Publicidade:

10 erros de vestuário em entrevista que não deve cometer

Existem alguns erros de vestuário em entrevista de emprego que lhe podem estar a custar o lugar. Descubra quais!

10 erros de vestuário em entrevista que não deve cometer
Vista-se para impressionar

Assim que entra numa sala para ser entrevistado, terá exatamente 30 segundos para causar uma boa primeira impressão ao recrutador. Logo, a melhor forma de evitar os erros de vestuário em entrevista é analisar e procurar informações sobre a empresa para preparar-se com antecedência.

Ao fazer essa pesquisa sobre a empresa e tendo em conta a área de atuação da mesma, vai perceber qual é o dress code e se o estilo profissional é mais informal ou mais formal. Deverá vestir-se para o cargo a que está a candidatar-se e, não se esqueça, mesmo em ambientes menos formais é preciso refletir sobre o tema para evitar os erros de vestuário em entrevista.

10 erros de vestuário em entrevista a evitar


entrevista de empregoFonte: Unsplash/ruthson_zimmerman

1. Transparências, brilhos ou cores demasiado vivas

Não vai apresentar um espetáculo de variedades, certo? Vai a uma entrevista de emprego e, por isso, o look deve ser sóbrio e profissional. Aposte em tons pastel e cores como azul, castanho ou cinzento e deixe as cores vivas para pequenos apontamentos.

2. Padrões de grande dimensão ou muito exuberantes

Escolha com cuidado os padrões para que a sua presença não seja abafada por eles.

3. T-shirts, blusas ou gravatas com frases ou bonecos

É fã das princesas Disney ou gosta dos Ramones? Não há problema nenhum, mas não é preciso vestir a sua paixão numa entrevista de emprego. Mais uma vez, a sobriedade é o seu cartão de visita profissional.

entrevista de empregoFonte: Pexels/rawpixel

4. Decotes acentuados

Não precisa de ir de gola alta, nem precisa de apertar a camisa no último botão. É só uma questão de bom senso.

5. Calções e saias ou vestidos muito curtos

Calções? Nem pensar. Saias e vestidos, ligeiramente acima do joelho.

6. Peças demasiado largas ou demasiado justas

Este é mais um dos erros de vestuário em entrevista que deve evitar. Ao usar roupas demasiado largas vai transmitir uma imagem de desmazelo. Roupas muito justas vão revelar demasiado.

7. Leggings ou peças desportivas

Está a candidatar-se para correr a maratona ou para trabalhar num ginásio? Se a resposta é não, deixe ficar estas peças no armário.

8. Sandálias muito abertas e sapatos com saltos muito altos

As senhoras podem usar sandálias, mas devem evitar as que deixam demasiado pé à mostra. Os senhores, só se estiveram a candidatar-se para guias dos Caminhos de Santiago ou a instrutores de Surf.

Em relação a saltos demasiado altos, usá-los pode dar a impressão que trabalhar não é o seu forte, visto que estar 8 horas em cima de saltos de muitos centímetros não “soa” a confortável.

9. Acessórios exuberantes

Não se esconda atrás de acessórios, é a sua pessoa que tem que brilhar. Não deixe que estes roubem a atenção de si.

10. Roupa em mau estado, amarrotada ou suja

Além de confortável, a roupa, por razões óbvias, deve estar em bom estado e limpa. Está a candidatar-se a um emprego e quer causar a melhor das impressões.

Veja também: