AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Esquemas de emprego: saiba reconhecer os sinais

Anúncios de emprego à sua medida que lhe parecem demasiado bons? Sim, provavelmente são esquemas de emprego.

Esquemas de emprego: saiba reconhecer os sinais
Siga as nossas dicas para os evitar

Se “quando a esmola é grande, o santo desconfia”, certamente já se cruzou com vários anúncios que o fizeram pensar se seriam esquemas de emprego ou não. E a certeza ou a falta dela já o fizeram desistir de candidatar-se a algumas ofertas de trabalho.

Infelizmente, esquemas de emprego são bastantes usuais nos dias de hoje. Amigos, colegas e vizinhos, todos têm histórias para contar sobre enganos no mercado de trabalho. Deixamos aqui uma lista de 5 dicas que o vão ajudar a ficar alerta e informado sobre esquemas de emprego.


5 dicas que o vão manter longe de esquemas de emprego

 

1. Pesquisar é palavra de ordem

Esta dica não é só para descobrir esquemas de emprego, a pesquisa é útil em qualquer situação de oferta de emprego.

Assim que encontre um anúncio do seu interesse, faça uma pesquisa profunda sobre a empresa. Procure a página oficial na internet, tente obter informações através de pessoas que lá tenham trabalhado ou ainda trabalhe.

LinkedIn também pode ser uma preciosa ajuda para tentar perceber se a oportunidade é mesmo única, saber quem lá trabalha e se o seu perfil se adequa à equipa de trabalho.

Não consegue descobrir quem é a pessoa responsável pelo departamento ou empresa que publicou o anúncio? Se a informação é difícil de obter, há grande probabilidade de estarem a esconder alguma coisa.
 


2. Procure fóruns online

Nada melhor do que ir buscar informação a quem já trabalhou na empresa para perceber se alguém já foi vítima de algum esquema de emprego. No entanto, é preciso ler estas informações com algum distanciamento. As críticas negativas podem ser exageradas por colaboradores insatisfeitos.
 


3. Dar uma vista de olhos no Facebook, Instagram e Twitter? Claro!

As contas da empresa nas redes sociais podem ajudá-lo a perceber melhor o tipo de empresa e a cultura organizacional da mesma. Mas melhor que saber isso, é cruzar-se com as de outras pessoas que lhe poderão dar mais certezas sobre a sua candidatura à oferta de emprego.
 


4. Faça perguntas, sem medo

Ter medo de perder uma oportunidade de trabalho é uma boa razão para evitar fazer perguntas. Mas se alguma coisa o deixa desconfortável, questione. Só assim conseguirá dissipar as suas dúvidas e perceber se está perante uma genuína oportunidade ou um esquema de emprego.
 


5. Confie no seu instinto

Se depois de tudo isto ainda sentir que “há gato”, não ignore o que sente. Use o seu instinto para  separar as fraudes das oportunidades legítimas de emprego.

Veja também: