Catarina Reis
Catarina Reis
26 Jun, 2017 - 09:08
5 competências técnicas que deve referir no currículo

5 competências técnicas que deve referir no currículo

Catarina Reis

Se quer agarrar a próxima oportunidade de trabalho, não se esqueça de evidenciar as competências técnicas necessárias no seu currículo.

O artigo continua após o anúncio

Competências técnicas são habilidades e conhecimentos necessários para executar tarefas específicas. São de natureza prática e muitas vezes relacionam-se com tarefas mecânicas, tecnológicas, matemáticas ou científicas.

Seja qual for o seu setor de atuação, estas competências são essenciais ao bom desempenho profissional e devem ser exibidas logo no momento da candidatura, no seu CV.

5 competências técnicas que não pode esquecer de colocar no CV

Embora as competências transversais sejam cada vez mais valorizadas pelos empregadores, a verdade é que em certas áreas profissionais, quem não tiver competências técnicas, não consegue fazer um bom trabalho.

Pense, por exemplo, no caso de um cirurgião: a sua capacidade de liderança pode ser excelente, mas se não conhecer a anatomia humana não pode exercer a profissão. Há competências que é essencial evidenciar no CV; damos alguns exemplos!

Análise de dados quantitativos

analise dados

Não importa se trabalha no setor da ação social ou na área financeira: a capacidade de análise é uma das competências técnicas cruciais ao seu sucesso profissional. Por isso, o seu CV deverá demonstrar competências de monitorização e análise de dados, competências essas que lhe permitirão observar criticamente a atividade da empresa, medir o sucesso de um projeto, e avaliar o impacto de uma iniciativa.

Programação informática

programacao informatica

Mesmo que o trabalho a que se está a candidatar não seja para a função de programador, a maioria dos empregadores examinará cuidadosamente um candidato com alguma experiência nesse campo. Ser capaz de programar e compreender múltiplas linguagens de programação irá torná-lo um candidato forte em muitos trabalhos. Explicite no seu CV as linguagens de programação que domina, criando uma secção específica para as mesmas.

Gestão de projetos

gestao projetos

A gestão de projetos é uma das competências técnicas mais complexas, pois divide-se em múltiplas sub-competências hard e soft. Por exemplo, para gerir projetos é necessário ser um bom líder, saber delegar tarefas e ser um bom comunicador. Mas também é essencial dominar ferramentas de avaliação de impacto, de planeamento e organização, ser capaz de fazer benchmarking ou mesmo medir em euros o retorno financeiro de uma dada iniciativa em que a empresa investiu.

Marketing Digital

marketing digital

Para a maioria dos empregadores, deixou de ser relevante afirmar, no seu CV, que é “experiente em redes sociais”. No entanto, se demonstrar a sua experiência de trabalho com plataformas e aplicações concretas, poderá obter uma vantagem em relação à concorrência direta. Por exemplo: Google Analytics, Vevo, WordPress, entre outras ferramentas, podem ser valorizadas por um futuro empregador.

O artigo continua após o anúncio

Competências de comunicação escrita

competencias escritas

Muitas empresas exigem competências de comunicação escrita bem desenvolvidas, de forma a sustentar a capacidade da organização para produzir conteúdos de qualidade. Porém, não basta escrever bem.

Se o objetivo for fazer a descrição de um material para a construção civil, terá que dominar todos os aspetos técnicos do mesmo: a durabilidade, a resistência, a densidade, entre outros. Conseguir articular este saber técnico com uma excelente capacidade de escrita irá torná-lo um recurso importante na empresa, portanto, evidencie esta sua capacidade no currículo.

Além da referência direta a estas aptidões, não se esqueça de que o CV deve ter uma imagem impecável, visualmente atrativa, ser claro e conciso e muito objetivo. Boa sorte!

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp