7 dicas para criar um espaço de trabalho produtivo

Está com dificuldades de concentração no trabalho e isso está a arruinar a sua produtividade? Siga as nossa dicas e consiga um espaço de trabalho produtivo.

7 dicas para criar um espaço de trabalho produtivo
Pequenas mudanças para maximizar a produtividade

São vários os fatores que influenciam a produtividade e se por vezes uma secretária desarrumada pode ser sinal de criatividade, também é verdade que pode ser um empecilho para a gestão de tempo e produtividade. É, por isso, fundamental tirar algum tempo para organizar e criar um espaço de trabalho produtivo.

Espaço de trabalho produtivo: 7 truques para aplicar já


1. Acabe com a desordem

Retire do seu espaço tudo que não esteja relacionado com o seu trabalho ou projeto atual. A desordem e o stress andam de mão dadas e é assim que dá cabo da sua produtividade.

É importante ter espaço para trabalhar, por isso, deite fora aquilo que puder e arquive os documentos que devem ser mantidos, se possível digitalmente. Organize o seu espaço de trabalho, mantendo apenas o que precisa.

2. Faça uma lista diária de tarefas

Escreva a lista com otimismo e apenas com tarefas possíveis de realizar nesse dia. Uma forma de “programar” o seu cérebro para a vitória é colocar um ou duas tarefas já feitas nesse dia antes de escrever efetivamente a lista. Mantenha a lista na sua secretária.

escritorio

3. Mantenha o telefone ao alcance do braço

Se a sua profissão implica usar o telefone, é importante este objeto ser de rápido acesso. Mantenha-o à distância de um braço e se por acaso for canhoto, coloque o telefone do seu lado esquerdo.

4. Coloque as pastas de arquivo na vertical

Passam-lhe muitos papéis pela mão? As pastas de arquivo ocupam muito espaço quando colocadas na horizontal. Arranje uma caixa, tabuleiro ou prateleira de forma a conseguir empilhar as pastas e manter o seu espaço de trabalho produtivo.

5. Ajuste o ecrã do computador

Um ecrã mal posicionado resulta em dores no pescoço, contraturas várias e visão cansada e tudo isto resulta em perda de concentração, influenciando negativamente a sua produtividade.

secretaria

6. Leve uma fotografia de família

Um ambiente positivo e encorajador é crucial para um espaço de trabalho produtivo. Quando sentir os níveis de stress a aumentar, olhe para a fotografia e mantenha-se otimista, inspire-se em quem lhe traz alegria e o empurra para o sucesso.

7. Ilumine o seu espaço

Não é segredo nenhum que a luz afeta o nosso estado emocional, a saúde mental e o bem-estar geral. No entanto, estes benefícios são muitas vezes esquecidos ou ignorados. Tenha isso em mente ao configurar o seu espaço de trabalho produtivo.

Veja também: