9 ferramentas imprescindíveis para Gmail

O email é transversal a quase todas as áreas de trabalho. Existem 9 ferramentas para o Gmail que deve conhecer para trabalhar de forma mais produtiva.

9 ferramentas imprescindíveis para Gmail
As ferramentas para Gmail que o vão ajudar a poupar tempo

O Gmail existe há mais de uma década, tendo mais de um bilião de utilizadores ativos e sendo um dos maiores serviços de email de todo o mundo.

Existem ferramentas para o Gmail que ajudam a aumentar a produtividade, auxiliando o utilizador a organizar tarefas, fazer o follow-up de emails, gerir as mensagens, trabalhar offline, etc.

Fique a conhecer as 9 melhores ferramentas do Gmail para que possa usar este serviço de uma forma ainda mais completa a eficiente.

As 5 melhores ferramentas para o Gmail para trabalhar melhor


1. Bananatag

Gmail

O Bananatag é uma ferramenta que trabalha a calendarização de emails, anexos, templates e segue mensagens. Por exemplo, o Bananatag permite-lhe saber se alguém recebeu e abriu o email que lhe enviou, sem ter de perguntar a essa pessoa. Esta ferramenta é muito útil para quem trabalha de perto com clientes. Disponível para o Google Chrome.

2. Gmail Offline

Gmail

Como o nome indica, esta aplicação da Google permite-lhe trabalhar no Gmail enquanto está offline. Com a Gmail Offline pode ler, pesquisar, enviar e arquivar emails mesmo quando está offline. Como? A ferramenta funciona ao colocar tudo online assim que volte a estar ligado à internet. Assim, não tem de se preocupar em ter de enviar os emails nos quais esteve a trabalhar quando voltar a estar online, pois tudo será feito de forma automática. Disponível para o Google Chrome.

3. Send from Gmail

Gmail

Esta é uma das melhores extensões para o Chrome e é mais um instrumento para ajudar a aumentar a produtividade. A ferramenta adiciona um ícone do Gmail no seu browser, junto à barra de endereços, de modo a poder enviar um novo email sem ter de abrir uma nova janela ou separador. Vai ajudar a poupar muito tempo. Disponível para o Google Chrome.

4. Gmail Snooze

Gmail

Esta aplicação funciona como o botão Snooze dos despertadores. Mesmo que não consiga ou não queira ir à caixa de entrada, pode assinalar algumas mensagens e adiar a leitura das mesmas por dias. Por exemplo, pode selecionar uma mensagem que recebeu e se não quiser abrir ou responder na hora, pode deixar a indicação para que seja lembrado de a ver mais tarde. Disponível para o Google Chrome.

5. Checker Plus

Gmail

Esta extensão permite que use e gira várias contas do Gmail de uma vez só. Deste modo, não tem de fazer login e logout muitas vezes por dia. Tem um design muito atrativo e é fácil de usar. Esta aplicação é compatível com outras como a Inbox do Gmail e as notificações push, por exemplo. Uma funcionalidade interessante desta app é a opção de lhe ler os emails em voz alta. Disponível para o Google Chrome.

6. WiseStamp

wisestamp

A WiseStamp defende que “toda gente tem uma assinatura” antes de perguntar qual é a sua. Tem uma assinatura, uma imagem de marca, algo que o distinga de todos os outros? Se não tem, nunca é tarde para começar a ter. É uma excelente forma de se fazer notar. Esta ferramenta que funciona em diversos browsers permite ao utilizador personalizar uma assinatura para os emails que envia. Pode incluir fotografias, o seu último tweet, algo relacionado com Facebook ou Google+, e pode ter uma pessoal e outra profissional.

7. Minimalist for Everything

minimalist

Apesar de ser um pouco complexa de utilizar, a Minimalist for Everything pode fazer as delícias de todos aqueles que pretendam um Gmail bem mais organizado e simples. Esta extensão permite-lhe organizar a página à sua maneira, personalizando o layout da página e a forma como os vários conteúdos se encontram dispostos na mesma. De uma maneira um pouco “minimalista” podemos dizer-lhe que esta extensão permite eliminar menus e barras desnecessários, caso essa seja a sua intenção. E não é só para Gmail!

8. Boomerang

boomerang

A partir de agora, já pode decidir quando quer enviar emails. Com a Boomerang pode escrever um email hoje e enviar apenas amanhã. Esta situação parece algo descabida mas imagine, por exemplo, que é sexta-feira à tarde e precisa de enviar um email a um colega de trabalho. O problema é que esse colega já saiu do trabalho e pode, durante o fim-de-semana, receber vários emails que irão colocar o seu para último plano. O que fazer? Utilizar o Boomerang para que o email seja enviado apenas na segunda-feira de manhã. Há ainda muitas outras funcionalidades para experimentar.

9. Find Big Mail

find big mail

A última extensão é bastante simples, faz muito pouco, mas é essencial. A Google oferece-lhe bastante espaço no Gmail mas mesmo assim consegue ter a sua caixa de correio eletrónico a “rebentar pelas costuras”? Esta ferramenta ajuda-o a descobrir os emails que estão a ocupar mais espaço. Muitas vezes são mesmo emails esquecidos e que já não servem para nada. Faça uma limpeza ao seu Gmail com a Find Big Email.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.