Os 8 essenciais do quarto montessoriano

Se está a pensar adotar esta filosofia, saiba que há essenciais do quarto montessoriano que não podem mesmo faltar.

Os 8 essenciais do quarto montessoriano
Mais liberdade, mais segurança

Os essenciais do quarto montessoriano asseguram a liberdade de movimentos e independência da criança. Tudo deve escolhido e colocado à dimensão da criança, salvaguardando as necessidades de cada idade. A ideia é que o bebé ou a criança consiga sair da cama sem riscos, explorar o espaço, brincar e ser responsável por arrumar as suas coisas sem a ajuda de um adulto e sem comprometer a sua segurança. 

A filosofia montessoriana defende que esta é a melhor forma para a criança se devolver, ter autoestima e confiança. Naturalmente, apesar de a ideia ser criar um espaço onde a criança possa mover-se em segurança e tornar-se autónoma, a monitorização dos pais continua a ser essencial. 
 

8 coisas que não podem faltar num quarto montessoriano 


1. Sem cama

Vamos começar por aquilo que o quarto não precisa: um berço ou cama. Este é mesmo um dos essenciais do quarto montessoriano para permitir à criança total liberdade de movimentos. Assim, no quarto, o colchão deve ser colocado no chão para que a criança possa sair da cama em segurança, sem precisar da ajuda de terceiros e sem correr o risco de se magoar ao cair ou caso fique presa nas grades.
 

2. Poucas coisas

Ainda continuamos naquilo que não é necessário, neste caso, e seguindo o fundamento minimalista da filosofia montessoriana, tenha apenas o essencial - quando há informação em excesso, a criança não sabe o que escolher. Por exemplo, no que diz respeito aos brinquedos, uns seis são suficientes. Se a criança tiver muitos, vá alternando para que possa conhecer todos, descobrir os seus mistérios e aprender coisas novas com cada um deles.
 

3. Piso macio

O chão do quarto deve ser fofo e seguro para permitir que a criança se movimente sem se magoar. Uma grande carpete com texturas, piso de borracha ou um tapete de solo, que se encaixam como um puzzle e encontra à venda em lojas de desporto ou dos chineses. Pode colocar alguns elementos semelhantes não só para proteger mas também para estimular o tato.

montessoriano
 

4 . Espaço para criar

Estimular a criatividade é um dos pilares da filosofia montessoriana, por isso, é imprescindível criar um espaço exclusivo onde a criança possa dar largas à sua imaginação. Cores de cera, papéis de várias cores e texturas, plasticinas, talvez uma parede pintada com tinta de lousa e giz são boas ideias para pôr os mais pequenos a criar!
 

5. Espelho

É um dos essenciais do quarto montessoriano e deve ser colocado, na posição horizontal, ao lado do colchão, quando se tratam de bebés e, para crianças maiores, numa outra parede, na posição vertical. O espelho é fundamental porque permita que a criança se conheça melhor, reconheça o seu corpo e se entusiasme com os seus movimentos.
 

6 . Barra

Para quando a criança começa a caminhar, a barra é essencial no quarto montessoriano para servir como apoio e permitir que crie autonomia. Algo semelhante a uma barra usada nas aulas de ballet mas bastante mais curta porque é suficiente para o seu pequeno treinar os primeiros passos e para fortalecer as pernas e os braços.
 

7 . Baú

Para que a criança aprenda várias texturas, tenha uma caixa ou baú onde fiquem guardados objetos que goste mas que não sejam brinquedos como uma colher de pau, um a moldura, um comando de televisão, uma garrafa de plástico, algo que o faça ter consciência de diferentes objetos, das suas texturas e utilização.

montessoriano 2
 

8. Armários

Por fim, num quarto montessoriano não podem faltar armários, colocados ao nível da criança, onde ela possa guardar os seus brinquedos e roupas, cada um no seu devido lugar, assim como, um cesto para a roupa suja, para que perceba, desde cedo, o processo normal das coisas e quais são as suas responsabilidades.

Veja também: