Publicidade:

Inscrição no centro de emprego: procedimentos e acesso a apoios

Saiba quais os procedimentos e documentação necessária para inscrição no centro de emprego, e aceda a todos os apoios para reentrada no mercado de trabalho.

Inscrição no centro de emprego: procedimentos e acesso a apoios
Inscreva-se e aumente a visibilidade da sua candidatura profissional

Muitas vezes por falta de informação, acrescida da instabilidade emocional que uma situação de desemprego inesperada pode implicar, muitas pessoas acabam por não beneficiar na totalidade dos apoios que o Estado coloca à disposição dos seus cidadãos. Se já está ou suspeita que em breve vai estar em situação de desemprego, saiba como é que a inscrição no centro de emprego pode ajudar e como deve proceder.

6 vantagens da inscrição no centro de emprego


A principal vantagem da inscrição é que ela acelera o processo de procura e obtenção de emprego, apesar de, naturalmente, a inscrição não ser sinónimo de garantia de empregabilidade.

Mas não é a única. Existe um conjunto de serviços e apoios para a obtenção de emprego, que estarão ao seu dispor após a inscrição, tais como:

1. Acesso a cursos de formação gratuitos do IEFP, para diversas áreas e graus de formação, de forma a complementar as suas competências profissionais.

2. Acompanhamento de um gestor de carreira, que o poderá apoiar na criação de um Curriculum Vitae e desenvolvimento de um plano de carreira, com etapas específicas para o reintegrar no mercado de trabalho;

3. Consulta e candidatura às ofertas de emprego publicadas no portal do IEFP, para trabalhar em Portugal ou no estrangeiro, no setor privado ou público;

4. Divulgação automática do seu Curriculum Vitae junto de diversos potenciais empregadores;

5. Informação e apoio para acesso aos mecanismos de proteção social em caso de desemprego, como o subsídio de desemprego e/ou outros.

6. Informação sobre apoios ao empreendedorismo.

centro de emprego

Como fazer a inscrição no centro de emprego


A sua inscrição pode ser feita:

  • De forma presencial, no centro de emprego da sua zona de residência.
  • No portal do IEFP.

Nota: se optar pela inscrição online saiba que, eventualmente, de forma a completar o processo será necessário que se desloque ao centro de emprego. Por esse motivo, e para que possa beneficiar do acompanhamento de um gestor de carreira, recomendamos que faça a inscrição de forma presencial.

Quais os prazos para inscrição no centro de emprego?

No que diz respeito à reintegração no mercado de trabalho, não existem prazos a cumprir. A nossa recomendação é que o faça logo que possível, pois algumas medidas de apoio à contratação exigem que o candidato tenha estado inscrito durante um período de tempo mínimo.

No que diz respeito a requerer o subsídio de desemprego, o comprovativo de desemprego involuntário tem que ser apresentado no prazo máximo de 90 dias após a data de despedimento.

Não desanime e seja determinado!

A inscrição, por si só, poderá não ser suficiente. É necessário que da sua parte exista alguma proatividade para cumprir as etapas do plano de carreira e procurar ofertas de trabalho.

Carregue aqui para saber qual o centro de emprego da sua zona de residência, e não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Veja também:

Nuno Vasques Cambra Nuno Vasques Cambra

Licenciado em Cinema e Audiovisual, aprofunda agora conhecimentos de Marketing Digital. Apaixonado pelo humor e pela escrita, desenvolve conteúdos para diferentes plataformas e trabalha como escritor freelancer.