iMac Pro: conheça o Mac mais poderoso de sempre

O novo iMac Pro é um “super computador” criado para os profissionais mais exigentes. Conheça as suas características e a opinião dos especialistas.

iMac Pro: conheça o Mac mais poderoso de sempre
Mais poder para os "pros"

“Apresentamos o iMac Pro: muito mais do que um iMac, um sonho” – é assim que a Apple introduz o novo iMac Pro, um computador imbatível, capaz de executar as tarefas mais difíceis e exigentes que não vai deixar ninguém ficar mal. É mesmo o Mac mais poderoso de sempre. Nós explicamos-lhe porquê.

iMac Pro: porque é considerado um “super-computador”

Especificações técnicas

 

Ecrã Retina 5K de 27 polegadas
Processador 8-core / 10-core / 18-core
Memória 32 GB (configurável para 64 GB ou 128 GB)
Armazenamento 1 TB (configurável para SSD de 2 TB ou 4 TB)
Gráficos Processador gráfico Radeon Pro Vega 56
Câmara Câmara FaceTime HD 1080p
Tamanho 51,6 x 65
Peso 9,7 kg
Sistema operativo macOS High Sierra

 

O iMac Pro possui um generoso ecrã de 27 polegadas com a tecnologia retina e uma definição 5K – um mimo para os olhos dos utilizadores mais exigentes.

Isto chega para aproveitar aquilo que de melhor se faz a nível gráfico? Claro que não. Foi por isso que a Apple quis também estrear a Radeon Pro Vega, da AMD, que garante um processamento de imagem nunca antes visto. Segundo a empresa de Cupertino, este GPU oferece “em fotogramas de realidade virtual a alta velocidade, renderização 3D em tempo real, efeitos especiais mais realistas e jogos no máximo das definições gráficas”. E, segundo a Apple, ainda é possível ter mais dois ecrãs 5K ligados em simultâneo. Tudo isto com uma performance que ronda os 22 Teraflops.

Mas o iMac Pro é muito mais do que um ecrã com uma potência gráfica incrível. Este “super computador” possui ainda um processador Xeon que pode ter até 18 núcleos (sim, leu bem), existindo ainda versões com 8 e 10 núcleos. Ao nível do armazenamento, o iMac Pro suporta ainda drives até 4TB SSD e até 128 GB de memória ECC.

Tudo isto num design bastante elegante, como seria de esperar num produto fabricado pela marca da maçã.

A opinião dos especialistas

O facto de ainda não ter sido lançado (chega ao mercado em dezembro) impede que os especialistas possam fazer críticas baseadas na experiência do utilizador. Contudo, já é possível fazer algumas comparações tendo em conta as especificações esperadas.

A PC Mag sublinha o imenso poder oferecido pelo iMac Pro em comparação com o seu “rival”, o Surface Studio. O produto da Apple possui diversas características que o colocam no trono dos “super computadores” para utilizadores domésticos, contudo, o portal aponta também o dispendioso preço do iMac Pro como algo a rever. O preço base desde computador deverá ser 4999 dólares.

A Tech Radar enveredou por outro caminho ao analisar o iMac Pro. Considera-o, acima de tudo, um iMac para uma classe profissional “diferente” e afirma que este só vale a pena (a nível pessoal) para quem pretende efetuar trabalho a nível gráfico.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.