Publicidade:

Imposto Único de Circulação: o que precisa de saber

O Imposto Único de Circulação varia consoante a cilindrada e o ano do carro. Conheça todos os procedimentos do seu pagamento e os valores para 2018.

Imposto Único de Circulação: o que precisa de saber
Conheça aqui o essencial sobre este imposto

Imposto Único de Circulação (IUC) é obrigatório para todos os automóveis que circulam nas estradas portuguesas. Quem tem carro sabe bem que as despesas são constantes: manutenção, combustível, inspeções e, claro, os temíveis impostos, como o IUC.

Imposto Único de Circulação: o que é?

imposto-unico-de-circulacao

O IUC é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo. Veio substituir o antigo “selo do carro” e o seu pagamento é feito sempre no mês da matrícula do veículo.

O valor do Imposto Único de Circulação não é estanque e é atualizado todos os anos, em janeiro. Os valores aprovados pelo Governo variam consoante a expectativa de inflação e, em 2018, a subida do preço do IUC subiu 1,4% em relação ao ano passado.

Só em 2018, esta subida vai render mais 39 milhões de euros aos cofres do Estado.

IUC: taxas adicionais

A taxa adicional para veículos a gasóleo com matrícula a partir de 1 de julho de 2007 ainda se mantém este ano. Uma medida que chegou com a troika, mas que este ano sofre uma ligeira diminuição.

Como é pago o IUC?

O IUC é pago sempre no mês da matrícula e o pagamento deve ser feito através do Portal das Finanças:

  • Entre no Portal das Finanças e faça login com o os seus dados;
  • Escolha a opção “pagar”;
  • De seguida, selecione a opção “Imposto Único de Circulação”;
  • Depois deve escolher o tipo de veículo e carregar em “pesquisar”;
  • Aparecerá, de seguida, a lista de carros em seu nome e terá de escolher o veículo correspondente ao IUC que quer pagar;
  • Selecione a opção “emitir pagamento”;
  • Irá aparecer a guia de pagamento em PDF. Depois de confirmar os dados imprima o documento.

O pagamento pode ser feito através do MultibancoHomebanking ou nos CTT. As respetivas referências estão disponíveis no documento impresso.

Imposto Único de Circulação: valores para 2018

imposto-unico-de-circulacao

Quer fazer contas à vida e saber quais são os valores cobrados este ano? Confira o nosso artigo sobre tabelas do IUC para 2018. Facilmente conseguirá fazer as contas e descobrir de antemão o valor a pagar este ano.

Veja também: