6 Hábitos das pessoas felizes

Descubra alguns dos hábitos das pessoas felizes e perceba que forma influenciam o seu bem-estar

6 Hábitos das pessoas felizes
Quer ser feliz? Então saiba que a solução pode estar mais perto do que possa pensar.

Felicidade: todos a querem, mas – pelo menos aparentemente – apenas alguns a alcançam. Mas saiba que a resposta para chegar lá pode ser mais fácil do que possa imaginar. A verdade é que se quer ser feliz tem que “trabalhar” para isso. As suas relações, a sua carreira ou as suas atitudes podem ter uma forte influência na sua felicidade. Quem o diz é Martin Seligman, pai da psicologia positiva, que defende que 60% da felicidade é determinada pela genética e pelo ambiente e os restantes 40% dependem de cada pessoa. Conheça agora os hábitos das pessoas felizes.


Os hábitos da felicidade

O primeiro passo para a felicidade passa por perceber que também pode aprender a ser feliz. Por isso, pode começar por aplicar alguns dos hábitos comuns às pessoas felizes. Veja quais são.

1. Estar rodeado de pessoas felizes

Quem está rodeado de pessoas felizes, positivas e motivadas tem mais probabilidades de alcançar a tão desejada felicidade. Otimismo gera otimismo. Boa disposição gera boa disposição. Felicidade gera felicidade. Simples. Comece por aqui e está no bom caminho.


2. Perceber que sucesso profissional pode não ser sinónimo de realização

Nem sempre ter a carreira que sempre sonhou, garante que se sinta realizado profissional e pessoalmente. Para que isso aconteça tem que ser capaz de encontrar um ponto de equilíbrio entre as duas vertentes da sua vida e só vai ser capaz de “trabalhar” para encontrar este balanço se estiver consciente desse facto.


3. Aceitar que vão errar

Esta é uma das características das pessoas de sucesso. Enquanto a grande maioria das pessoas faz de tudo para não fracassar (não errar), as pessoas felizes aceitam que os erros vão ser uma constante ao longo da sua vida e encaram os fracassos como um fator de motivação e uma ferramenta de aprendizagem. Isto é, veem as coisas pelo lado positivo.


4. Fazem exercício físico

Já diz o ditado: "mente sã em corpo são”. As pessoas felizes praticam desporto. Qual? Não importa, o que interessa é que se exercite. O exercício físico ajuda a libertar o stress, a diminuir a ansiedade e a aliviar os sintomas de depressão, ou ainda contribui para melhorar a sua saúde e melhora o seu estado de espírito. Razões para começar já não faltam.


5. Encaram os problemas como desafios

As pessoas felizes não enfrentam problemas, mas sim desafios. Ou seja, encaram as dificuldades ou obstáculos como oportunidades de melhoria para a sua vida (profissional e pessoal).


6. Mostram a sua gratidão

Regra geral, as pessoas felizes são gratas pelo que têm e não se inibem de o mostrar. Esta capacidade ajuda-os a gerar emoções positivas e, consequentemente, a tornarem-se pessoas mais otimistas e capazes de lutar e atingir os seus objetivos. Um verdadeiro efeito “bola de neve”.


Seja feliz!

A sua capacidade para ser feliz depende em muito da sua vontade de ser feliz. Se quer mesmo ser feliz, comece por adotar uma nova atitude. Agora que já sabe o que têm em comum as pessoas felizes, junte-se a eles.


Veja também: