ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
14 Jul, 2021 - 12:04

8 dicas para preparar a sua entrevista de emprego online

Catarina Milheiro

Nos tempos que correm, a entrevista de emprego online é tão conveniente para o entrevistador como para o candidato. Saiba como se preparar.

entrevista de emprego online

Preparar uma entrevista de emprego online pode ser um verdadeiro desafio para muitos, principalmente numa fase em que se deram diversas mudanças comportamentais provocadas pela pandemia.

As empresas e trabalhadores estão a aprender a lidar com o teletrabalho da melhor forma possível, como uma forma de garantir a segurança de todos. Mas a verdade é que existem outras medidas para além desta.

Os processos de recrutamento e seleção também sofreram alterações. Se há uns meses os candidatos eram entrevistados presencialmente (na maior parte dos casos), atualmente as entrevistas de emprego online tornaram-se comuns.

De facto, a tendência é para que esta metodologia se prolongue e continue a ser assim por tempo indeterminado. Por isso, é extremamente importante que saiba como deve preparar-se para a sua entrevista de emprego online para que nada corra mal.

Entrevista de emprego online: 8 dicas para o sucesso

Mesmo que já tenha passado por algumas entrevistas presenciais, a verdade é que a preparação e o comportamento na entrevista de emprego online se alteram um pouco.

Ou seja, o que queremos dizer é que isto acontece não só por estar num ambiente diferente (virtual), como também por causa da distância, que poderá causar alguns efeitos psicológicos que acabam por influenciar o comportamento do candidato.

Como sabemos que o processo de recrutamento é sempre um desafio, listamos algumas dicas para se preparar e ter sucesso numa entrevista de emprego online. Tome nota.

candidata e entrevistador em entrevista online
1

Faça uma pesquisa sobre a empresa

De facto, esta não é uma dica nova. Independentemente de se tratar de uma entrevista de emprego online ou presencial, o candidato deve sempre fazer uma breve pesquisa sobre a empresa à qual se candidata.

Procure pelo website oficial e pelas redes sociais, sem se esquecer do LinkedIn claro! Reúna as informações que lhe pareçam mais pertinentes para a vaga à qual se candidata e no caso de ficar com alguma dúvida, aponte para questionar o recrutador durante a entrevista.

2

Teste os seus dispositivos e ligação à Internet

Como a entrevista de emprego vai ser online, é imprescindível que teste com antecedência o seu computador bem como os recursos de áudio, de som e a ligação à internet. Aliás, deve fazê-lo sempre uns dias antes e claro, umas horas antes da hora marcada.

Atualmente, a conexão com a internet é um problema muito mais comum do que muitas pessoas possam pensar. Afinal, não conseguirá fazer uma entrevista online de sucesso se a internet ficar instável ou constantemente a cair.

Assim, para que consiga ter uma conversa fluída sem que o computador ou a internet falhem, realize testes com antecedência.

3

Informe-se sobre a ferramenta que o recrutador escolheu para o efeito

Atualmente, a tecnologia oferece muitas opções de plataformas para videochamada e é importante escolher e testar todas as ferramentas que tem ao seu dispor.

Informe-se de antemão sobre a ferramenta que o seu entrevistador escolheu ou sugeriu, e verifique se para si é a melhor opção.

Umas pessoas sentem-se mais confortáveis com o Skype, outras com o Zoom, e outras com o Teams. Se, por exemplo, nunca tiver usado o Skype, ou não tiver criado uma conta na plataforma, faça-o com o máximo de antecedência possível, e teste mais do que uma vez.

Se algo não estiver a correr bem, tem tempo para resolver. Ou em último caso, para pedir para a entrevista ser realizada numa outra plataforma com a qual se sinta à vontade.

4

Escolha o local da entrevista

Lembre-se: não é por se tratar de uma entrevista de emprego online que pode fazê-la em qualquer local. A escolha do local para este tipo de entrevista é muito importante.

Afinal, não vai querer fazer a sua entrevista no centro comercial onde existem inúmeros ruídos a afetar o seu desempenho. Opte por escolher um local calmo, sem muito ruído e onde a conexão à internet seja estável.

Evite a todo o custo aparecer contra a luz. Pressupondo que a entrevista decorrerá durante o dia, faça o teste em dias anteriores, à mesma hora da entrevista, para não ter qualquer surpresa com a iluminação.

5

Utilize um username adequado na plataforma escolhida

Na plataforma de videochamada que escolheram para fazer a entrevista, crie um username profissional e credível perante o meio profissional em que se move.

A escolha mais adequada poderá passar pelo seu próprio nome, tal como aparece redigido no currículo. Se o nome já não estiver disponível, acrescente uma referência à área profissional. Por exemplo: “sofiasantos_design“.

6

Vista-se de forma adequada

Esta dica também já não é nova. Sabemos que quando temos agendada uma entrevista de emprego, o vestuário é uma parte importante.

E a verdade é que para uma entrevista de emprego online, é exatamente igual. O facto de a entrevista se realizar na comodidade de sua casa, por exemplo, não significa que deva desleixar-se um único milímetro no que toca à sua aparência.

Vista-se, coloque maquilhagem, faça a barba, enfim, cuide de si e da sua imagem tal como faria se se tivesse que deslocar à empresa para uma entrevista de emprego presencial. Escolha naturalmente o seu look mais “profissional” e com o qual se sente confortável.

7

Olhe diretamente para a câmara

Numa entrevista de emprego online é crucial que não disperse o seu olhar, podendo correr o risco de se mostrar alheio e perdido. Assim que a sua entrevista começar, olhe diretamente para a webcam, mostrando confiança ao recrutador.

8

Saiba como partilhar documentos

Tenha os documentos de procura de emprego no ambiente de trabalho e aprenda de antemão a partilhar o ecrã com o seu interlocutor: se o entrevistador quiser rever o seu CV mas não o estiver a encontrar, garanta que lhe consegue enviar o documento de imediato através do chat da aplicação que estiver a utilizar.

Se for necessário mostrar uma apresentação, um site pessoal ou o seu portfólio online, a opção de partilha de ecrã é muito útil e deve ser perfeitamente dominada por si!

Mas atenção: se partilhar o ecrã, garanta que a imagem do fundo do seu ambiente de trabalho é profissional.

Estes são apenas alguns detalhes a que deve prestar especial atenção numa entrevista de emprego online. Não se esqueça, porém, de todos os restantes elementos essenciais, como a preparação do seu CV para a vaga em questão, por exemplo.

Lembre-se que numa entrevista de emprego também tem direito a esclarecer todas as suas dúvidas, seja sobre a vaga, sobre a empresa, seja sobre o ambiente de trabalho.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].