ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Elsa Santos
Elsa Santos
10 Dez, 2020 - 11:29

Entrevista de emprego: perguntas essenciais para fazer e responder

Elsa Santos

Se está à procura de trabalho, esta informação é para si. Entrevista de emprego: perguntas às quais vai ter de responder e aquelas que deve fazer.

recrutador em entrevista de emprego a fazer perguntas a candidata

Próxima entrevista de emprego: perguntas essenciais para responder e para fazer. Sabe quais são? Numa entrevista de emprego há, obrigatoriamente, perguntas e respostas. Quase sempre, ou na maioria das vezes, é a entidade empregadora quem questiona e o candidato quem responde.

Porém, não tem de ser assim. O candidato também pode e deve perguntar. Já lhe aconteceu sair de uma entrevista com dúvidas? Pois bem, nada melhor do que perguntar.

Uma entrevista de emprego serve para que tanto a empresa como o candidato candidato percebam se há um enquadramento entre funções e cultura da empresa de parte a parte. Logo, não é apenas importante que responda às perguntas do recrutador, mas também que questione todas as suas dúvidas sobre a posição e a empresa.

Conheça, então, algumas perguntas às quais deve responder e aquelas que pode fazer no momento da entrevista.

9 perguntas a que deve saber responder

Em qualquer entrevista de emprego, seja presencial ou à distância, há perguntas que habitualmente são colocadas pelas empresas aos candidatos. Ainda que algumas questões dependam da área profissional, há outras que são quase obrigatórias e para as quais convém que esteja preparado.

Apresentamos-lhe algumas.

1

Pode falar um pouco sobre si?

Este é um exemplo de pergunta que costuma surgir logo no início da entrevista. Procure responder dando ênfase ao aspecto profissional.

2

Quais são os seus defeitos? Apresente 3.

Esta pergunta procura explorar as fraquezas do candidato e avaliar sua capacidade de autocrítica.

3

E 3 qualidades?

Normalmente esta questão ocorre na sequência da anterior. O objetivo é avaliar se as qualidades citadas pelo candidato se adequam ao perfil da vaga.

4

Por que está interessado em trabalhar na (ou com a) nossa empresa?

Esta pergunta pretende avaliar qual o nível de conhecimento do candidato em relação à empresa e quais os motivos que o levaram a candidatar-se à vaga.

5

Como lida com o stress?

Uma das perguntas mais comuns em áreas profissionais que exigem uma capacidade extra de gestão do tempo e do stress, nomeadamente em multinacionais e de contacto direto com o público.

Perceber como lida com a pressão e prazos reduzidos é importante. Pode ser pedido ao candidato que explique situações passadas ou apresente soluções para situações possíveis.

6

Tem facilidade em trabalhar a partir de casa?

Esta questão está relacionada com a especificidade do trabalho ou com uma das necessidades impostas pela pandemia da COVID-19, o teletrabalho.

Saber se o candidato reune as condições para o efeito e se tem facilidade em gerir o próprio trabalho é fundamental.

7

Por que devemos contratá-lo?

Esta é uma das perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego. Estude os requisitos da vaga e o próprio currículo para estar preparado para responder. Destaque os seus pontos mais fortes, como domínio de ferramentas informáticas, por exemplo.

8

Onde se vê daqui a 5 anos?

Pergunta clássica que ocorre com frequência. Visa avaliar a capacidade do candidato de querer aperfeiçoar-se e melhorar ao longo do tempo.

9

Que salário considera justo?

Esta pergunta pretende avaliar o que o candidato está disposto a negociar na proposta de trabalho.

Perguntas que pode colocar ao recrutador

jovem em entrevista de emprego

O responsável pelo processo de recrutamento, que fará a entrevista, vai analisar o comportamento do candidato, incluindo o interesse demonstrado pela empresa.

Se pretende dar uma boa impressão, quando lhe perguntarem se quer perguntar alguma coisa, faça-o. Pergunte.

Ao contrário do que possa pensar, ao colocar questões pertinentes ao entrevistador vai estar a ganhar pontos a seu favor.

Entre as muitas perguntas que pode (e deve) fazer, reunimos algumas por 3 tipos de interesse: cargo, empresa e processo de seleção.

Perguntas sobre o cargo

  • Quais serão as minhas principais tarefas se for escolhido?
  • Quais são os principais desafios neste trabalho?
  • Vou ter formação?
  • Quais são as metas mais imediatas a cumprir?
  • Quais são os objetivos a longo prazo?
  • Como e quando se faz a avaliação de performance?
  • Quais são os critérios dessa avaliação?

Perguntas sobre a empresa

  • Quais são os objetivos atuais da empresa e o que tem sido feito para os alcançar?
  • Pode falar-me sobre a equipa com a qual poderei trabalhar?
  • Com quem irei trabalhar mais diretamente?
  • O que diferencia esta empresa das concorrentes?

Perguntas sobre o processo de seleção

  • Quais os passos seguintes no processo de recrutamento?
  • Quando acha que poderei ter uma resposta?
  • Tem alguma dúvida quanto à minha aptidão para este trabalho?
  • Há algo mais que gostaria que saber sobre mim?

6 perguntas a fazer na próxima entrevista de emprego

Entre as várias questões possíveis, destacamos seis e a respetiva importância.

1

Quais são os desafios que poderei ter de enfrentar neste cargo?

Esta pergunta demonstra que está interessado em ficar com o lugar, tentando ir ao encontro das expectativas. Também demonstra cuidado e planeamento.

2

Quais são objetivos a cumprir neste cargo a curto prazo?

Uma pergunta mais concreta que pode fazer é qual o trabalho a realizar inicialmente e prioritariamente. Esta questão revela que está interessado em cumprir prazos, em satisfazer a chefia e em organizar o seu trabalho.

3

O que mais valoriza num trabalhador?

Existem características que as empresas valorizam e procuram num candidato. Ainda que algumas sejam comuns e essenciais, ao conhecer outros aspetos apreciados pela entidade poderá ter isso em conta a fim de aumentar a satisfação do empregador.

4

Como caracteriza a empresa e o ambiente de trabalho?

É natural que tenha curiosidade sobre o ambiente de trabalho e sobre os colegas com quem pode vir a trabalhar.

Pelo que pesquisou antes da entrevista, já deve saber um pouco sobre a cultura e os valores da empresa, mas saber mais por quem nela trabalha tem um valor acrescido.

5

Tem algo a dizer sobre a minha candidatura?

Uma questão direta e interessada que pode fazer é como pode melhorar a sua candidatura. Pode já ter enunciado os seus defeitos em entrevista, mas a sua frontalidade e o seu desejo de superação serão apreciados pelo recrutador.

Apontar uma vulnerabilidade permite descobrir como a contornar. Se o seu defeito está num idioma mais “enferrujado”, por exemplo, pode comprometer-se a fazer uma formação para colmatar essa falha.

6

O que posso esperar a seguir a esta entrevista?

Demonstre interesse na fase seguinte do processo de recrutamento, nem que seja só saber a data para obtenção de uma resposta. Não se esqueça também de agradecer ao entrevistador.

Guarde este guia especial “Entrevista de emprego: perguntas às quais vai ter de responder e aquelas que deve fazer” e coloque-o em prática já na próxima entrevista.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].