Publicidade:

Platão nasceu no Hawai? 6 histórias falsas publicadas na Wikipedia

O facto de qualquer utilizador poder acrescentar ou editar informações na Wikipedia leva a que, por vezes, encontremos histórias que não são verdadeiras.

Platão nasceu no Hawai? 6 histórias falsas publicadas na Wikipedia
Será que deve acreditar em tudo o que lê na Wikipedia?

Que atire a primeira pedra quem nunca foi consultar a Wikipedia para responder a uma dúvida ou discussão entre amigos ou para aumentar a bibliografia daquele trabalho do ensino secundário. No entanto, esta pode não ser a fonte mais confiável. Descubra algumas histórias falsas publicadas na Wikipedia.

Lançada em 2001, a Wikipedia – que inicialmente pretendia ser uma enciclopédia online – transformou-se num dos maiores repositórios de informação do mundo.

Esta informação pode ser inserida, editada e atualizada por qualquer pessoa – um detalhe que pode ter tanto de bom como de mau, uma vez que os textos e as informações nem sempre são corretamente editados.

Ao longo dos anos, os utilizadores foram encontrando vários erros na Wikipedia, que surgiram de brincadeiras de autores anónimos ou de simples descuidos na informação. Ainda que as correções da Wikipedia sejam constantes, muitas vezes, a informação errada fica online durante demasiado tempo.

6 histórias falsas publicadas na Wikipedia


erros da wikipedia

David Beckham, o guarda-redes chinês

Conhece David Beckham? Sim? Ainda bem. Caso não conhecesse poderia ser enganado pela Wikipedia. Durante algum tempo, a página biográfica dizia que o jogador de futebol foi, na verdade, um guarda-redes chinês que jogou durante o século XVIII.

A morte de Miley Cyrus

A famosa cantora pop Miley Cyrus também teve o seu destino “manipulado” pela Wikipedia. Em setembro de 2008, o site referia que a jovem teria tido um acidente de carro a caminho dos estúdios da Disney, onde estaria a gravar a séria Hannah Montana. Este suposto acidente teria sido fatal.

Tony Blair: Heil Hitler

Tony Blair, ex-primeiro ministro britânico, é um adorador de Hitler e tinha um poster dele no quarto quando era adolescente? Provavelmente, não. No entanto, esta informação estava explicita na página biográfica do político. Este detalhe chegou mesmo a causar controvérsia na altura em que os Estados Unidos da América invadiram o Iraque.

Eminem é Spongebob Squarepants

São inúmeras as controvérsias geradas na Wikipedia sobre Spongebob Squarepants – personagem de animação da Nickelodeon. Se, por um lado, algumas entradas da Wikipedia referiram a orientação sexual da personagem – mesmo depois de Stephen Hillenberg ter garantido que a personagem é assexuada – outras criaram rumores sobre quem é que dá voz à personagem no momento da dobragem.

Em 2008, a Wikipedia referia que o rapper Eminem era o responsável pela dobragem da personagem, uma informação que poderia ser verificada na página da série no IMDB.

Platão nasceu no Hawai

Pesquisar pelo filosofo Platão e acabar a saber que ele nasceu no Hawai e que praticava surf? Sim, aconteceu. Durante algum tempo, a página do autor continha uma série de informações erradas quanto às origens do pensador grego.

Robbie Williams come hamsters

Não fosse esta uma informação falsa, era uma história aterradora. Em tempos, a Wikipedia referia que o Robbie Williams, em alturas menos afortunadas da vida, comia hamsters para sobreviver.

Ainda que não seja viável confirmar esta informação, o utilizador que editou a página do autor para acrescentar este detalhe não tinha grande credibilidade no meio.

Veja também: