Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
31 Out, 2019 - 10:54

8 dicas e estratégias para ser o melhor candidato

Catarina Milheiro

Encontrou o emprego dos seus sonhos? Então, fique a par de algumas dicas para ser o melhor candidato na entrevista de emprego.

recrutadores a cumprimentar candidato

Qualquer um ambiciona ser o melhor candidato numa entrevista de emprego, não é assim? Além disto, a sua prestação numa entrevista será tanto melhor quanto mais preparado estiver. E isso implica que se prepare atempadamente para que consiga demonstrar o seu potencial para aquele cargo ou função.

Ser o melhor candidato significa ser aquele com o melhor desempenho numa entrevista de emprego, isto é, aquele que fez uma boa preparação de forma antecipada, que pensa no que vai dizer, de que forma se vai apresentar, como vai organizar o seu discurso, o que vai vestir e como irá responder às perguntas que poderão ser feitas pelo recrutador.

Mas afinal, como ser o melhor candidato? Confira algumas dicas e estratégias

Se o seu objetivo é chamar a atenção dos recrutadores, basta que mostre o que pode dar ou acrescentar à empresa e, assim, destacar-se dos restantes candidatos.

entrevista de emprego

1. Prepare a entrevista de forma antecipada

Ora, se o objetivo é conseguir a posição, então deve preparar-se de forma antecipada e adequada. Desta forma estará a prevenir-se contra algumas questões que possam vir a ser colocadas.

Se tiver oportunidade, alguns dias antes da sua entrevista deve parar para refletir sobre as situações mais importantes da sua vida profissional, ou seja, falamos de escolher 4 ou 5 situações e de avaliar atentamente o que desempenhou em cada uma delas, bem como o que aprendeu e quais foram os maiores desafios.

Assim que refletir sobre estas situações, tente encaixá-las em algumas das suas competências/soft skills, como por exemplo, capacidade de trabalhar em equipa, liderança, resiliência ou até mesmo comunicação.

É importante que todos os profissionais compreendam que esta preparação para a entrevista é a chave para o sucesso. Pense no que poderia acrescentar de novo à empresa e por que razão é uma mais valia para o negócio.

2. Se não tiver qualquer tipo de experiência, opte por referir outras situações oportunas

Se nunca trabalhou e vai ter a sua primeira entrevista de emprego, não se preocupe, existem algumas outras situações que poderão ser igualmente importantes para referir ao recrutador.

Por exemplo: pense nas principais situações da sua vida familiar e escolar e opte por referir alguma que seja oportuna, ou seja, que seja capaz de demonstrar algumas das suas competências.

Lembre-se de todos os trabalhos de grupo que realizou na faculdade, das formações que fez, do intercâmbio escolar ou até mesmo daquela festa que teve a capacidade de organizar para a associação de estudantes. O importante é explorar as experiências por que já passou.

3. Estabeleça uma relação entre as suas competências e o perfil do candidato procurado

Para conseguir ser o melhor candidato numa entrevista de emprego, é essencial que recolha o máximo de informação possível sobre a própria empresa e, claro, sobre a posição a que se está a candidatar.

Pense connosco: quanto mais souber, mais apto estará para relacionar as suas competências com os principais requisitos para a função em questão.

Precisa de uma estratégia? Coloque as questões mais importantes relacionadas com a função e não hesite em demonstrar interesse pelo papel que pode vir a desempenhar e pela atividade na própria empresa. Vá preparado com algumas ideias para apresentar ao recrutador e demonstre que consegue acrescentar valor ao negócio.

4. Prepare algumas histórias das suas maiores conquistas em trabalhos anteriores – apresente resultados

Esta é sempre uma ótima maneira para mostrar ao recrutador que é realmente o melhor candidato. Faça breves descrições dos projetos dos quais teve oportunidade de fazer parte e cujas funções possam ser relevantes para a vaga em questão.

Todos sabemos que os recrutadores estão fartos de ouvir descrições genéricas sobre as competências de cada candidato. Por isso, reflita sobre as suas conquistas profissionais e pense no seu discurso; vai ver que conseguirá ter uma entrevista de sucesso e destacar-se dos restantes candidatos.

5. Destaque os seus pontos fortes

Na maioria das entrevistas, os recrutadores optam por questionar cada candidato sobre os seus pontos fracos e fortes, por isso é muito importante que esteja devidamente preparado para responder de forma sucinta e rápida a esta questão.

Opte por referir primeiro as suas fraquezas, mas dê mais ênfase aos seus pontos fortes. Mantenha uma atitude confiante e realce as mais-valias que poderá acrescentar à empresa e que podem, paralelamente, ajudá-lo a desempenhar as suas funções com sucesso.

Mais importante ainda do que apresentar os seus pontos fortes, é demonstrar de que forma converteu as suas fraquezas em valências. Cite algumas experiências profissionais que o permitiram desafiar-se a si mesmo.

6. Demonstre um raciocino lógico quando responder a perguntas que lhe pareçam “absurdas”

Alguns recrutadores fazem perguntas um pouco estranhas, que funcionam como pequenos testes para o candidato, sendo essencial que esteja atento a este tipo de perguntas e preparado para responder de forma correta.

Se na sua entrevista se deparar com este tipo de perguntas, basta que demonstre ser capaz de estruturar um raciocínio para chegar a uma resposta lógica (que não precisa de estar necessariamente correta).

7. Seja sempre honesto nas suas respostas

Não utilize respostas feitas ou clichés. Precisa de uma ajuda? Ouça bem aquilo que o recrutador pergunta e responda com honestidade. E naqueles casos em que não corresponde aos requisitos em questão, não precisa de mentir, basta que mostre a sua capacidade e vontade de aprender e evoluir para colmatar essa falha.

8. Comunique de forma adequada e mantenha-se profissional

Se foi escolhido para uma entrevista de emprego, deve estar atento à forma como irá falar com o recrutador, ou seja tenha em conta o tom de voz e a linguagem corporal que adota.

Tudo isto são pequenos pormenores que fazem toda a diferença numa entrevista de emprego e se pretende ser o melhor dos candidatos é necessário que preste atenção a cada um deles.

Veja também