ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Inês Silva
Inês Silva
10 Fev, 2022 - 11:00

Tendências do mercado de recrutamento em Portugal: saiba quais são

Inês Silva

Conheça as tendências do mercado de recrutamento em Portugal e saiba quais os perfis profissionais em alta para 2022.

jovem em processo de recrutamento em Portugal

A COVID-19 trouxe mudanças profundas também no que respeita ao recrutamento em Portugal, quer para candidatos, quer para os departamentos de recursos humanos das empresas. Fique a conhecer as tendências do mercado de recrutamento em Portugal.

A adaptação a um novo modelo de trabalho, quase a contra relógio, e processos de recrutamento que passaram a ser feitos a distância, mudaram o panorama do emprego a nível global. Ainda que se note já a recuperação económica, novos desafios, novas ferramentas digitais, métodos inovadores, processos mais céleres e uma nova exigência vieram para ficar.

O estudo anual da Michael Page sobre a evolução das principais tendências de recrutamento, em 2022, para quadros executivos, em empresas de grande dimensão, apresenta os 15 setores de atividade que estarão em alta, este ano.

Além dos perfis profissionais mais procurados, o estudo revelou ainda que flexibilidade, teletrabalho e benefícios ao nível da saúde, educação e reforma são fatores importantes para o candidato.

15 setores que são tendências do mercado de recrutamento

jovem em entrevista de trabalho
1

Banking & Financial

Neste setor, os perfis de auditoria, controlo e risco estão entre os mais procurados.

O estudo da Michael Page indica que o negócio de Non-Performing Loan (NPL) deverá fazer crescer o mercado financeiro e as fintech vão desempenhar um papel importante na atração de novos talentos.

As funções de risco, como compliance e auditoria, a área de corporate & investment banking e retail banking, estarão, assim, em destaque.

2

Construção

Prevendo um aumento dos concursos públicos em projetos de infraestruturas, funções ligadas à Construção Civil vão estar em alta.

A falta de profissionais, principalmente na área da engenharia civil, também faz parte das previsões.

Os perfis mais procurados são diretores de obra, encarregados gerais, preparadores de obra e orçamentistas.

3

Engineering & Manufacturing

No setor industrial, os perfis mais procurados são engenheiros de processo, engenheiros de melhoria contínua, supervisores de produção, técnicos de manutenção, gestores de projeto e engenheiros de produto.

4

Finance

Nos últimos anos, a procura de perfis financeiros tem vindo aumentar, nomeadamente em funções como controlling, contabilidade e direção financeira.

As tendências do mercado de recrutamento são essencialmente direcionadas para profissionais cada vez mais polivalentes, procurando-se perfis avançados que dominem ferramentas digitais, como Excel, ferramentas de Business Intelligence e ERPs.

5

Healthcare & Life Sciences

Esta tem sido uma área de grande destaque e vai continuar a ser nos próximos anos.

De acordo com a Michael Page, salário justo, reputação da empresa e trabalho flexível continuam a ser fatores decisivos para atração e retenção de talento.

6

Hospitality & Leisure

Foi um dos setores mais afetados pela pandemia, no entanto a hotelaria e turismo continuam a ser áreas de referência na economia nacional.

Prevê-se a estabilidade de salários e procura de funções de gestão e otimização do negócio, como perfis de direção geral, chef de cozinha e sales manager.

Na restauração continua a procura de perfis mais operacionais e nas agências de viagens destacam-se os perfis de product managers ou business developers com forte aposta na área digital.

7

Insurance

Esta área mantém uma forte aposta no setor bancário, nomeadamente através do canal bancassurance, notando-se um crescimento nas seguradoras associadas a bancos.

Há um crescimento nas funções de business development e account management, nas áreas de marketing, sobretudo no canal digital.

Nas áreas técnicas, mantêm-se as tendências do mercado de recrutamento nas áreas de risco, auditoria, atuarial e data analytics.

8

Information Technology

Naturalmente, a procura de profissionais estratégicos e especializados aumentou devido à constante transformação digital.

uma exigência maior na combinação de hard skills e soft skills, nomeadamente, em relação a estas últimas, competências de liderança, comunicação e orientação para a resolução de problemas.

As áreas em alta são cibersegurança, IoT, cloud, CRM, ERP, machine learning e big data.

9

Logística

Na indústria, retalho ou construção haverá tendência para a rocura de profissionais de logística e supply chain.

Os perfis mais procurados são de middle management, com destaque para as funções de customer service, supervisor de logística, responsável de operações ou comprador sénior.

10

Recursos Humanos

Nesta área, a procura é direcionada para perfis mais transversais e, por isso, são procurados perfis com conhecimentos especializados em finanças, análises de dados e tecnologias de informação.

11

Retail

As tendências do mercado de recrutamento assenta na procura de profissionais licenciados ou com especialização profissional estratégica para o core business do negócio.

12

Shared Services Centres

Esta área tem atraído vários investidores internacionais. É um setor que apresenta forte competitividade devido ao alcance de funções, número de novos investidores, salários e a forma de reter candidatos.

Aqui é importante o domínio de vários idiomas como alemão ou holandês, entre outros.

13

Sales & Marketing

O Marketing Digital continua a crescer como uma área autónoma. Ter uma especialização, sobretudo, para funções de management representa uma mais-valia.

Em relação à área comercial, são procurados perfis para a venda técnica e consultiva orientada para a satisfação e para a fidelização do cliente, independentemente do setor de atividade.

14

Secretarial & Business Support

As funções de suporte sofreram grandes alterações nos últimos dois anos, sobretudo por causa do teletrabalho.

A procura perfis e competências administrativas em crescendo deve-se à presença cada vez maior de empresas multinacionais no país.

15

Tax & Legal

Aqui, salienta-se uma maior movimentação nas áreas de corporate & M&A, fiscal, direito público, contencioso civil, direito imobiliário, laboral e comercial.

São procurados, essencialmente, perfis seniores para sociedades de advogados, mas também de perfis juniores, na área de concorrência e energia.

As tendências do mercado de recrutamento, nas empresas, vão mais para perfis generalistas e versáteis, com experiência nas áreas de corporate, civil, comercial e na área de proteção de dados.

As consultoras preferem áreas mais tradicionais como auditoria, consultoria e impostos.

Veja também