ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
10 Nov, 2021 - 08:47

A procura de emprego não está a resultar? Temos 6 dicas para o ajudar

Catarina Milheiro

Se a sua estratégia de procura de emprego não está a resultar, é importante que fique a par de algumas dicas essenciais.

procura-emprego-nao-esta-a-resultar.

A procura de emprego não está a resultar? Se não consegue ficar com a vaga que tanto deseja ou se não sabe bem como encontrar emprego, não desista já. Existem algumas dicas que o vão ajudar neste processo.

Já enviou dezenas de currículos, foi entrevistado várias vezes, mas ainda não conseguiu obter um retorno positivo? Não desespere. Talvez esteja na hora de repensar a sua estratégia e modificá-la por completo.

Sabemos que encontrar um emprego no mercado de trabalho atual pode ser um verdadeiro desafio, principalmente para quem está desempregado há algum tempo. No entanto, a verdade é que muitas pessoas não procuram um novo emprego da maneira correta, acabando por “disparar” currículos para todo o lado.

Fique connosco e conheça algumas dicas para procurar emprego de forma certa.

O QUE PODE AJUDAR QUANDO A PROCURA DE EMPREGO NÃO ESTÁ A RESULTAR: 6 DICAS

Quando a procura de emprego não está a resultar começamos a sentirmo-nos frustrados e desanimados. Contudo, é essencial que a sua vontade e garra em encontrar uma nova oportunidade seja maior do que todos estes sentimentos.

Todos os profissionais que pretendem arranjar um novo emprego no mercado de trabalho, devem preocupar-se com cada detalhe e claro, pensar sempre de forma estratégica. Afinal, tudo está relacionado com as hipóteses de conseguir a tão sonhada vaga – desde a criação do currículo até ao envio.

Se está neste momento desempregado ou se pretende mudar de carreira e sente que a procura de emprego não está a resultar, está no lugar certo: temos as dicas essenciais de como procurar emprego de forma correta.

E acredite, a falta de uma estratégia bem definida e de foco podem estar a prejudicá-lo neste processo.

procura ativa de emprego
1

Tenha um objetivo claro e bem definido

Se a procura de emprego não está a resultar, talvez seja porque ainda não definiu um objetivo claro na sua mente. Por isso mesmo, o primeiro passo para ter sucesso é precisamente ter um objetivo e estar focado nele.

Em vez de se candidatar a dezenas de ofertas de trabalho, que muitas vezes não têm nenhuma relação com as suas habilidades e competências, opte por ter muito claro o seu objetivo.

Ou seja, pense num tipo de função e trabalho que deseja. No fundo, algo que corresponda ao seu perfil académico ou que requer competências nas quais é excelente.

A partir do momento em que tiver isto em mente, poderá começar a criar uma lista de empresas com as quais se identifica mais e nas quais gostaria de trabalhar. Experimente entrar em contacto diretamente com elas através do LinkedIn, por exemplo, e questione sobre as vagas disponíveis.

Lembre-se: candidatar-se a ofertas de emprego que correspondam ao seu perfil irá tornar tudo mais fácil.

2

Invista na sua rede de contactos

É cada vez mais importante trabalhar a sua rede de contactos. Isto porque, conhecer pessoas da nossa área e comunicar com elas é uma excelente forma para conseguir um emprego.

Contudo, aumentar o networking não significa que deva distribuir o seu cartão de visita a qualquer pessoa. Foque-se nas pessoas com quem considera importante construir uma relação de trabalho: pense em quem pode ajudar com os seus conhecimentos e em que pode ter uma oportunidade para si.

Não se esqueça que investir na rede de contactos é trocar ideias, conhecimentos, ajudar o outro e fazer possíveis colaborações – não basta adicionar alguém no seu perfil do LinkedIn ou enviar o seu currículo mostrando-se disponível para trabalhar.

É crucial que tenha interesse em conhecer pessoas que trabalham na sua área e que no futuro, possam vir a recomendá-lo na empresa onde trabalham por exemplo.

3

Utilize o LinkedIn para encontrar novas ofertas de emprego

Se ainda não está presente nesta rede profissional, então prepare-se para criar o seu perfil e estar ativo no LinkedIn. Trata-se de algo essencial para todos os que estão no mercado de trabalho e para os que pretendem encontrar novas oportunidades.

Aqui, poderá filtrar a sua pesquisa de emprego consoante as suas competências e habilidades, bem como por área geográfica ou trabalho remoto, por exemplo. No fundo, esta rede profissional torna tudo mais simples.

Todos os dias centenas de recrutadores vão à internet encontrar novos profissionais para preencher as suas vagas e o LinkedIn não fica de fora. Aliás, muitas vezes, é através desta rede que muitos profissionais são contactados para novas ofertas de emprego por headhunters de empresas.

No final, não se esqueça de colocar os alertas para receber as mais recentes ofertas de emprego na rede.

4

Esteja atento aos site comuns para pesquisa de emprego

Muitas vezes, a procura de emprego não está a resultar porque o candidato só verifica este tipo de sites onde são colocadas inúmeras ofertas diariamente. Contudo, estes sites não deixam de ser importantes na procura de um novo emprego.

Tal como o LinkedIn é essencial, estar atento a oportunidades de emprego em sites como o Indeed, Carga de Trabalhos, Net-Empregos ou o Jobtide. Afinal, podem surgir vagas diferentes que não sejam adequadas ao seu perfil e que não estejam divulgadas na rede profissional, por exemplo.

Por isso, é extremamente importante que esteja atento a todos os sites que considera importantes para encontrar novas vagas e que verifique os seus filtros de pesquisa, para que não envie currículos de forma descontrolada.

5

Desenvolva a sua marca pessoal

Talvez ainda não tenha começado a construir a sua marca pessoal, mas é importante saber que se trata de uma tendência que lhe agrega valor enquanto profissional no mercado de trabalho.

Quando desenvolve a sua marca pessoal, pode posicionar-se como especialista num nicho de mercado e ter a oportunidade de enviar uma mensagem única para se diferenciar do resto dos candidatos.

Se adicionar isto à sua estratégia na procura de emprego vai perceber que, ao ser visto como uma referência na sua área de atuação, todo o caminho para encontrar o emprego ideal será muito mais fácil.

6

Procure sempre mais conhecimento

Quando a procura de emprego não está a resultar, o importante é alterar a sua estratégia e aproveitar este tempo também para adquirir novos conhecimentos na sua área ou noutras que considere relevantes.

Lembre-se que estar à procura de emprego não significa ficar estagnado e deixar a sua formação de lado – muito pelo contrário. Por isso, aproveite a sua disponibilidade e obtenha novos conhecimentos através de cursos online gratuitos ou pagos.

Atualmente existem diversos cursos disponíveis na internet sem que tenha que sair de casa, basta que faça uma vasta pesquisa sobre os temas e áreas sob as quais tem interesse e que se informe sobre as condições bem como avaliações.

Veja também