Como escolher a melhor iluminação para cada divisão da casa

A iluminação certa faz toda a diferença. Saiba o que deve ter em conta para escolher a melhor iluminação para cada divisão.

Como escolher a melhor iluminação para cada divisão da casa
Escolher a iluminação adequada pode ajudá-lo a poupar na fatura da luz

A iluminação de uma divisão pode parecer um detalhe subtil, mas tem, na realidade, um forte impacto na qualidade do seu sono e pode até ajudá-lo a poupar na fatura da eletricidade, por exemplo.

Razões mais do que suficientes para que se dedique tempo e atenção para escolher a melhor iluminação para cada divisão da casa. Para o ajudar decidimos criar um guia básico das questões a ter em conta.

Os tipos de iluminação

Antes de saber como escolher a melhor iluminação, há que saber identificar a função da iluminação pretendida. Geralmente a iluminação assume três funções essenciais:

  • Iluminação geral ou de ambiente

Que basicamente é a luz distribuída de forma regular pela divisão (seja a luz natural – de janelas ou portas, ou a luz fornecida pela iluminação artificial – candeeiros, lâmpadas, etc.).

  • Iluminação de tarefa

Tal como o próprio nome indica, é a iluminação usada em áreas onde se realizam determinadas tarefas (como leitura, escrita, cozinha). É importante que não produza sombras ou atrapalhe a tarefa a desempenhar. Esta iluminação deve ser mais brilhante do que a iluminação geral ou de ambiente.

  • Iluminação de destaque ou pontual

Este tipo de iluminação serve para destacar determinados elementos da divisão (como um móvel, uma peça de arte ou uma estante, por exemplo). Esta iluminação de destaque cria um contraste de luz e sombra em torno do objeto que se pretende destacar.

Como escolher a melhor iluminação para cada divisão da casa?

Conhecendo as funções possíveis para a iluminação, depois é essencial ter em conta é a função da divisão em questão. Eis alguns pontos a ter em conta.

Sala

sala

Na sala, a luz ambiente é fundamental, mas não basta. Aqui pode fazer toda a diferença combinar vários tipos de iluminação. Ter luzes de destaque em determinados pontos da divisão pode ajudar a criar mais luz e tornar a iluminação mais eficiente.

Uma dica: combine várias luzes, candeeiros e luminárias, com diferentes alturas e, em algumas zonas, podem mesmo ser amovíveis (para serem levantadas ou rebaixadas) de forma a permitirem uma iluminação flexível de acordo com as necessidades de utilização. Desta forma, vai criar diferentes zonas de iluminação e evita que seja necessário ter todas as luzes ligadas em simultâneo.

Cozinha

Na cozinha deve colocar iluminação geral para criar uma luz natural no espaço, bem como iluminação de tarefas em vários locais, como por exemplo, por cima do lava-loiça, do fogão, do balcão, etc.

Uma sugestão: deve garantir que a iluminação ambiente chega ao interior do mobiliário para ajudar na limpeza dos espaços de armazenamento. Para poupar deve optar por um sistema de iluminação em que as luzes sejam desligadas separadamente.

Quarto

bedroom

Além da luz de ambiente ou geral, é importante que tenha luzes de tarefas. Estas podem estar nas mesinhas de cabeceira ou em outros pontos da divisão. Tanto as luzes do teto (iluminação geral) como as de tarefa (mesinhas de cabeceira) devem ser possíveis de ligar e desligar a partir da porta e da cama.

Casa de banho

Escolher a melhor iluminação para a casa de banho pode ser mais difícil do que parece. Isto porque é necessária uma luz de tarefa sobre o espelho, mas depois a iluminação geral pode criar sombras. Idealmente, deve escolher uma luz geral para o teto que espalhe a luz e no espelho, para evitar as tais sombras, deve colocar várias luzes, inclusivamente nas laterais.

Zonas de passagem

Como corredores, halls de entrada ou escadas. Devem ter um ou mais pontos de luz no tecto para auxiliar na circulação. Em alternativa pode instalar um sistema com detetor de movimentos que permita que as luzes se liguem e desliguem automaticamente.

Sala de jantar

A luz geral deve incluir vários pontos de luz sobre a zona de refeições, para criar uma boa iluminação. Pode optar por instalar luminárias suspensas e reguláveis.

Escritório

office

Se tem um espaço de trabalho em casa, vai querer garantir uma boa iluminação nesta divisão. Aqui deve optar por uma iluminação geral uniforme, mas sem ser demasiado forte. Lembre-se que uma diferença muito forte entre a iluminação do computador e a luz ambiente, pode ser cansativo para os olhos.

Os truques de iluminação

No que diz respeito à iluminação de uma divisão, saber como escolher a luz certa pode fazer toda a diferença. Além de identificar as necessidades de cada divisão e saber quais os tipos de iluminação a incluir nesse espaço, pode estar atento aos truques para criar ainda mais luz. Por exemplo, numa sala com um tecto alto, pode colocar um candeeiro suspenso, que além de criar uma atmosfera no espaço ainda adiciona luz.

Veja também: