Como evitar ser contratado por uma má empresa

Por muito que se queira um emprego, também queremos trabalhar em locais que nos façam sentir bem. Saiba como evitar ser contratado por uma má empresa.

Como evitar ser contratado por uma má empresa
Esteja atento a estes sinais

Viu um anúncio de emprego que lhe pareceu bom demais para ser verdade? Se calhar é. Na procura de emprego normalmente tendemos mais a preocupar-nos com o nosso próprio currículo, com a carta de apresentação que vamos enviar, em preparar-nos para a entrevista, mas muitas vezes esquecemo-nos de avaliar o outro lado: a empresa.

É que nem todas as empresas são um bom sítio para trabalhar e muitas são pouco profissionais. Quer evitar ser contratado por uma má empresa? Esteja atento a estes sinais.
 

5 sinais para evitar ser contratado por uma má empresa


1.Falta de informação sobre a empresa e contatos 

Quando um recrutador tem tendência para não se identificar nem dar as suas informações de contato e localização de forma precisa, deve desconfiar.
Se ficar interessado em algum anúncio de emprego faça antes uma pesquisa no Google à procura de informações sobre a empresa.  



2. Fracas capacidades de comunicação

Respondeu a um anúncio de emprego e a resposta, assinada por um alto cargo da empresa, veio cheia de erros de gramática? Falou ao telefone com alguém que lhe pareceu pouco profissional e sem capacidades para formar uma frase decente?
Alguém que não sabe comunicar de forma eficiente dificilmente saberá gerir um negócio. Esteja atento.



3. Falta de respeito

Se a forma como se dirigem a si, por email, ou mesmo durante uma entrevista é desrespeitosa; se cancelam a entrevista sem justificação ou se aparece no dia e não há ninguém para o receber, então a relação com a empresa não está a começar com o pé direito. Talvez seja melhor procurar outra oportunidade.



4. O emprego é bom demais para ser verdade

Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Se estão a oferecer-lhe um emprego com salário milionário mas não dizem qual é a empresa… desconfie. Sobretudo se quiserem contratá-lo à pressa, sem qualquer entrevista ou prova de referências. Numa oferta de emprego séria, mesmo que a empresa precise de alguém com urgência, vai ser feita uma avaliação do candidato.



5. A empresa procura “um faz tudo”

Têm-se visto muitos anúncios de emprego em que é pedido aos profissionais que cumpram requisitos impossíveis. Se uma empresa quer um funcionário que saiba fazer tudo ao mesmo tempo, o mais certo é estar a pensar em exigir ao trabalhador que desempenhe tarefas para mais que uma pessoa. Tenha cuidado! 

 


O que fazer para evitar ser contratado por uma má empresa

Se detetou algum destes sinais está sempre a tempo de dar um passo atrás.

Pesquise melhor a empresa antes de enviar a sua candidatura. Conhece alguém que lá trabalha? Porque não pedir informações e perguntar como é o ambiente de trabalho, se os ordenados são pagos a horas, se a liderança é boa… Não há mal nenhum nisso.

Além disso, se acredita mesmo que a empresa não será boa para si e não é profissional pode sempre agradecer mas retirar a sua candidatura, rejeitar ir a entrevista ou mesmo uma oferta de emprego que lhe tenham feito.

Tome decisões informadas! E pense sempre que, mesmo que esteja desesperado por um emprego, nem sempre o melhor caminho passará por aceitar um com o qual está desconfortável. 

Veja também:

Continuar a Ler