Publicidade:

7 erros comuns ao guardar os alimentos no frigorífico

São muito comuns estes erros ao guardar os alimentos no frigorífico. Revê-se em alguns? Tome nota do que precisa fazer para não correr riscos.

7 erros comuns ao guardar os alimentos no frigorífico
Confira a nossa checklist e veja o que está a fazer erradamente

Não conhecemos a 100% o funcionamento de todos os eletrodomésticos e, por essa razão, muitas vezes cometemos erros sem sequer darmos conta. No caso do frigorífico, esses erros podem mesmo pôr em causa a correta preservação dos alimentos e, por isso, há que apontar o dedo ao que estamos a fazer mal e começar, já hoje, a corrigir os erros ao guardar os alimentos no frigorífico.

Erros comuns ao guardar os alimentos no frigorífico


erros ao guardar os alimentos no frigorifico

1. Regular para uma temperatura alta

O termostato do frigorífico deve estar entre os 0ºC e os 4ºC, só assim previne, devidamente, o desenvolvimento de bactérias e o apodrecimento precoce dos alimentos.

2. Armazenar produtos cozinhados na zona inferior

As refeições pré-cozinhadas, as sobras, as bebidas, as ervas aromáticas e todos os alimentos que não precisem de ser cozinhados devem ser colocados nas prateleiras superiores, pois é lá que as temperaturas são mais consistentes.

3. Pousar alimentos no topo

É pela parte superior que o frigorífico expulsa o ar quente, por essa razão não deve colocar sobre ele alimentos, nomeadamente o pão, pois ele irá ficar bolorento.

4. Arrumar ovos na porta

Além de haver uma maior probabilidade de caírem e partirem, esta zona assume temperaturas mais quentes, pelo que devem estar reservadas a alimentos menos sensíveis ao calor, como sumos. Opte por colocar os ovos nas prateleiras inferiores internas, em embalagens plásticas ou em porta-ovos.

5. Misturar frutas e vegetais

Se na culinária pode ser uma boa opção, no frigorífico não é boa ideia misturar na mesma gaveta frutas e vegetais, pois muitos frutos como pêssegos, ameixas ou pêras emitem gases que aceleram a decomposição dos vegetais.

6. Colocar pão, tomate ou alhos no frio

O frigorífico só irá secar o pão, tornar o tomate farinhento e os alhos conservam-se em lugares escuros e secos.

7. Encher demasiado o frigorífico

O frigorífico precisa que o ar flua para refrigerar, por isso não o encha em demasia e limpe-o, pelo menos, uma vez por mês, para afastar bactérias e odores indesejados.

Pode parecer uma tarefa complexa, mas acredite que não é. Manter o frigorífico corretamente arrumado passa, acima de tudo, por ter consciência das diferentes temperaturas existentes no seu interior e a forma como elas interagem no processo de conservação dos alimentos.

Com o nosso artigo, é certo que já ficou esclarecido no que respeita a erros ao guardar os alimentos no frigorífico. Agora, cabe-lhe a si mudar hábitos e fazer as opções mais acertadas.

Veja também:

Limpeza e Arrumação