Filtros de ar de alto rendimento: vantagens e desvantagens

Pretende alterar o seu atual filtro de ar comum por um desportivo? Fique a saber as vantagens e desvantagens dos filtros de ar de alto rendimento.

Filtros de ar de alto rendimento: vantagens e desvantagens
Saiba as principais vantagens e desvantagens de utilizar filtros de ar de alto rendimento no carro.

Os filtros de ar de alto rendimento têm por objetivo conjugar um melhor fluxo de ar e retenção de lixo e poeiras no motor. Mais conhecidos como filtros de ar desportivos, são das modificações mais comuns e desejadas por todos os condutores que pretendem aumentar o rendimento do motor do automóvel. Mas será que esta pequena alteração é suficiente para surtir efeito na performance do carro?

Descubra aqui quais as 3 principais vantagens e desvantagens desta modificação.


Vantagens:


1 – Impacto visual

Os condutores que decidem fazer a modificação de um filtro de ar pelos filtros de ar de alto rendimento são certamente aficionados de carros, com preocupações na componente estética. Nessa vertente, o ar desportivo que estes filtros conferem ao carro, darão certamente nas vistas no momento em que abrir o capô.

2 – Custo e Praticabilidade

A realidade é que esta modificação é tão solicitada, também pela componente económica.
Fazer esta alteração não tem grandes custos, seja na compra do produto bem como na mecânica, já que não demora mais que 20 a 30 minutos, nem exige nenhuma alteração no motor. Segundo os fornecedores, este filtro é também muito prático porque permite ser retirado e lavado quando necessário, normalmente de 80 em 80 mil quilómetros.

3 – Entrada de Ar

Ao contrário do filtro de ar normal, este é composto em camadas de algodão revestido por um óleo específico. Estas alterações permitem uma maior entrada de ar, o que poderá aumentar a potência do carro em alguns (poucos) cavalos, dependendo da cilindrada e dos componentes que revestem o carro.


Desvantagens:


1 – Ruído

Apesar de esta ser uma desvantagem ambígua, a realidade é que os filtros de ar de alto rendimento aumentam o barulho do ronco do carro, tornando-o mais agressivo e ruidoso.

2 – Entrada de Ar

Não, não existe nenhum engano! A maior entrada de ar tem a vantagem anteriormente mencionada, mas também é a maior desvantagem. Por ter uma maior abertura é também mais suscetível à entrada de lixo, poeiras e partículas que podem pôr em risco a manutenção do motor.

3 – Performance

Ao contrário do que é argumentado comercialmente, a realidade é que testes comprovam que o aumento do rendimento do automóvel é muito pouco significativo só porque altera este tipo de filtro, sendo mesmo nula em carros de baixa cilindrada.


Veja também: