Google vs DuckDuckGo

Google vs DuckDuckGo – já conhece uma das novas guerras do mundo tecnológico? 

Google vs DuckDuckGo
A Google não tem de ser a melhor em tudo.

Numa altura em que se fala tanto de privacidade, fique a conhecer um motor de busca que promete dar muito que falar. Google vs DuckDuckGo ou, por outras palavras, a gigante norte-americana vs a privacidade que muitos anseiam. Os motores de busca evoluíram de forma a oferecer-lhe a informação que mais precisa sem que seja preciso perder muito tempo para isso. Mas a que custo?

Já lhe explicámos como pode ficar a conhecer tudo o que a Google sabe sobre si. Contudo, e pedimos desculpa por isso, não lhe dissemos que é possível “fugir” à empresa norte-americana que, anualmente, lucra milhões com a informação que você disponibiliza. E quando falamos de informação falamos de tudo aquilo que pesquisa, até mesmo as coisas mais inúteis como saber o número de espécies de plantas descobertas em Madagáscar nos últimos dez anos.

Numa altura em que a palavra privacidade continua a ser diariamente debatida, damos-lhe a conhecer um novo motor de busca que permite pesquisar tudo e mais alguma coisa mas que não guarda informações sobre si. O DuckDuckGo surgiu em 2008 e pretendia fazer frente aos motores de busca atuais numa tentativa de oferecer mais resultados e menos spam. Em 2009 assumiu definitivamente a vontade de não guardar ou partilhar nenhuma informação acerca dos seus utilizadores. Recentemente, atingiu o número redondo das dez milhões de pesquisas diárias… 
 

Onde o DuckDuckGo tem vantagem

Há imensas coisas que o DuckDuckGo faz e o Google não! Este motor de busca permite pesquisar vários perfis de redes sociais sem precisar de entrar nas respetivas páginas. Se utilizar a barra de pesquisa e escrever “@duckduckgo” vão aparecer-lhe várias informações acerca deste motor de busca de uma forma rápida. Experimente fazer o mesmo no Google… não dá! Pode pesquisar imediatamente por alternativas a algumas apps ou programas importantes. Experimente escrever “Alternatives to Google” e verá aparecer uma lista de motores de busca. Experimente fazer o mesmo no Google! Só aparecem websites, certo?
 

E o Google?

Mas o DuckDuckGo também fica a perder em relação ao Google! Uma vez que não guarda tudo o que é informação, o DuckDuckGo não é tão intuitivo como o motor de busca mais utilizado do mundo, isto é, pode precisar de mais tempo ou de ser mais específico para alcançar o resultado que pretende… 

A pergunta que se impõe nesta guerra de Google vs DuckDuckGo reside na informação que pretende ou não partilhar com a empresa norte-americana. Facilita a sua vida? Claro que sim! Mas a que custo?


Veja também: