Usar hashtags melhora a experiência em sala de aula

Pode ser uma novidade para alunos e professores, mas sabia que usar hashtags pode melhorar a experiência em sala de aula? Descubra como.

Usar hashtags melhora a experiência em sala de aula
As redes sociais podem ajudar nos estudos

Estão por toda a parte: Facebook, Instagram, Twitter e mais uma mão cheia de redes sociais. Mas, sabe para que servem as hashtags? A resposta é simples e o resultado é eficaz: este caracter indica qual é o tema de uma publicação, ou de um comentário, e atua como ferramenta de busca. Pode ainda não ter pensado no assunto, mas usar hashtags pode melhorar a experiência em sala de aula e ser uma mais valia para alunos e professores, aumentando o interesse, o rendimento e a produtividade.

Vamos aprender como fazer uso desta ferramenta para turbinar a forma como os estudantes recebem e interagem com os conteúdos? Tome nota de algumas ideias e bons estudos!

Ideias para usar hashtags e melhorar a experiência em sala de aula

hashtag em sala de aula

1. As hashtags favorecem a comunicação fora da sala de aula

Manter os alunos interessados, hoje em dia, exige que os professores façam uma verdadeira ginástica. É preciso acompanhar esta geração que já nasceu com o telemóvel numa mão e isso, impreterivelmente, quer dizer que é preciso dominar as redes sociais.

Já pensou em criar uma rede de debates sobre os conteúdos que são lecionados na escola ou na universidade? Crie uma hashtag para a turma e utilize-a sempre que for necessário. Por outro lado, pode sugerir ao seu professor que publique materiais de apoio, como imagens, notícias e vídeos, e adicione a hashtag. Desta forma, os estudantes podem continuar a participar no processo de aprendizagem – mesmo sem sair de casa.

2. Uma ferramenta instantânea para fazer perguntas

Depois de criarem a hashtag para a turma, é muito mais fácil comunicar com rapidez – seja com o seu professor, ou com os colegas. Imagine que está a estudar sozinho e surge uma dúvida.

Uma boa opção é usar o Twitter para chegar a todos e obter o máximo de retorno. Basta fazer a sua pergunta e usar a hashtag e, assim, todos recebem a notificação e podem ajudá-lo com a resposta.

3. As hashtags aumentam a sua rede de contactos

Já imaginou que a sua hashtag pode atrair a atenção de especialistas? Profissionais e professores da área podem chegar até à sua publicação através da hashtag escolhida e, assim, contribuir com novas e boas ideias. Não utilize as hashtags apenas para comunicar com colegas e professores. Marque o tema e chegue mais longe.

4. Pode usar hashtags para marcar eventos importantes

Não se quer esquecer de entregar os trabalhos ou de datas importantes para a sua vida académica? Que tal criarem hashtags específicas para o efeito? Se existe um projeto para entregar na semana seguinte, crie uma hashtag sobre o assunto e avise todos através das redes sociais. A dica vale, também, para os professores – que podem ser os primeiros a mostrar esta boa prática.

Preparado para turbinar a aprendizagem? Então, #bonsestudos!

Veja também: