10 Erros a passar a roupa a ferro

Temos a certeza que já cometeu alguns destes erros a passar a ferro, logo, perde mais tempo e acaba por as peças estragadas. Saiba quais são e não repita.

10 Erros a passar a roupa a ferro
O que não deve mesmo fazer.

Antes de lhe falar dos erros a passar a roupa a ferro, temos algumas dicas que vão facilitar muito a tarefa. Quando chega a hora de passar a ferro e vê o monte de roupa enrugada à sua frente perde logo a vontade, verdade? Já sabe que lhe esperam horas para se livrar daqueles vincos. Se fizer o que sugerimos de seguida, custa menos.

O truque para passar a ferro depressa e bem acontece antes, na lavagem. Por isso, não encha muito a máquina (deixe um palmo de folga), estenda a roupa assim que acabe de lavar, sacuda e coloque-a bem esticada na corda. Quando seca, se possível, passe logo, se não, coloque as camisas em cabides ou nas costas de uma cadeira e a restante roupa, bem esticada à espera do ferro. 

 

10 Erros que não pode cometer a passar a roupa a ferro

 

1. Tratar tudo por igual

Peças de algodão, de seda, de poliester ou de cetim, não podem ser passadas toda à mesma temperatura sob pena de danificar irremediavelmente as peças ou de não eliminar todos os vincos. Antes de começar a passar, separe as peças por tipo e assim já não precisa ajustar a temperatura peça a peça. 

 

2. Ferro sujo

Hoje em dia os ferros são muito mais fáceis de limpar do que antigamente e, inclusive, já não sujam com tanta facilidade. No entanto, é sempre importante confirmar se o ferro está limpo antes de começar a passar e se a tampa do reservatório está bem fechada. Talvez tenha resíduos de calcário no interior ou de estampagens na base que importa limpar.

 

3. Passar toalhas de banho

É verdade, há quem passe toalhas de banho e até roupa interior! É um dos erros a passar a roupa que, além de nos parecer uma perda de tempo, no caso das primeiras, está a fazer mais mal do que bem. O calor do ferro resseca as fibras das toalhas e deixa-as ásperas. Um truque para ter as toalhas fofas e macias é colocá-las alguns minutos na máquina na secar.

 

4. Passar fechos e botões

Os botões das camisas estão sempre a partir e não percebe porquê? Talvez seja boa ideia deixar de os passar com o ferro. A zona dos botões deve ser passada do avesso para não riscar o ferro nem estragar os botões ao ponto de os partir. Já lhe aconteceu, verdade?

 

5. Passar roupa usada

Não, não, não e não! Por incrível que pareça é um dos erros mais comuns a passar a roupa. Não, a camisa não está nada limpa e não vai dar só um jeitinho. Nem pensar! O que está a fazer é a entranhar ainda mais a sujidade e o mau cheiro. Depois, quando for lavar a roupa, nem saem as manchas, nem o cheiro desagradável. 

 

6. Não passar do avesso

Roupas pretas e de cetim têm que ser sempre passadas do avesso. Determinados materiais, se não os passar do avesso, vão ficar com a marca de lustro e é uma peça que vai para o lixo porque nunca mais se vai livrar desse brilho. Em algumas camisolas, que precisam de uma temperatura alta mas que podem ficar marcadas pelo calor ou que tenham estampagens, deve colocar um pano e passar o ferro por cima deste.

 

7. Não seguir uma ordem

Especialmente, quando se trata de camisas, há uma ordem a seguir para não acabar com a peça mais enrugada do que quando começou. Primeiro, comece pelo colarinho, de seguida os ombros, os punhos e as mangas, depois comece numa lateral e, sem levantar a camisa da tábua passe até ao outro lado. Antes de colocar o ferro, é importante certificar-se que a peça está bem lisa, para garantir que não fica com vincos.

 

8. Passar os lençóis abertos

Confessamos que nos parece um desperdício de tempo passar lençóis a ferro! Se cumprir as nossas primeiras dicas, vai ver que não precisa mas, se faz mesmo questão, não passe os lençóis abertos, caso contrário, vai acabar a limpar o chão com o lençol lavado. Dobre em quatro e vá passando uma parte de cada vez. 

 

9. Passar a roupa numa base macia

A sua roupa só vai ficar bem passada se usar o ferro, na temperatura adequada, sobre uma superfície dura e lisa. Por isso, se passar a ferro em cima da cama, do sofá ou de outra superfície que não a tábua de passar a ferro não vai conseguir bons resultados.

 

10. Passar primeiro à frente

Outro erro a passar a roupa que não pode cometer é passar primeiro a frente e só depois atrás. Por exemplo, no caso de t-shirts, polos ou camisolas, deve sempre começar por trás. Deve também enfiar a camisola na tábua para passar, caso contrário, vai deixar a marca da gola nas peças. 

Veja também: