Publicidade:

Guia de profissões: como escolher a carreira certa

Se está a atravessar um momento de escolha de uma área de trabalho, não hesite: consulte um guia de profissões para se informar!

Guia de profissões: como escolher a carreira certa
Indeciso quanto à profissão a escolher? Encontre um bom guia de profissões

Seja no fim do terceiro ciclo ou já a antecipar a escolha de um curso superior, a decisão quanto à profissão a seguir impõe-se. Não está sozinho nas suas dúvidas, e também não tem que tomar a decisão totalmente isento de apoio. Basta encontrar o guia de profissões mais indicado para se informar sobre as áreas de trabalho possíveis.

Indeciso quanto à futura profissão? Recorra a um guia de profissões


Um guia de profissões irá ajudá-lo a decidir qual o percurso de formação mais indicado para si. Isto, claro está, porque se assume a importância de ter um diploma que ateste as suas competências profissionais!

No site da ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional) poderá encontrar um guia de profissões que o irá ajudar a conhecer melhor as múltiplas escolhas que é possível fazer para obter a certificação do 12º ano e uma qualificação profissional após o término do ensino secundário.

Vias de formação possíveis para concluir o 12º ano

Para além dos cursos científico-humanísticos, hoje existe a possibilidade de concluir o ensino secundário frequentando um curso profissionalizante que prepara as pessoas para ingressarem no mundo do trabalho na posse da adequada certificação, ao mesmo tempo que permite prosseguir estudos no ensino superior, caso seja essa a opção, na altura em que se conclui os estudos.

escolher profissao

Guia de Profissões da ANQEP

O Guia das Profissões da ANQEP fornece informação sobre 100 profissões e saídas profissionais de nível secundário: o que são, quais são as principais atividades nelas desenvolvidas e que cursos lhes dão acesso. Contém também testemunhos de profissionais qualificados de cada uma dessas profissões.

Poderá ainda aceder à versão digital do Guia de Profissões, em DVD ou na internet, no qual será possivel alargar ainda mais a sua experiência. Inclui vídeos, com testemunhos de profissionais, imagens sobre cada uma das 100 profissões, permitindo contactar de forma mais interactiva com as várias áreas profissionais e de formação, para melhor as explorar.

A exploração é a chave para tomar uma boa decisão

Temos tendência a escolher profissões – e vias de estudos que a elas conduzem – mais familiares. É por essa questão que se observa muitas vezes uma grande predominância da mesma área profissional no seio de uma família ou de um grupo de amigos.

No entanto, a escolha da profissão apenas porque nos é mais conhecida ou familiar pode não significar necessariamente que a escolha corresponda ao que realmente sabemos fazer melhor, ou àquilo de que na realidade gostamos.

Por isso é que é tão importante consultar um guia de profissões e familiarizar-se com áreas de trabalho menos conhecidas para si.

Exploração direta é fundamental

Além da informação mais teórica que encontra nos guias, é importante contactar diretamente com os profissionais de diferentes áreas. Vá a mostras de profissões, fóruns, seminários, e marque reuniões com pessoas conhecidas que já estejam no mundo do trabalho e que possam transmitir-lhe uma imagem próxima da realidade!

E lembre-se: é sempre possível voltar atrás, escolher um novo curso ou enveredar por uma área de trabalho nova!

Veja também: