Fim de semana em família no Alentejo: o que não pode perder

O contacto com a vida no seu estado puro é a grande vantagem desta região. Sugerimos um fim de semana em família no Alentejo, onde não faltam atividades de interesse.

Fim de semana em família no Alentejo: o que não pode perder
Descubra os locais mais incríveis na tranquilidade alentejana

Um território descongestionado, preservado e seguro, com uma história marcada pelo rico património e cultura que lhe conferem identidade e autenticidade. Planear um fim de semana em família no Alentejo é a certeza de vivenciar tudo isto ao máximo e poder ainda experimentar vários produtos de reconhecida excelência mundial, uma gastronomia incomparável e presenciar heranças intemporais ao nível do património e cultura.

De acordo com a Lonely Planet, “o Alentejo é um dos grandes destinos culinários subvalorizados do mundo, com vinhas cénicas, olivais e terras férteis, o Alentejo é, de muitas formas, a alma gastronómica de Portugal”. Mas se mesmo assim ainda não ficou convencido, deixamos seis bons motivos para começar já hoje a planear um fim de semana em família no Alentejo.

Fim de semana em família no Alentejo: 6 atrações imperdíveis

Esqueça o bulício da cidade e abrace a natureza por uns dias. Assim são as propostas imperdíveis para um fim de semana em família no Alentejo.

Badoca Safari Park, Santiago do Cacém

badocaFonte: Badoca Safari Park

Viver a aventura de um safari e conviver de perto com zebras, girafas, orixes, gnus e muitas outras espécies que em plena liberdade nos transportam para o continente africano é possível com o Badoca Safari Park. Aqui poderá passar um dia inteiramente ao ar livre, ver diferentes espécies de animais selvagens e espectáculos de aves de rapina, com águias e falcões a efectuar voos livres para mostrar como caçam as presas. Atreva-se ainda a atravessar a ponte de madeira com 80m2 construída por entre as árvores e sobre o riacho.

Fluviário de Mora

fluviario moraFonte: Fluviário de Mora

O Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento da sua diversidade, importância e relação com a humanidade. Com a água doce como tema transversal a diversas áreas de conhecimento e culturas, a visita a este aquário é um local de sensibilização e aprendizagem.

Centro de Ciência Via de Estremoz

centro ciencia viva extremozFonte: Centro de Ciência Viva de Extremoz

Este é o local onde a ciência e a tecnologia ultrapassam as paredes dos laboratórios para chegar cada vez mais próximo da realidade dos visitantes. Como? Criando mais e mais interação com tudo o que se encontra em exposição: tocar, experimentar, descobrir, são uma necessidade ao longo de toda a visita. É assim que irá descobrir mais sobre a Terra. Preparado?

EKAL – Kartódromo de Évora

kartodromo evoraFonte: You Tube

Com um perímetro de 908 metros e sete de largura constante, a atual pista do Kartódromo de Évora é reconhecida por conjugar um traçado técnico com a velocidade, dando a todos os que a frequentam momentos únicos de emoção. Pioneiro em Portugal na modalidade, o EKAL é, sem dúvida, um destino que vai agradar às famílias mais aventureiras e adeptas de adrenalina.

Reserva Animal Monte Selvagem, Montemor-O-Novo

reserva animal monte selvagemFonte: Reserva Animal – Monte Selvagem

O Monte Selvagem – Reserva Animal é um espaço com 20 hectares que combina uma reserva de biodiversidade, um parque de lazer e um projeto pedagógico para descobrir. Aqui vivem 60 espécies, num total de cerca de 350 animais.

Está aberto ao público durante 9 meses do ano, de Fevereiro a Outubro e tem como missão proporcionar habitats alternativos para animais que necessitem e promover o contacto das populações com a Natureza, protegê-la, conservá-la e educar para a sua sustentabilidade.

Vila Medieval de Monsaraz

monsarazFonte: lusosaocaminho.pt

A romântica e simpática Vila Medieval de Monsaraz é, atualmente, um dos mais bonitos postais turísticos de Portugal, com vistas para o Alqueva. E por aqui não faltam encantos para visitar: Castelo de Monsaraz, Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa, Cromeleque do Xerez, Menir do Barrocal, Menir do Outeiro, Menir da Bolhoa, Rocha dos Namorados e Antas do Olival da Pega.

Onde ficar no Alentejo?

Depois de um dia cheio de atividades ao ar livre, que bem vai saber relaxar um pouco, num espaço descontraído, cheio de beleza natural, em consonância com o mundo animal, com os montes alentejanos como pano de fundo. Veja alguns dos melhores alojamentos para o seu fim de semana em família no Alentejo.

Vila Galé Clube de Campo, Beja

vila gale clube de campoFonte: Vila Galé Clube de Campo

O hotel Vila Galé Clube de Campo oferece um conceito único, aliando turismo rural, enoturismo e diferentes atividades ligadas ao ecoturismo. Possui 81 quartos e suítes, piscinas exteriores, campo de ténis, um restaurante de comida típica do Alentejo, um bar, spa com piscina interior, sauna, banho turco, ginásio, salas de massagem, e sistema de wifi gratuito em todas as zonas.

Os números ajudam a materializar os 1620 hectares do Clube de Campo: o equivalente a 1620 campos de futebol, dos quais 130 hectares estão ocupados pelas vinhas que dão origem aos vinhos Santa Vitória, insígnia do grupo Vila Galé que abrange também os finos azeites que vêm dos 155 hectares pelo olival. E há depois ainda tem 90 hectares de um imenso pomar onde crescem ameixas, pêssegos paraguaios, nectarinas, pêra-rocha. Tanto para ver e conhecer… Reservar >>

Vila Planície Hotel Rural, Monsaraz

vila planicieFonte: Vila Planície Hotel Rural

Em pleno coração alentejano, o Hotel Rural Vila Planície é um lugar acolhedor, numa das planícies mais privilegiadas da região: o sopé do histórico Castelo de Monsaraz, a apenas 1 km da Albufeira do Grande Lago de Alqueva. Aqui encontrará a verdadeira calma e tranquilidade alentejana e poderá desfrutar da soberba gastronomia e cultura vinícola típica da zona interior do Alentejo. Reservar >>

Lago Montargil & Villas, Montargil

lago montargilFonte: Lago Montargil & Villas

Contemplação e descanso, desporto e passeios: são as promessas feitas aos hóspedes do Lago Montargil & Villas, onde a vista alcança uma planície tipicamente alentejana que se torna única com o poder da água que a banha – a Barragem de Montargil. Não faltam também atividades para a família: passear de bicicleta, de jipe ou a cavalo, pela marina junto à albufeira ou sobre as suas águas, pescar ou andar de barco a remo ou à vela. Isto promete…Reservar >>

Um fim de semana em família no Alentejo será o suficiente para se apaixonar pelos encantos desta região.

Veja também: