AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Perguntas e respostas sobre o Gap Year

O Gap Year tem ganho popularidade entre os jovens portugueses. Sabe o que é? Nós contamos-lhe!

Perguntas e respostas sobre o Gap Year
Um ano para se conhecer melhor!

Não sabe se quer continuar a estudar ou se prefere trabalhar? Gostava de fazer um curso superior mas está indeciso quanto às áreas que mais o atraem? Talvez precise de uma experiência que o ajude a conhecer melhor os seus interesses e competências: o Gap Year!


Perguntas e respostas sobre o Gap Year


1. O que é o Gap Year?

O Gap Year é um intervalo no quotidiano. Um intervalo relativamente prolongado, com cerca de um ano de duração, que geralmente é feito no final do Ensino Secundário ou do Ensino Superior. É um ano de pausa na sua rotina habitual, mas em que se faz tudo menos estar parado! Na verdade, deve ser pleno de experiências diversificadas: estágios, voluntariado, viagens, experiências de trabalho, entre muitas outras actividades.



2. Para que serve?

Tudo depende de quem o faz! Muitas pessoas fazem um Gap Year para se conhecerem melhor. Acreditam que ao passarem por uma multiplicidade de experiências diversas ficarão a saber quais os seus interesses, paixões e competências ou aptidões, podendo depois tomar uma decisão mais consistente acerca do caminho a seguir: estudar ou trabalhar, e em que área.

Para outros, o Gap Year é uma estratégia de enriquecimento curricular. Muitos empregadores valorizam currículos que se diferenciem da maioria, ou seja, que contenham experiências totalmente diferentes daquelas que quase todas as pessoas fazem. Estes empregadores procuram, para as suas empresas, candidatos cujos percursos de vida não sejam lineares, e que possam, por isso mesmo, trazer novas competências às suas equipas!

O Designer mundialmente conhecido Stefan Sagmeister “obriga” todos os seus colaboradores a fazer uma pausa de um ano por cada sete anos de trabalho. 



3. Quem pode fazer um Gap Year?

Todas as pessoas podem fazer um Gap Year, desde que planeiem as suas viagens e juntem o dinheiro necessário. Porém, os programas de apoio existentes geralmente destinam-se a jovens com idade até aos 30 anos.
 


4. Quais os principais programas?

Em Portugal, a entidade que mais promove e apoia a realização do Gap Year é a Gap Year Portugal.

Apesar de a Vida Edu não possuir programas Gap Year, possui programas de Ano Sabático, e outros, que pode construir à medida das suas necessidades, e durante o tempo que desejar.

Conheça ainda o Go Overseas e o CIEE.



5. Como preparar o meu Gap Year?

Existem diversos sites de apoio ao planeamento do seu ano de pausa. Se tiver interesse em conhecer os prós e contras desta tipo de experiência, consulte o college confidential.



6. Posso falar com alguém que já tenha passado por esta experiência?

Sim! Aqui encontrará um fórum de discussão onde irá poder colocar todas as questões que queira ver respondidas por pessoas que já fizeram um Gap Year.
 


Para ir pensando...

Se o seu objectivo é conhecer-se melhor, enquanto planeia a sua viagem de um ano pode ir tentando pôr no papel os seus projectos de vida e carreira. Nada o impede de reflectir acerca das opções de estudo e trabalho que tem ao seu dispor, embora acreditemos que no regresso do seu Gap Year terá já mudado de opinião

Sejam quais forem os seus planos para este ano de aventura, lembre-se de que é fundamental reduzir a bagagem ao essencial. Roupas adequadas ao clima dos países que vai visitar, utensílios diversos (canivetre, lanterna, adaptador universal para tomadas...), fotografias “tipo passe” para poder solicitar o seu visto no país de destino, entre muitas outras coisas, não devem ser esquecidos.

Boa viagem!
Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>
Veja também: