Publicidade:

5 funcionalidades muito úteis do Google Maps para Android

Pode fazer muito mais do que usar um mero serviço de GPS com o Google Maps para Android. Veja aqui as melhores dicas para otimizar o Google Maps.

5 funcionalidades muito úteis do Google Maps para Android
O Google Maps para Android tem funcionalidades que talvez desconheça

O Google Maps é uma aplicação que consta em quase todos os smartphones e tablets. Mas existem funcionalidades desta ferramenta de navegação que talvez não conheça. Fique a saber quais são as melhores dicas do Google Maps para Android.

Algumas destas funcionalidades vão ajudá-lo a poupar tempo, enquanto outras vão tornar o Google Maps numa ferramenta mais personalizada para as suas necessidades de navegação.

O Google Maps para Android é a melhor forma de obter o melhor que este serviço tem para oferecer. E com a tendência da Google para atualizar regularmente esta aplicação, é normal não estar a par das últimas novidades e não conhecer os melhores truques de utilização.

Truques menos conhecidos do Google Maps para Android

1. Adicionar várias paragens no trajeto

Esta funcionalidade já estava implementada na versão do Google Maps para computadores e só depois é que chegou aos smartphones. No ecrã principal, clique no ícone das direções (em azul) no canto inferior direito e, depois, introduza o ponto de partida e o destino.

Clique nos três pontinhos no canto superior direito, selecione “adicionar paragem” e digite a localização que pretende adicionar. Pode reorganizar as paragens ao arrastá-las para baixo ou para cima.

2. Usar o Google Maps offline

Não precisa de estar ligado à internet e gastar dados para conseguir orientar-se através do Google Maps. A Google tem vindo a melhorar a funcionalidade de usar os mapas em modo offline e graças a algumas atualizações, agora é muito simples de usar.

Deve fazer o download, antecipadamente, da área que vai percorrer. Aceda ao menu e depois a “mapas offline”. Seguidamente, escolha a opção “selecionar o seu próprio mapa” e defina a área geográfica que pretende ter abrangida. Depois, descarregue o mapa, selecione o destino e siga viagem.

google maps

3. Adicionar commandos voz

Esta funcionalidade – Google Now – é especialmente útil se estiver a conduzir. A biblioteca de comandos de voz da Google Now está a crescer e inclui novas instruções de voz que pode dar ao Google Maps.

Deve dizer “ok Google” antes de dar os comandos de voz. Estes comandos permitem que o Google Maps evite (ou o inverso, que possibilite) portagens, autoestradas, encontre bombas de gasolina, etc.

4. Guardar o local de estacionamento

É fácil esquecer-se onde estacionou o carro, especialmente se estiver num shopping ou numa cidade que não conhece. Mas o Google Maps resolve este problema.

Clique no ponto que indica a sua localização atual e, depois, no “P” e em “guardar o local de estacionamento”. Para além de ficar com a localização guardada, pode adicionar notas manualmente que o ajudem a reconhecer o local.

5. Partilhar a localização

Esta funcionalidade é particularmente útil se estiver a viajar com mais pessoas em veículos diferentes. Pode partilhar a sua localização em tempo real durante um certo período de tempo.

Clique no ponto azul do mapa e selecione a opção “partilhar a localização”. Pode fazê-lo através de SMS, e-mail, Messenger, etc.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.