Hygge: tudo o que precisa de saber

É difícil traduzir ‘hygge’ numa só palavra mas o sentimento que transmite é tão bom que nem vai sentir essa necessidade.

Hygge: tudo o que precisa de saber
Sabe o significado da palavra dinamarquesa que está na moda?

Assim como acontece com a palavra portuguesa ‘saudade’, os dinamarqueses estão a ter alguma dificuldade em explicar a palavra hygge. O que é certo é que está na moda e nós fomos perceber porquê.


5 tópicos para conhecer a tendência hygge

Imagine-se semi-deitado num sofá, com a lareira acesa, uma caneca cheia de chá quente e meias de lã. É mais ou menos esse sentimento que hygge traduz, um sentimento de bem-estar confortável. Há ainda quem compare esta palavra ao termo ‘zen’. É a forma dinamarquesa de ser zen, basicamente.



Hygee: o que é?

Hygge é uma palavra dinamarquesa que deriva do verbo “'hyggja'”, que significa ser ou pensar. Atualmente o conceito tem mais a ver com um estado mental ou sentimento de conforto. Quem o explica é a autora do livro How to Hygge: The Secrets of Scandinavian Living, Signe Johansen, onde explica que a ideia é aproveitar a saborear os pequenos momentos da vida.



Como se pronuncia?

Se até agora leu ee-gue, saiba que não está sequer perto da pronuncia dinamarquesa. Na verdade lê-se mais ou menos entre hoo-gah e hue-gah



Aprender a hygge

Depois do conceito ter conquistado a Dinamarca, hygge chega agora a todo o mundo. E qual é a melhor forma de explicar uma forma de vida? Livros, claro. No último ano foram publicados quase uma dezena de livros relacionados com o tema que se concentram em áreas bem distintas como os bolos, a comida de conforto, vida saudável…



Como ser hygge

Ser hygge ou atingir esse estado mental implica um relaxamento e um processo de desaceleração da vida. Hygge não está relacionado com coisas mas sim com momentos e com a mente. Cabe a cada aspirante criar momentos menos stressados, menos agitados e, pelo contrário, criar momentos em família e com amigos, no meio da natureza ou até sozinho debaixo de uma manta a ver uma novela.

Signe Johansen explica ainda que a ansiedade em relação ao futuro impede este sentimento de conforto e que é essencialmente contra isso que o hygge luta.



Pode sentir hygge quando…

  • Entra em casa depois de um passeio por temperaturas negativas.
  • Tem as mãos geladas e abraça uma caneca quente de chá.
  • Come aquela iguaria com que já anda a sonhar há uns dias.
  • Abre um pão acabado de sair do forno.

Pronto para ser mais hygge?

Veja também: