Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mariana Machado
Mariana Machado
28 Mai, 2018 - 17:52

10 dicas para Gmail que tem mesmo de conhecer

Mariana Machado

“Como é que eu só soube disto agora?” É esta a pergunta que vai fazer a si mesmo depois de pôr em prática as nossas dicas para Gmail.

10 dicas para Gmail que tem mesmo de conhecer

Venha connosco descobrir as melhores dicas para Gmail. Este artigo vai torná-lo um “Gmail Master”. Todos sabemos que o e-mail se tornou uma ferramenta essencial no nosso dia a dia, seja por motivos profissionais, seja por motivos pessoais, e o Gmail oferece ao utilizador uma série de funcionalidades para otimizar a caixa de mensagens e não só.

Gmail: a porta para um mundo de possibilidades

Uma das melhores funcionalidades que a Google oferece associada ao Gmail é o Google Drive. O Google Drive é um serviço cloud que possibilita ao utilizador armazenar e partilhar ficheiros até 15GB.

O utilizador pode também criar documentos semelhantes ao Word, Excel e PowerPoint da Microsoft, e exportá-los para a extensão de ficheiro que pretende e gravar onde quiser. Pode também trabalhar em equipa, com documentos partilhados entre diversos utilizadores. Mas não é tudo!

drive

Os documentos do Gmail, podem ser partilhados, gerando apenas um link enviado para um ou mais destinatários.

apps

Assim, percebemos que a intenção da Google não foi somente criar uma conta de e-mail convencional, mas criar através desta várias aplicações de utilização grátis – Free Software.

Pode ter também acesso às seguintes aplicações:

  • Google Calendar;
  • Google+;
  • Google Tradutor;
  • Google Play;
  • YouTube
  • Google Photos;
  • Notícias;
  • Motor de pesquisa da Google.

A Google oferece, basicamente, um mundo de oportunidades. Prepare-se, pois vamos partilhar uma série de dicas para Gmail, para se tornar, como prometido, um “Gmail Master”.

Dicas para Gmail: 10 truques para dominar o Gmail

As próximas dicas para Gmail vão ensinar-lhe como gerir melhor o seu espaço disponível, explicar-lhe as opções que pode encontrar na sua caixa de entrada, o cancelamento do envio de mensagens, a personalização da sua conta e muito mais.

Aproveite ao máximo sua conta de Gmail! É grátis.

Dica #1 Guarde espaço valioso na sua caixa de Gmail

Existem dois tipos de pessoas: aquelas com zero mensagens não lidas na  caixa de entrada e aquelas com milhares de e-mails acumulados. Se pertence a este último grupo, talvez isso não o incomode, ou talvez tenha perdido o controlo da sua caixa de entrada e não saiba o que fazer para, de uma forma eficaz, libertar espaço sua conta do Gmail e organizar os seus e-mails.

O seu e-mail está a acusar alguma falta de espaço? Não tem tempo para percorrer todos os e-mails para perceber quais é que estão a ocupar mais espaço? Não faz mal. Utilize o serviço do Find Big Mail para descobrir os grandes empecilhos que vivem na sua caixa de entrada e que já deviam ter sido apagados há muito tempo.

Dica #2 Saiba como pesquisar e excluir

A pesquisa do Gmail permite que filtre especificamente os seus e-mails para os localizar por remetente, tamanho dos ficheiros, anexos, vídeos do YouTube ou outros links.

Basta escrever na barra de pesquisa as palavras-chave que procura (Ex: “de: E-Konomista”) e o Gmail localiza todos os e-mails relacionados, para poder escolher os que quer manter ou excluir.

Se desejar uma pesquisa ainda mais detalhada, é só clicar na seta a cinza – localizada no campo de pesquisa – e aparece um menu maior com muitos mais filtros.

pesquisa

Dica #3 Organize a sua caixa de entrada para máxima eficiência

É um colecionador de e-mails que se recusa a apagar mensagens? Tudo bem, mas se quiser manter milhares de e-mails, convém organizá-los. Os “Marcadores” são das melhores dicas de organização e customização para Gmail. Veja como funcionam.

Marcadores

Os marcadores funcionam como pastas, pode adicionar vários e incluir outros marcadores dentro de um principal. Para criar os seus marcadores, vá às “Definições”, selecione o menu “Marcadores” e crie quantos quiser. Pode ainda ocultar aqueles que menos utiliza, para a sua caixa de entrada ficar ainda mais arrumadinha.

marcadores

Uma vez que os seus marcadores estejam criados, basta clicar nestes e vai surgir uma lista do lado esquerdo, que lhe permite adicionar cores, para uma personalização extra.

Dica #4 Personalize a  sua conta

É sempre agradável quando podemos personalizar a interface ao nosso gosto. Veja as dicas para Gmail, para personalizar a sua caixa de entrada.

Símbolos

O Gmail oferece uma série de símbolos, que permitem organizar os seus e-mails por grupos, para além de acrescentar alguma cor à sua caixa de entrada.

Para ativar estes símbolos, basta ir às “Definições”, menu “Geral” e vai encontrar aí todos os símbolos, podendo escolher os que pode utilizar, se não pretender todos os que o Gmail coloca à sua disposição.

Ao colocar um dos símbolos num e-mail, este é realçado e incluído no rótulo “Com estrela” – esta funcionalidade facilita ainda mais a realização de pesquisas específicas. Por exemplo, se está à procura de e-mails com estrelas roxas, pode escrever “estrelas roxas” na barra de pesquisa et voilà.

Para ter acesso aos diferentes símbolos coloridos, clique continuamente na estrela, a cinza, que se localiza antes de cada e-mail na sua caixa de entrada, até chegar ao que deseja.

Temas

Aqui está mais uma dica para Gmail personalizado: os Temas. Esta funcionalidade permite que tenha a imagem de fundo de que mais gosta no seu Gmail. Para aceder a esta opção, aceda ao menu “Definições” e lá encontra o menu “Temas”.

Ao selecionar este menu, vai ver uma série de imagens que pode escolher. Pode, inclusivamente, escolher as suas próprias imagens no botão “As minhas fotos”.

temas

Dica #5 Sem internet? Não há problema

Aceda às definições. Já está? Consegue ler a palavra Offline na lista de opções, em cima? Se carregar nessa opção, vai-lhe ser dada a possibilidade de instalar uma extensão que permite aceder ao Gmail sem que necessite de uma ligação à Internet. Espetacular, não?

Dica #6 Crie filtros

Está farto de receber e-mails de uma determinada pessoa? Crie um filtro! Selecione o e-mail, carregue no menu que diz “Mais” e depois em “Filtrar mensagens assim”. Depois, é só seguir as indicações.

Dica #7 Use atalhos

Utilize estes atalhos para evitar perder tempo a carregar em botões. Se carregar na tecla “C” (do inglês Compose) vai poder escrever um novo e-mail. Se pressionar Shift + C, este atalho permite-lhe escrever um novo e-mail, mas numa nova janela do browser.

Por fim, se pressionar na tecla “/” (sim, é mesmo a barra inclinada), vai conseguir ir diretamente para a barra de pesquisa.

Dica #8 Cancele o envio de um e-mail

Esta opção é uma das melhores dicas para Gmail. Quantas vezes se enganou a escrever um e-mail e, ainda sem o finalizar, carregou sem querer no “Enviar” ou enviou para a pessoa errada? Respire de alívio, pois com esta opção ativa, tem até 30 segundos para cancelar o envio do e-mail já enviado.

Para ativar esta opção, basta aceder às “Definições”, no canto superior direito da sua conta do Gmail, selecionar o separador “Geral” e ativar a opção “Anular Enviar”, selecionar os 30 segundos e está ativa. A partir daqui, tem 30 segundos para não enviar e-mails incorretos.

Dica #9 Selecione tudo, mas mesmo tudo!

A caixa de entrada do Gmail mostra-lhe apenas 100 e-mails e de certeza que tem muitos mais. Como é que faz para selecionar tudo? Aceda à opção que permite selecionar “Todos”. Já está tudo amarelo? O Gmail vai dizer-lhe que “Todas as 100 conversas nesta página estão selecionadas”, mas, se reparar, ao lado está uma opção que permite selecionar todas as conversas. E quando dizemos todas, são mesmo todas!

Dica #10 Gmail em grande velocidade

É daquelas pessoas que gosta de ver as páginas carregar de forma mais rápida em detrimento da aparência das mesmas? Temos uma boa novidade para si. O Gmail possui uma versão em HTML básico que pode ser acedida através deste link. Guarde-o nos favoritos!

Veja também: