Elsa Santos
Elsa Santos
15 Out, 2018 - 15:05
entrevista de emprego depois dos 50

Saiba o que fazer antes de uma entrevista de emprego: 7 dicas

Elsa Santos

Uma entrevista de emprego é a grande oportunidade de mostrar o seu melhor e convencer o entrevistador de que é a pessoa certa para o lugar.

O artigo continua após o anúncio

O que fazer antes de uma entrevista de emprego?  Apenas confiar na sorte e na experiência profissional que consta do currículo não é suficiente.

A marcação de uma entrevista após o envio, muitas vezes, de dezenas de currículos, é sempre um momento aguardado com ansiedade e expectativa. Pode estar ali a oportunidade tão aguardada. Mas, é preciso saber bem o que fazer antes de uma entrevista de emprego. Para errar o mínimo possível e causar boa impressão há que trabalhar.

Conhecer ao pormenor o seu percurso académico e profissional, saber destacar o melhor de si e conhecer a empresa à qual se candidata são alguns dos pontos a considerar. Saiba o que fazer antes de uma entrevista de emprego, empenhe-se ao pormenor em cada passo de modo a estar preparado para qualquer questão ou desafio. Junte confiança e humildade q.b., determinação e pensamento positivo.

Para saber o que fazer antes de uma entrevista de emprego, apresentamos-lhe uma lista de 7 passos importantes a dar antes e no próprio dia do cara-a-cara com o entrevistador. Lembre-se que o sucesso depende, essencialmente, de si. Por isso, dê o seu melhor.

O que fazer antes de uma entrevista de emprego: 7 passos

candidata a ser entrevistada por duas pessoas num ambiente informal

1. Estude o seu currículo

Prepare-se para entrevista com toda a informação relevante relativa ao seu percurso profissional, tenha em mente uma linha do tempo e destaque os projetos mais relevantes, as suas principais conquistas, competências e qualidades.

2. Pesquise sobre a empresa

É fundamental que conheça a empresa à qual se candidata, como o setor ou setores de atividade, os valores que defende, a relevância da mesma no mercado. Toda a informação é importante. Isso vai ajudá-lo a ir ao encontro dos objetivos e facilitar a comunicação.

3. Prepare as respostas

Há algumas perguntas comuns em quase todas as entrevistas. Por exemplo: “Por que devemos contratá-lo?”; “Como se imagina daqui a 5 anos?”; “Qual é o seu maior defeito?”. Para essas pode preparar as devidas respostas para que, na hora certa, saiba exatamente o que dizer.

4. Prepare as suas perguntas

Haverá, com certeza, questões que poderá colocar, de forma a esclarecer quaisquer dúvidas. Caso veja essa necessidade, guarde-as para o fim e seja breve.

O artigo continua após o anúncio

5. Imprima o curriculum

Fazer-se acompanhar de um exemplar do seu CV em papel poderá ser útil. Por isso, tenha esse cuidado. Pode também levar cartas de recomendação e certificados que possam acrescentar valor à entrevista.

6. Cuide da sua imagem

A primeira impressão recai, inevitavelmente, no aspeto. Independentemente da área de trabalho, é importante que se apresente bem, com uma imagem cuidada, mas sem exageros.

7. Chegue antes da hora

A pontualidade é um requisito muito apreciado pelos empregadores e exigido em contexto de trabalho. Chegue 10 ou 15 minutos antes da hora marcada. Será um ponto a seu favor.

Estes são 7 passos fundamentais para causar impacto e garantir a melhor prestação numa entrevista de emprego. Se não for o suficiente para >ser o escolhido para o lugar ao qual se candidatou, é porque há um ainda melhor à sua espera. Acredite e continue.

Veja também