Os essenciais para equipar a cozinha

Ao equipar a cozinha vai gastar boa parte do seu orçamento. Não precisa comprar tudo de uma vez, mas tem que planear tudo o que vai comprar.

Os essenciais para equipar a cozinha
O que não pode faltar na cozinha.

Agora que tem casa nova, equipar a cozinha deve ser o primeiro passo. A cozinha é a divisão onde vai gastar mais dinheiro, entre eletrodomésticos, panelas e utensílios, por isso as compras devem ser bem planeadas. Caso contrário, das duas uma: gasta mais dinheiro do que pode ou gasta mais do que precisa.

Ao equipar a sua cozinha, o mais importante é pensar no tipo de cozinheiro que é e na utilização lhe vai dar. A cozinha de alguém que gosta de cozinhar, terá que ser melhor equipada, com bons gadgets que simplifiquem as tarefas diárias, já uma pessoa que faz a maioria das refeições fora, precisa apenas do básico.


OS UTENSÍLIOS QUE NÃO PODEM FALTAR NA COZINHA

1. Grandes eletrodomésticos

Se a cozinha ainda não está equipada com fogão, forno, frigorífico e máquina de lavar, tem que começar por aqui. Recomendamos que faça um investimento maior agora para poupar no futuro, assim, privilegie os eletrodomésticos com classe energética superior.

O frigorífico é o eletrodoméstico mais caro, vale a pena investir num com boa capacidade – é uma compra que não quer repetir. Se cozinhar é a sua paixão, considere uma placa mista que inclua indução (é mais rápida e económica) e gás.  Aposte num bom exaustor, uma máquina de lavar loiça e microondas básicos e um forno com função de limpeza pirolítica, ou seja, com limpeza automática.

 

2. Pequenos eletrodomésticos

Se ao equipar a cozinha não planear as compras, o mais certo é que vá comprando as coisas à medida das necessidades e acaba com dezenas de utensílios que nunca utiliza, ocupando espaço e gastando mais do que precisa. Há cinco essenciais que não podem faltar.

Robot de cozinha: escolha um bom robot de cozinha, que acelere as tarefas diárias como preparar molhos rápidos, fatiar legumes em segundos, triturar sopas, preparar sumos e gelados ou fazer massas sem esforço. 

Batedeira: ainda que também o possa fazer no robot de cozinha, não é a mesma coisa. Se na sua cozinha não faltam bolos e sobremesas, uma boa batedeira, como uma Kitchenaid, faz toda a diferença na qualidade do que serve.

Aspirador: um mini-aspirador ou um aspirador vertical não podem faltar na sua cozinha. Deixou cair farinha? Está tudo cheio de migalhas? A cozinha precisa de uma limpeza rápida? Fico tudo limpo num instante!

Cafeteira elétrica: é das melhoras compras que pode fazer ao equipar a casa. Aquece água em segundos que pode juntar ao tacho para acelerar processos ou não parar a cozedura, por exemplo. 

Balança digital: para pasteleiros amadores ou cozinheiros que não vivem sem medidas certas, uma balança digital torna tudo mais rápido e simples.

 

3. Utensílios

Quando sair para as compras para equipar a cozinha vai ser bombardeado com utensílios para tudo e mais alguma coisa. Seja forte porque não precisa da maioria que só lhe vão roubar tempo e dinheiro. Prefira investir no robot de cozinha que faz o trabalho por si. Porém, há alguns utensílios que não podem faltar.

Cortar: aqui não poupe, vai precisar de uma boa faca de cozinheiro, de legumes, de pão, outra para descascar e um cutelo. Acrescente boas tábuas de madeira (não estragam as facas), um bom descascador de legumes e um ótimo ralador faz toda a diferença!

Mexer: compre sem medo porque taças de metal ou de melamina, espátulas de silicone, colheres de pau e batedores de arame nunca são demais. Varie nos tamanhos.

Cozinhar: um trem de cozinha de qualidade é uma boa compra porque já incluiu tachos e panelas de vários tamanhos e sertãs antiaderentes. Não esqueça de incluir travessas para ir ao forno, de vários tamanhos. As de pyrex não são as mais bonitas mas são as mais resistentes.

Servir: prefira um serviço de pratos branco de qualidade que pode misturar com outros para fazer uma decoração diferente. No mínimo, recomendamos que compre doze para poder receber sempre que quiser. 

Outros: não esqueça formas para bolos, amovíveis e normais, duas peneiras de tamanhos diferentes, um passador para escorrer legumes ou massa e um caixote do lixo com separação integrada.

Com estes essenciais, ninguém o para na cozinha!

 

Veja também: