Inês Silva
Inês Silva
21 Dez, 2021 - 08:27

Como impressionar no CV rapidamente e sem falhas

Inês Silva

Quer saber como impressionar no CV rapidamente? Continue a ler e siga as nossas dicas para otimizar o seu currículo.

como impressionar no CV rapidamente

Perante vários currículos, já sabemos que os recrutadores vão gastar apenas alguns segundos para cada um deles. Assim sendo, é preciso que saiba o que pode fazer para se destacar e como impressionar no CV rapidamente.

Na resposta a uma oferta ou proposta de emprego, o currículo é a ferramenta mais conhecida e, à primeira vista, parece ser tarefa fácil construir e atualizar um CV. No entanto, existem alguns segredos que o podem ajudar a otimizar este documento.

É necessário que tenha em mente que não é o único que se está a candidatar, ou seja, o currículo é sua primeira oportunidade de causar uma boa impressão e destacar-se dos outros candidatos. Selecione a informação importante para o cargo a que se está a candidatar e use uma linguagem clara e e simples.

Conseguir elaborar um CV eficaz pode significar a diferença entre conseguir ir uma entrevista de emprego ou não, ser contratado ou não. Continue a ler e saiba como transformar o seu currículo num currículo vencedor.

Como impressionar no CV rapidamente: o que é e qual a importância do currículo

impressionar no CV

O currículo é um documento que resume a formação, experiência profissional, qualificações e competências de um candidato. É esta síntese que permite ao recrutador ter acesso ao perfil e informação do candidato para verificar se este se adequa ao posto de trabalho a ser preenchido.

É, sem dúvida, uma ferramenta importante na procura de emprego. No entanto, não será só o currículo a garantir uma contratação, mas será o elemento principal para abrir portas. É a primeira oportunidade de contacto com o recrutador que, posteriormente, chamará o candidato para uma entrevista de emprego para o conhecer melhor.

A finalidade deste documento é convencer o recrutador a querer conhecer melhor a pessoa por trás do CV. Mas, convém ainda lembrar, não vale a pena investir num currículo que contenha informação falsa, pois na entrevista de emprego terá de mostrar que se adequa às funções a que se candidata.

Como impressionar no CV rapidamente em 4 passos simples

1

Estruture o seu currículo

Como já dissemos acima, no meio de um monte de currículos, os recrutadores apenas vão ter alguns segundos para olhar para cada um deles e fazer uma seleção. É, por isso, necessário que nesse espaço de tempo a informação importante para o cargo a que se está acandidatar se destaque.

Durante a preparação do documento, deve pensar de forma minimalista para que o recrutador encontre facilmente as informações que precisa. Uma apresentação bem estruturada facilita a leitura e vai, com certeza, impressionar quem o lê.

Coloque a sua identificação e dados de contacto no topo do currículo e, em seguida, coloque a sua formação e estudos, se estes forem decisivos para o cargo que se está a candidatar.

Caso a sua experiência profissional seja o fator mais importante, coloque estas informações antes da formação académica. Em ordem cronológica inversa, liste os cargos, empresas e cite suas principais responsabilidades, competências e realizações em cada função.

2

Formate corretamente o currículo

Escolha um modelo simples, com informações em formato de tópicos, grandes espaçamentos e letras padrão. O recrutador deve olhar para o currículo e conseguir de forma imediata localizar o que pretende e compreender o encadeamento lógico da informação que está presente.

Use o mesmo tipo de letra em todo o CV para não criar confusão visual e escolha tipos de letra de leitura fácil e pouco adornados, assim como uma cor sóbria e neutra, como o preto, cinza ou azul-escuro. Escolha um tamanho de letra médio e que se adapte bem a uma leitura fácil.

Tenha cuidado com os erros ortográficos e gralhas, releia e peça também a um amigo para ler o que escreveu.

3

Seja conciso

Quer saber como impressionar no CV rapidamente? Saiba já que não vale a pena escrever escrever um currículo extenso, só vai perder tempo porque ninguém vai ler quatro páginas.

Um ou duas páginas são suficientes, escolha uma linguagem clara e concisa e não precisa de colocar tudo o que fez na vida e o que gosta de fazer nos tempos livres.

Escolha informação que faça sentido para a oferta de trabalho a que se está a candidatar, adapte o seu currículo à proposta de emprego e reduza, assim, o número de páginas.

4

Destaque a informação importante

Como já percebeu, um potencial empregador tem apenas interesse em saber algumas informações sobre os candidatos. Isto é, quer saber o nome, quais ou qual a experiência profissional relevante, a formação e as principais competências.

Destaque nos tópicos do seu CV estas áreas para facilitar a leitura. Dizemos mais uma vez: adapte a informação que coloca ao cargo que se está a candidatar.

Atenção, se por acaso tem pouca experiência profissional, faça outras referências, como, por exemplo, trabalho voluntário.

Agora que já sabe como impressionar no CV rapidamente, mãos à obra e crie, atualize ou reinvente o seu currículo de forma eficaz.

Veja também