Enviou o email sem querer e ainda faltava colocar alguma informação importante? Enviou para o destinatário errado? A boa notícia é que é possível “voltar atrás”, pois as caixas de correio eletrónico concedem-nos segundas oportunidades. Anular o envio de email é mais fácil do que pode pensar.
Como anular envio de email
No Gmail
Para anular o envio de um email no Gmail basta aceder às definições da sua caixa de correio eletrónico:
- Na página principal da sua caixa de correio eletrónico, olhe para o canto superior direito, clique na roda dentada;
- Depois aceda a “Configurações” (pode também aproveitar este atalho);
- No separador “Geral” vai encontrar uma opção que se chama “Cancelar envio”, ative essa opção;
- Defina o tempo que ache necessário e, por fim, guarde as alterações (não se esqueça desta parte, é muito importante);
- Após o envio, surge a opção de “Anular”, basta clicar.
No Outlook
O Outlook também permite anular o envio de um email enviado por engano. Basicamente, aquilo que o Outlook faz é recuperar as mensagens enviadas por engano das caixas de correio dos destinatários que ainda não abriram essas mesmas mensagens.
Contudo, como o Outlook adverte, “o cancelamento de mensagens fica disponível depois de clicar em ‘Enviar’ e somente se o destinatário tiver uma conta do Exchange na mesma organização”. Como é que isso se faz?
- No menu das pastas, escolha a pasta com os “Itens enviados”;
- Abra a mensagem que deseja cancelar;
- No topo da janela que se abre, escolha o separador “Mensagem”;
- Nesse menu, vá a “Ações” e depois escolha a opção “Cancelar mensagem enviada”;
- Por fim, basta escolher entre as opções “Excluir cópias não lidas desta mensagem” e “Excluir cópias não lidas e substituí-las por uma nova mensagem”.