5 hábitos de cozinha que deve mudar já pela sua saúde

Há 5 hábitos de cozinha que deve mudar já pela sua saúde, pela saúde da sua casa e, mesmo, pela saúde do ambiente. Descubra quais são e altere-os agora já.

5 hábitos de cozinha que deve mudar já pela sua saúde
O pano de cozinha pode conter mais bactérias do que a tampa da sanita?

Os hábitos são isso mesmo: hábitos. Rotinas que criámos ou que nos foram transmitidas – certo? Formas de cumprir, por exemplo, determinadas tarefas das quais já desconhecemos, muitas vezes, a origem. Porém, há hábitos que podem ser prejudiciais e, nesse caso, é mesmo preciso alterá-los. Por isso, compilámos para si 5 hábitos de cozinha que deve mudar já.

Se revê em algum deles? Então, não perca mais tempo e eleja o dia de hoje como o seu dia da mudança.

5 hábitos de cozinha que deve mudar já


Cozinha

1. Não lave alimentos na pia

É na pia que lavamos a loiça, mas nem sempre lavamos a própria pia. Por isso, lavar alimentos (frutas ou legumes) diretamente na pia não é um bom princípio e é mesmo um daqueles hábitos que deve abandonar, pelo bem da sua saúde.

Opte por colocar os alimentos num recipiente e só aí colocá-lo na pia sobre água corrente. Evitará o contacto com germes e um sem número de outras bactérias.

2. Limpe muito bem as tábuas para corte de alimentos

As tábuas quer sejam de madeira, quer sejam de plástico, são sempre um foco potencial de bactérias. Isto, porque os cortes da faca vão criando ranhuras nas quais se vão entranhando as mais variadas impurezas.

A solução passa por trocar a tábua com alguma regularidade, mas também higienizá-la corretamente. Lave-a sempre com água quente e sabão, secando-a muito bem de seguida. Se acabou de cortar em pedaços um frango inteiro e a tábua ficou bem suja, misture uma colher de hipoclorito de sódio num litro de água (preferencialmente quente) e esfregue-a com esta solução. Seque e verá o ótimo resultado.

3. Não coloque latas abertas no frigorífico

Frequente, abrimos a lata de um qualquer produto e acabamos por não o consumir na totalidade. Na maior parte dos casos, não há razão para o deitar ao lixo, pois ainda se conserva em boas condições por umas horas ou dias, mas nunca o deve fazer, colocando pura e simplesmente a lata aberta dentro do frigorífico.

Dessa forma, estará a diminuir o tempo de conservação do alimentos, pois a lata já aberta não o protege – além do odor do produto poder libertar cheiro para o seu frigorífico.

Assim, coloque sempre qualquer sobra num recipiente fechado de vidro ou plástico, e só depois leve ao frigorífico.

4. Lave muito bem os panos de cozinha

Os panos de cozinha servem para tudo, certo? Tão depressa limpam a loiça, como enxugam um pouco de água que caiu ao chão? Por essa razão, devem ser trocados frequentemente e lavados com água quente e hipoclorito de sódio.

Idealmente, devem ter-se a uso na cozinha pelo menos três panos: um para limpar as mãos, outro para a louça e outro, ainda, para a cozinha em geral. Acredite: só assim é possível garantir que não passamos as bactérias de um lugar para outro.

5. Não deite óleo ou azeite no ralo

Esta informação, não sendo novidade para quase ninguém, continua a ser um dos hábitos mais comuns e, também, mais nocivos para a nossa casa e o nosso ambiente. Primeiro, é um incentivo à obstrução da canalização, o que pode trazer odores desagradáveis à nossa cozinha. Segundo, porque contribui para a contaminação da água e, logo, do ambiente.

Armazene estas gorduras em garrafas e entregue-as nos pontos de recolha especializados.

Reviu-se em muitos destes hábitos? Não se sinta mal… Afinal, são práticas comuns, com origem no desconhecimento dos seus malefícios. Mas agora que já percebeu o quão nocivas podem ser estas rotinas, é certo que vai partilhar a novidade com os familiares e amigos. Estes são 5 hábitos de cozinha que devem mudar já (e no maior número de cozinhas possível). Contamos consigo?

Veja também: