PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Esperança de vida: portugueses vivem cada vez mais

De acordo com as estatísticas mais recentes, a esperança de vida continua a aumentar. Portugal segue a tendência.

Esperança de vida: portugueses vivem cada vez mais
Os dados são claros

A esperança de vida em Portugal aumentou. Antes de avançarmos para números concretos, convém perceber o significado desta expressão. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), esperança média de vida significa “número médio de anos que uma pessoa à nascença pode esperar viver, mantendo-se as taxas de mortalidade por idades observadas no momento”.


Portugueses vivem cada vez mais tempo

Segundo os últimos dados do INE, a esperança de vida à nascença no nosso país situa-se agora nos 80,41 anos. Em território português, a esperança média de vida continua ser maior para as mulheres: em termos numéricos, os homens têm uma esperança média de vida situada nos 77,36 anos, enquanto as mulheres estão nos 83,23 anos.

Em termos geográficos, a esperança de vida é mais alta na zona centro do país (80,8 anos) e a mais baixa na Região Autónoma dos Açores (77,15 anos).

Aprofundando estes valores, as maiores diferenças de longevidade entre os dois sexos registam-se nas duas Regiões Autónomas - na Madeira, as mulheres vivem em média mais 7,54 anos do que os homens; nos Açores, a diferença é ligeiramente mais baixa (as mulheres vivem em média mais 7,27 anos). Do outro lado desta tabela encontra-se a região Norte do país, que regista as menores diferenças de longevidade entre os dois sexos (5,65 anos). 



E depois dos 65?

De acordo com o INE, também a esperança de vida dos portugueses com mais de 65 anos aumentou. Segundo os últimos dados, situa-se nos 19,19 anos. Os valores mais elevados desta estatística registaram-se no Algarve (19,66 anos) e os mais baixos na Região Autónoma dos Açores (16,84 anos). 

Mais uma vez, a esperança média de vida aos 65 anos é mais elevada nas mulheres: 20,67 anos “contra” os 17,32 anos registados nos homens.

 

Esperança média de vida também aumentou na Europa

Já na Europa dos 28, a esperança média de vida à nascença situa-se nos 80,9 anos. Os países europeus onde se registam os valores mais elevados são a Espanha (83,3 anos), a Itália (83,2 anos) e o Chipre (82,8 anos). Por sua vez, os países europeus que registam os valores mais baixos da esperança de vida são a Lituânia (74,7 anos), a Bulgária (74,5 anos) e a Letónia (74,5 anos).

De acordo com o relatório “Estado da População Mundial”, lançado recentemente pela ONU, os habitantes com 65 anos ou mais vão representar, no final de 2016, 21% da população do mundo inteiro. Já as crianças até aos 14 anos vão representar 14% desse valor. Ainda segundo o relatório da ONU, no final deste ano, Portugal vai contar com 10,3 milhões de habitantes. 

Veja também: