Helena Peixoto
Helena Peixoto
10 Nov, 2018 - 10:56
Quer decorar a casa com inspiração hygge? Saiba como

Quer decorar a casa com inspiração hygge? Saiba como

Helena Peixoto

Decorar a casa com inspiração hygge é a mesma coisa que dizer que quer tornar a sua casa mais feliz e, por consequência, a si também. Conheça algumas dicas!

O artigo continua após o anúncio

Vamos lá perceber em que consiste decorar a casa com inspiração hygge. O conceito, nascido na Dinamarca, supostamente um dos países mais felizes do mundo, é conhecido como sendo ‘o segredo da felicidade’.

E, então, como chegar a esta felicidade? A verdade é que é um pouco difícil traduzir o conceito hygge, mas essencialmente ele pretende ser um modo de vida que exprime uma sensação de aconchego, conforto e nostalgia.

Para concretizarmos um pouco, damos-lhe um exemplo concreto: imagine que está neste momento recostado no sofá, bem aconchegado com uma manta fofa e quente, enquanto bebe um café delicioso e conversa com a sua família e amigos. Este café vai fazer com que ‘retorne’ aos tempos em casa da sua avó. E a televisão desligada deixa ouvir as pingas de chuva bater na janela que lhe trazem uma sensação de conforto e nostalgia simultaneamente. Isto seria descrito pelos dinamarqueses como hygge.

As sugestões para decorar a casa com inspiração hygge que vai adorar

Para decorar a casa com inspiração hygge é necessário basicamente ‘plantar’ estes pormenores de aconchego e de nostalgia ao longo das suas divisórias. Sem esquecer que deve ser simultaneamente frugal pois não são as questões materiais que importam para esta filosofia.

Fundamentos da inspiração hygge

A tendência hygge pretende ser, acima de tudo, uma atitude e um estilo de vida de paz, conforto e tranquilidade que deve ser transposta para o ambiente e decoração da casa.

Os seus principais fundamentos consistem nestes pilares:

  1. acima de tudo, privilegiar o conforto, até mesmo acima da beleza estética – o que mais importa é que se sinta bem no espaço em questão;
  2. a iluminação é outro dos fundamentos essenciais – não esqueçamos que a Dinamarca é um país com poucas horas de luz solar e, como tal, os dinamarqueses procuram ter na sua casa a luminosidade que lhes falta no exterior;
  3. claridade é muito privilegiada para o hygge, como vai perceber mais à frente, assim como a sensação de amplitude;
  4. em termos de materiais, os de eleição são os que transmitem sensações ‘quentes’ e de conforto – o material madeira e a incontornável lareira serão, talvez, dois elementos indispensáveis para decorar a casa com inspiração hygge.

Um guia para decorar a casa com inspiração hygge

Mais do que comprar, tente (re)criar

Acredite: existe sempre uma forma de dar um toque artesanal ou de recriar um objeto que pretenda, basta um pouco de criatividade e tempo! Pondere sempre uma alternativa artesanal a comprar algo novo. Visite mercadinhos e feirinhas que não sejam tão comerciais e industriais ou recicle móveis que tenha lá por casa. Ser hygge é preferir o conforto do artesanal e caseiro ao que é novo e industrial!

Ambientes acolhedores

Ao longo da decoração da sua casa não se esqueça de colocar objetos com valor sentimental: seja uma estante que pertenceu ao seu avô, uma prateleira com livros de família, uma cadeira que está na família há décadas… O que quer que seja que lhe transmita o sentimento de nostalgia feliz.

O artigo continua após o anúncio

Luz natural é fundamental

Uma ode à luz natural é absolutamente obrigatória quando se fala em decorar a casa com inspiração hygge. As horas de sol são tão parcas neste país escandinavo que é necessário valorizá-lo ao máximo! Elimine qualquer adorno que dificulte a passagem de luz natural – atenção, isto não quer dizer que não possa utilizar cortinados!

 

Aposte nas cores suaves e claras

Os tons brancos, bege e pastel são ideais para transmitir sensações de tranquilidade e paz e para ajudar também à iluminação e claridade da casa. Além de que criam a sensação de maior amplitude e de espaços maiores.

 

Madeira: o material obrigatório

Nada melhor do que utilizar madeira para decorar a casa com inspiração hygge. Este material é ideal para criar a sensação de ambiente natural, de aconchego e de conforto quente ao ambiente.

Acessórios de conforto

Almofadas, mantas, velas, sofás, poltronas… é só escolher os elementos que lhe tragam tranquilidade e conforto, a si a à sua casa. Use sem moderação e a seu bel prazer!

Abra a casa a quem mais gosta

Faça da sua casa um refúgio não só para si como para quem mais gosta. Organize convívios, jantares, encontros…E não se preocupe se não tem cadeiras iguais, pratos iguais…O que interessa é o convívio e a proximidade com os amigos e família!

Cozinhas aconchegantes

A cozinha é geralmente uma das divisórias mais frias em casa. Mas segundo a inspiração hygge, há que tornar todas as divisórias confortáveis! Experimente colocar um sofá confortável com uma manta por cima, utensílios de cozinha em madeira e algumas plantas para trazer a natureza.

 

Lareira

Se tiver a sorte de já ter uma lareira em casa, use e abuse dela! Há sempre um bom motivo para acender a lareira, não deixe só para os fins de semana. Se por acaso não tem lareira, há variadíssimas opções de compra: lareiras de encastrar, recuperador de calor, aquecedor a imitar uma lareira…tudo para decorar a casa com inspiração hygge!

 

Veja também:

O artigo continua após o anúncio
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp