Entrevista de emprego: perguntas-chave

Entrevista de emprego: perguntas mais frequentes e que estratégias utilizar. Se está à procura de trabalho, chegou ao sítio certo.

Entrevista de emprego: perguntas-chave
Perguntas que são sempre colocadas

Muitas das questões que os empregadores colocam durante as entrevistas de emprego são as mesmas de sempre. Precisamente por serem previsíveis, convém nunca subestimá-las e estarmos bem preparados. Acredite que há pequenos detalhes que poderão fazer a diferença. Vamos conhecer alguns exemplos? Entrevista de emprego: perguntas mais frequentes que deve conhecer.

Entrevista de emprego: 7 perguntas que são sempre colocadas


O principal truque para ser bem sucedido numa entrevista é pensar em possíveis respostas que se irão adaptar bem ao contexto do trabalho a que concorre, e destacar as suas habilidades e experiência.

Não é preciso ir ao ponto de decorar todas as respostas previamente, mas perceba o que lhe é solicitado quando essas perguntas aparecem para, desta forma, responder o mais adequadamente possível.

entrevista de emprego: perguntas

1- Fale-me de si…

Perguntar sobre si é uma técnica para quebrar o gelo numa entrevista e fazê-lo sentir-se mais confortável. Também é uma forma do entrevistador deslindar as primeiras pistas sobre as suas aptidões para o trabalho. Pense na informação que gostaria de dizer sobre si mesmo, mas lembre-se que deve ser algo passível de ser valorizado para o trabalho em questão.

2- Quais foram as suas anteriores responsabilidades?

Aqui o entrevistador quer saber o que fez previamente, noutros empregos que teve. Convém saber o que escreveu no seu currículo, de forma a dar informações coerentes.

3- O que o leva a querer trabalhar connosco?

Com esta pergunta, o empregador quer saber porque é que acha que este trabalho corresponde aos seus objetivos profissionais. Mostre que conhece a vaga a que se está a candidatar – tal como a empresa.

4- Qual é o seu principal ponto forte?

Concentre-se nas habilidades que possui e que são fundamentais para o sucesso no trabalho para o qual está a ser entrevistado. Não seja demasiado humilde, mas foque-se na realidade. É importante tornar o entrevistador ciente de suas qualificações.

5- Qual é o seu ponto fraco?

Deve enumerar os seus pontos fracos, mas sem que pareça derrotado. Pelo contrário, mostre-se otimista em relação a ultrapassá-los. Há várias formas de abordar esta questão: uma é transformar algo negativo em algo positivo, servindo-se de um exemplo de como algo que considerava uma fraqueza o ajudou no trabalho.

Outra é enumerar certas qualidades que são consideradas positivas, mas que por as ter em demasia, isso se torna numa fraqueza – por exemplo, ser demasiado perfeccionista.

6- Como lida com o stress e com a pressão?

Por muito que seja honesto, não diga que reage mal ao stress. De todo, não será isso que o seu recrutador irá querer ouvir. Deverá ter em mente que toda a gente sente stress em determinadas alturas em que está sob pressão. Uma maneira de se sair bem nesta resposta é dar exemplos de vezes em que trabalhar sob pressão o fez ser mais produtivo.

7- Como avalia o sucesso?

O entrevistador está a tentar obter dados sobre a sua ética de trabalho, os seus objetivos de carreira e de vida. Adapte a sua resposta para se adequar ao que espera alcançar, se for contratado por essa empresa.

Aposte nas melhores respostas às perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego e passe uma boa imagem. Conquiste o mercado de trabalho com essas dicas simples.

Veja também: