ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
02 Nov, 2020 - 17:24

7 dicas para uma entrevista de emprego de sucesso

Catarina Milheiro

Uma entrevista de emprego é a grande oportunidade de mostrar o seu melhor e convencer o entrevistador de que é a pessoa certa para o lugar.

recrutador a fazer entrevista de emprego virtual

O que fazer antes, durante e após uma entrevista de emprego? Lembre-se que apenas confiar na sorte e na experiência profissional que consta no currículo não é suficiente.

Depois do envio de muitas vezes, dezenas de currículos, a marcação de uma entrevista de emprego é sempre um momento aguardado com ansiedade e expectativa. Afinal, pode estar ali a oportunidade tão aguardada.

Contudo, é preciso saber bem o que fazer antes, durante e após uma entrevista de emprego. Desta forma, conseguirá errar o mínimo possível e causar boa impressão.

Conhecer ao pormenor o seu percurso académico e profissional, saber destacar o melhor de si e conhecer a empresa à qual se candidata são alguns dos pontos a considerar. Para além disto, estar a par das novas formas de entrevistas que a pandemia exige, é de extrema importância.

Saiba o que fazer, empenhe-se ao pormenor em cada passo de modo a estar preparado para qualquer questão ou desafio. Junte confiança e humildade q.b., determinação e pensamento positivo.

ENTREVISTA DE EMPREGO: 7 DICAS PARA TER SUCESSO

candidata a ser entrevistada por duas pessoas num ambiente informal
1

Estude o seu currículo

Prepare-se para entrevista com toda a informação relevante relativa ao seu percurso profissional. Tenha em mente uma linha do tempo e destaque os projetos mais relevantes, as suas principais conquistas, competências e qualidades.

3

Pesquise sobre a empresa

Um dos primeiros passos antes de uma entrevista de emprego é rever o anúncio. Desta forma saberá exatamente para que vaga se candidatou, as respetivas funções e os requisitos que a empresa considera relevantes.

Para além de rever o anúncio, é também extremamente importante conhecer a empresa e a sua história. Atualmente, o acesso facilitado à internet através de um computador ou de um simples smartphone, permite-nos fazer uma breve pesquisa do site corporativo e redes sociais da empresa.

Esta pesquisa é importante porque a dada altura na entrevista, irão perguntar por que razão é a pessoa certa para a função e é com base na sua pesquisa que conseguirá responder de forma estruturada e assertiva.

3

Previna imprevistos

Se a sua entrevista for presencial, convém pesquisar a morada e ver qual a forma mais fácil de lá chegar e os contratempos que poderão surgir, na véspera. O ideal é chegar cerca de 10 minutos antes da hora agendada e, no caso de se atrasar, justifique, mas sem passar a entrevista a desculpar-se.

Se a entrevista for online, deverá perceber como funciona a plataforma que irá ser utilizada, na véspera. Isto porque muitas vezes, não sabemos muito bem quais as funcionalidades de todas as plataformas. O ideal é preparar-se para qualquer contratempo.

Além disto, convém também preparar algumas perguntas. E no caso de se sentir muito nervoso, poderá comentar com o entrevistador; este tipo de introdução pode servir para quebrar o gelo e permitir uma conversa mais informal.

4

Prepara o discurso

Lembre-se que durante a entrevista de emprego, não se pretende que debite o seu CV. Afinal, o recrutador já conhece o seu percurso.

De forma estruturada, deve descrever os momentos mais relevantes da sua vida profissional. Desde a formação académica à experiência profissional, destaque os momentos mais gratificantes, o que aprendeu em cada experiência, os maiores desafios e o que o levou a progredir para cada uma das suas experiências profissionais.

Existem várias questões que podem e devem ser pensadas antes de cada entrevista. Experimente começar por responder às seguintes perguntas:

  • Por que motivo acha que será a pessoa certa para trabalhar nesta empresa?
  • Porque se candidatou a esta vaga?
  • Encontra-se, atualmente, noutros processo de recrutamento?
  • O que o leva a querer trabalhar nesta empresa?
  • Quais os seus planos a curto e médio prazo?
5

Reflita sobre as suas competências: prepare-se para questões específicas

Como sabemos, as competências têm cada vez mais um papel fundamental no mercado de trabalho. Mas por que motivo são elas tão importantes hoje em dia? Já parou para refletir sobre as competências que tem vindo a adquirir?

Se a entrevista de emprego for baseada nas competências, o recrutador poderá, muito provavelmente, pedir para descrever como lidou com determinadas situações no passado. Esta é uma forma eficaz de o entrevistador ficar com uma imagem da forma como trabalha o candidato e se possui competências e a experiência que a empresa procura.

Assim, é normal que ao longo da entrevista possam surgir questões como as seguintes:

  • Quais são para si, as 3 características mais importantes na comunicação?
  • Quando foi a última vez que trabalhou arduamente e que teve a maior sensação de realização?
  • Fale-me de uma ocasião em que tenha liderado uma equipa para alcançar um objetivo.
6

Cuide da sua imagem

Numa entrevista de emprego, seja ela presencial ou online, é importante que cuide da sua imagem.

A primeira impressão recai, inevitavelmente, no aspeto. Independentemente da área de trabalho, é importante que se apresente bem, com uma imagem cuidada, mas sem exageros.

7

Chegue antes da hora

A pontualidade é um requisito muito apreciado pelos empregadores e exigido em contexto de trabalho. Se a sua entrevista for presencial, chegue 10 ou 15 minutos antes da hora marcada. Será um ponto a seu favor.

No caso de a entrevista ser online, prepare tudo com antecedência e não se esqueça de verificar que os equipamentos (computador, microfone, câmara e internet) estão a funcionar

ENTREVISTAS TELEFÓNICAS: QUAL DEVE SER O COMPORTAMENTO ADOTADO

A pandemia veio incrementar ainda mais as entrevistas de emprego por telefone. A verdade é que, muitas vezes, antes de haver uma entrevista presencial ou online, há uma breve entrevista telefónica.

Em geral, este tipo de entrevista pode ser bastante intimidante. Afinal, é difícil demonstrar entusiamo pela função a que se candidatou e transmitir a sua verdadeira personalidade através do telefone.

Temos algumas dicas para si. Tome nota.

  • Opte por atender a chamada num local calmo para que não seja distraído com barulho de fundo;
  • Seja conciso e fale com clareza;
  • Demonstre confiança, mesmo sabendo que não é possível ver a sua expressão nesta circunstância. Tente descontrair o máximo possível e estar calmo ao longo da chamada;
  • Fale das experiências anteriores com entusiamo;
  • Mantenha uma linguagem e um tom de voz amigável e acessível;
  • Demonstre algum humor.
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].