nos perdermos por completo nas mil e uma ofertas que existem online.

Por isso mesmo, para começar, deve questionar-se sobre quem é – experimente fazer a questão a si próprio “Quem sou?”. Perceber quem é vai ajudá-lo a afunilar a sua pesquisa e, consequentemente, a escolher as melhores oportunidades de trabalho.

É extremamente importante que pesquise sobre cada empresa antes de responder a uma candidatura – procure pelos valores, serviços, a missão da organização e ainda pelas pessoas que lá trabalham. Desta forma, conseguirá perceber se tudo se alinha com os seus valores e forma de ser.

pesquisar emprego na net

5 dicas para encontrar emprego na internet de forma eficaz

A verdade é que a pandemia veio reinventar o panorama atual do mercado de trabalho e saber como encontrar emprego na internet em 2021 é essencial para ter sucesso. Tome nota das nossas dicas.

1

Faça uma revisão ao seu CV

Como sabemos, o currículo é um dos seus passaportes para entrar em qualquer empresa de qualquer setor. Por isso mesmo, é importante que faça uma revisão minuciosa ao CV para que consiga eliminar o que possa já não interessar e incluir novas informações.

No fundo, o currículo deve ser adaptado às necessidades de cada vaga em questão – lembre-se que cada vaga é diferente e exigem, muitas vezes, skills distintas também.

Seja cuidadoso, leia e releia o seu CV até que tenha a certeza de que está perfeito e completo para enviar. Pode, inclusive, pedir a um colega para o ler e obter assim uma opinião.

modelos de Curriculum Vitae impressos
Veja também 9 modelos de Curriculum Vitae que deve conhecer
2

Prepare-se para escrever uma carta de apresentação

Para quem está à procura de emprego, a carta de apresentação é um documento pedido, muitas vezes, pelas empresas. E um erro bastante comum cometido pelos candidatos é, precisamente, deixar a escrita desta carta para último.

Assim, recomendamos que a sua carta seja resumida, simples e apelativa para que o recrutador consiga conhecê-lo ainda melhor.

3

Prepare o seu perfil no LinkedIn

Saber como encontrar emprego na internet também passa por criar uma presença no LinkedIn – uma sólida rede profissional com mais de 720 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Assim, deverá observar atentamente o seu perfil e atualizá-lo sempre que existirem novas informações relevantes. Além disso, é importante que se mantenha ativo na rede, optando por interagir de forma adequada com a sua rede de contactos sempre que possível.

E se não sabe por onde começar a chamar a atenção dos recrutadores, atente nos seguintes aspetos.

  • Adicione uma descrição ao seu perfil: a descrição é mais importante do que possa imaginar. Trata-se das primeiras informações que os recrutadores observam mal “aterram” no seu perfil. Por isso, aproveite para explicar quem é e o que faz em poucas palavras de forma simples, mas eficaz;
  • Adicione contactos relacionados com os seus interesses de trabalho: não se esqueça que o LinkedIn é uma rede profissional. Ou seja, ao adicionar contactos que estejam de alguma forma relacionados com os seus interesses de trabalho, vai permitir que se mantenha atualizado com as possíveis ofertas de emprego, que outras pessoas visualizem o seu perfil e claro, expandir a sua rede;
  • Utilize o LinkedIn Publisher: esta plataforma integrada no LinkedIn é também uma das melhores janelas para qualquer pessoa que queira expressar uma opinião ou escrever sobre um tema interessante relacionado com a sua área. Escolha um tópico ou opte simplesmente por escrever sobre novas abordagens no seu setor e em troca obtenha conhecimento e contactos (através das partilhas, comentários e gostos);
  • Obtenha formação com o LinkedIn Learning: são mais de 9.000 cursos disponíveis na plataforma e é a melhor maneira de descobrir conteúdo e obter mais formação a partir de sua casa. No final, não se esqueça de acrescentar sempre as suas conquistas e novos conhecimentos ao seu perfil;
  • Adicione hashtags: todos os dias centenas de empresas procuram novos candidatos no LinkedIn através das skills e competências que os candidatos podem integrar também através de hashtags em publicações ou no próprio perfil.
4

Determine um horário para se dedicar à procura de emprego online

Por muito difícil que possa parecer a procura de emprego online, é extremamente importante que não desista. Para isso, opte por criar um horário flexível para se dedicar por inteiro à pesquisa e envio de candidaturas a vagas.

Lembre-se de guardar sempre um tempo no seu dia para fazer algo que gosta e que lhe dê prazer. Apesar de sabermos que procurar emprego funciona como um emprego, é essencial mantermo-nos focados, criativos e com vontade.

candidatura espontânea
Veja também Candidatura espontânea: 6 dicas para se destacar
5

Procure emprego em várias plataformas

Existem plataformas que já são clássicas para encontrar emprego na internet. Muitas delas, hoje em dia, têm já aplicações para smartphone, que lhe permitem criar alertas e notificações de novas ofertas, especificando mesmo empresas ou localizações.

Algumas dicas:

  • Não se fique por uma só plataforma, mas crie um sistema para não se perder nas muitas possibilidades disponíveis. Por exemplo, consulte um grupo de 5 ou 6, sempre pela mesma ordem;
  • Registe-se nas plataformas e mantenha os currículos atualizados;
  • Defina algumas palavras-chave para ajudar na pesquisa e, assim, evitar uma quantidade muito grande e desnecessária de informação.

Sugestões de plataformas para procurar emprego

Praticamente todos os sites permitem um registo gratuito e a grande vantagem é que pode procurar emprego esteja onde estiver, desde que tenha acesso à internet.

Veja também