Tímido? 12 dicas para sobreviver a uma entrevista de emprego

É tímido assumido e a palavra entrevista dá-lhe suores frios? Aqui tem 12 dicas para uma entrevista de emprego para tímidos.

Tímido? 12 dicas para sobreviver a uma entrevista de emprego
Antes, durante e depois da entrevista: fique com estas dicas

São muitas as pessoas que pensam que um introvertido é alguém que se afasta da realidade e do contacto pessoal, apelidando-o até de anti-social. No campo laboral, é importante ultrapassar este ponto. Deixamos dicas de entrevista de emprego para tímidos.

Os introvertidos são apenas indivíduos mais introspetivos que também prezam as ligações de amizade e familiares, conseguindo também ser extrovertidos com as pessoas que conhecem bem. Só não gostam de ser o centro das atenções e falar e estar rodeados de pessoas que não conhecem bem.

Naturalmente, uma entrevista de emprego poderá ser um momento complicado para um introvertido. Mas isto não significa que não o consigam ultrapassar, apenas podem precisar de gastar mais energia. Aliás, existem qualidades específicas nos introvertidos que os podem ajudar a destacarem-se nas entrevistas de emprego.

Entrevista de emprego para tímidos: 12 dicas


Antes da entrevista

1. Pesquise, prepare-se e pratique

Conhecer a empresa vai ajudá-lo a saber como se apresentar e a preparar os pontos mais importantes do seu currículo de acordo com a empresa. Para treinar perguntas e respostas, peça a um amigo que pratique consigo.

2. Pense num guião para a conversa de circunstância

Os empregadores procuram candidatos com boas capacidades de relacionamento com os outros, pense com antecedência nalguns tópicos de conversa de circunstância que possa desenvolver para evitar “brancas”. Fale sobre a sua viagem até lá, sobre o tempo ou faça perguntas sobre o dia a dia da empresa.

3. Reúna material que documente o seu currículo

Portefólio ou outras evidências físicas dos seus feitos profissionais e planos futuros de acordo com a especificações do cargo a que se está a candidatar, podem ser a sua tábua de salvação se tiver dificuldades em saber o que fazer com as mãos ou até em manter a conversa.

entrevista emprego

4. Planeie o seu percurso até ao local da entrevista

Evite o nervosismo extra de chegar atrasado. Confirme a morada e pense num trajeto que o deixe chegar 10 a 15 minutos mais cedo. Se necessário, faça o trajeto no dia anterior para decorar bem o caminho e até para perceber se o fluxo de trânsito o pode atrapalhar na missão de chegar a horas.

5. Tire 5 minutos para relaxar

Antes de entrar para a entrevista, procure um local resguardado, pode ser na casa de banho, e tire 5 minutos para relaxar e colocar a sua mente no sítio certo. Faça alguns exercícios de alongamentos. Experimente, por exemplo, encostar-se à parede com os pés juntos, braços para baixo e palmas encostadas às coxas, fique assim alguns segundo. Depois, puxe com a mão esquerda o pé esquerdo até a planta do pé pousar no interior da coxa da perna direita. Imagine que está a fazer um 4. Repita o mesmo movimento com a outra mão e a outra perna.

Durante a entrevista

6. Pense que está a partilhar experiências e não a gabar-se

Fica horrorizado só de pensar em falar sobre si? Veja a situação como uma forma de partilhar os seus conhecimentos e competências adquiridas. Não precisa de falar diretamente sobre si, pode falar das funções ou cargos que desempenhou, as empresas onde trabalhou anteriormente e sobre os cursos e formações que fez. Desta forma não irá sentir que está a “vender” a sua pessoa e as suas qualidades, estará a demonstrar as coisas que fez.

7. Divida o grupo em indivíduos

Se a entrevista tiver mais do que um entrevistador, como verdadeiro tímido que é, não vai estar à vontade em grupo. Será mais fácil para si concentrar-se e fazer uma ligação individual. Ou seja, vá focando à vez cada um dos elementos e tente abstrair-se da presença de outros na sala. Não há problema em desviar o olhar de vez em quando, mas não pode “pregar” os olhos no chão durante toda a entrevista.

8. Não se apresse nas respostas

A pressão de ter alguém a olhar para si e à espera da resposta não é fácil, mas mantenha a calma e deixe-os saber que precisa de tempo para responder começando, por exemplo, com a seguinte frase: essa é uma pergunta bastante interessante, só preciso de um instante para conseguir responder-lhe.

9. Regresse à linha condutora

Não ouviu a totalidade da pergunta porque estava a analisar a sua resposta anterior? Evite a asneira, pergunte sem medo: deixe-me ver se entendi a pergunta, está a perguntar se…?

Depois da entrevista

10. Agradeça a oportunidade

Aproveite a sua capacidade de atenção para o detalhe e agradeça alguma coisa em específico que tenha acontecido durante o processo da entrevista.

11. Aproveite para relaxar

Dê uma caminhada, ouça a sua música preferida ou faça outra qualquer atividade que o deixe relaxado e assim evitar a ansiedade causada pelo excesso de estímulos externos.

12. Envie um email de acompanhamento

Deixe passar 24 horas e só aí é que envia o tal email de follow up. Mais uma vez, aproveite a orientação para o detalhe, própria de alguém tímido, e refira algum pormenor em específico.

Veja também: