6 festivais gastronómicos que não pode mesmo perder

São 6 festivais gastronómicos a decorrer pelas terras de Portugal de passagem obrigatória.

6 festivais gastronómicos que não pode mesmo perder
Delicie-se com as iguarias portuguesas!

Se há coisa de que Portugal se pode orgulhar é do seu património gastronómico. E nesta senda, têm vindo a ser organizados cada vez mais festivais gastronómicos pelo país fora. Já que é impossível ir a todos, fizemos uma seleção de seis que não deve mesmo perder.

6 festivais gastronómicos para marcar na agenda

Festival do Anho Assado e Feira das Coletividades, Marco de Canaveses

Organizado pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses, pela Confraria do Anho Assado dom Arroz de Forno e pela Associação das Coletividades do Marco de Canaveses, estes três dias de festival estão repletos de animação, festa e muita muita comida.

Destaque especial para, claro está, o Anho Assado, que é o principal protagonista deste festival gastronómico. Dê um saltinho ao Marco de Canaveses e delicie-se com este reconfortante prato!

Onde? Mercado Municipal de Marco de Canavezes

Quando? Dee 26 a 28 de maio

assado

Street Food, Rio Maior

É em Rio Maior que se vai realizar a primeira edição do festival gastronómico de comida de rua. A acontecer ao longo do Jardim Municipal de Rio Maior, o evento conta com a parceria do Rotaract de Rio Maior e da Associação Street Food Portugal.

Assim, e seguindo um das maiores tendências gastronómicas nacionais e mesmo mundiais, o festival Street Food pretende inovar e oferecer, exatamente, diversas opções de comida de rua, saborosa e bem confecionada.

Esta iniciativa surge em paralelo ao PalhaçArte – Encontro de Palhaços e Artes do Circo de Rio Maior, pelo que se vier visitar este festival gastronómico pode também contar com diversos espetáculos relacionados com as artes do circo.

Onde? Jardim Municipal de Rio Maior

Quando? De 26 a 28 de Maio

street food

Quinzena Gastronómica do Polvo, Lourinhã

O polvo é daquelas iguarias que não podem faltar na ementa portuguesa. E dando o devido destaque a esta iguaria, a Lourinhã decidiu organizar a quinzena gastronómica do Polvo, um festival gastronómico onde, durante cerca de uma semana pode desgustar pratos como polvo crocante com sementes de sésamo, polvo suado com tomate e ovo escalfado e carppacio de polvo com crocante de frutos vermelhos

No total são cerca 60 receitas onde o polvo surge como ingrediente central e pode prová-lo em vários restaurantes do concelho da Lourinhã que aderem ao festival. A Quinzena Gastronómica do Polvo já vai na 9ª edição e começa já a ser um evento de referência, onde a tradição da cozinha portuguesa se alia à inovação gastronómica para oferecer o melhor do polvo.

Entre os restaurantes aderentes encontram-se: Avenida Café Cervejaria, Barracão do Petisco, Restaurante Chico Neto, Foz Restaurante, Jardim Cervejaria, Pizza & Companhia, Restaurante Adega do Careca, Restaurante Carlos dos Leitões, Restaurante Castelo, Restaurante Dom Lourenço, Dom Sebastião, Restaurante O Chafariz, O Moleiro, O Pão Saloio, Residencial Braga, Vista Mar by Noiva do Mar, Restaurante Viveiro e Sports Bar – Restaurante e Hamburgueria.

Quando? De 25 de maio a 4 de junho

polvo

Festival da Caldeirada e do Mar, Armação de Pêra

O “Festival da Caldeirada e do Mar” é um dos festivais gastronómicos promovido pela Câmara Municipal de Silves (CMS) e dá a oportunidade aos seus visitantes de degustarem diferentes caldeiradas nos 13 restaurantes aderentes à iniciativa: Churrasqueira Balbino, Marisqueira Hera, A Tasca, Casa D’Avó, Coentros, O Casarão, O Fernando, O Pelintra, Olivalmar, O Silvense, Pôr-do-sol (no Hotel Holiday Inn), Rocha da Palha e Vista Mar.

E porquê caldeirada? Porque é um dos pratos mais emblemáticos da tradição gastronómica armacenense. As caldeiradas serão servidas com a ajuda dos alunos do Curso CEF da escola do Algoz, pertencente ao Agrupamento de Escolas Silves Sul. Estes nove dias serão assim dedicados à caldeirada e a produtos marítimos, desde o peixe ao marisco.

Paralelamente, se visitar este festival, terá a oportunidade de provar alguns vinhos, iniciativa esta dinamizada pela Rota dos Vinhos do Algarve.
Oevento conta com o apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Rota dos Vinhos do Algarve.

Quando? De 3 a 11 de junho

peixe

Festival da Cereja, Resende

Quem não gosta de uma boa mão de cerejas? Carnudas e sumarentas, são o verdadeiro deleite para quem as prova.

Esta fruta é assim a rainha do festival gastronómico em Resende, já reconhecido a nível nacional e que é também o ex-libris do concelho.

Conhecido pela sua doçura e benefícios para a saúde, o fruto será disponibilizado por mais de uma centena de produtores locais a preços especiais. Além disso, os visitantes poderão adquirir diversos produtos artesanais ligados à cereja.

Quando? De 3 a 4 de junho

cereja

Festival Pão de Portugal, Albergaria-a-velha

Chegamos ao fim das nossas sugestões de festivais gastronómicos que não deve perder. E com que alimento chegamos ao fim? Com um dos reis da nossa alimentação, o pão! A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha organizou um evento para promover a cultura e história locais, com enfoque na tradição do fabrico de pão, ainda com grande expressão na população.

Poderá assim provar pão de diferentes qualidades e feitios, formas e sabores, feitos à moda antiga, tradicional e manual.

Quando? De 9 a 11 de junho

Outros festivais gastronómicos a não perder

A Ericeira está cheia de festivais gastronómicos que valem a pena… Espreite e aponte na agenda.

Veja também: