Instagram vs Snapchat: tudo o que precisa de saber

Agora que o Instagram se aproximou do Snapchat com as suas Stories, é altura de perceber as diferenças entre Instagram e Snapchat.

Instagram vs Snapchat: tudo o que precisa de saber
#TeamSnap ou #TeamInsta… Já decidiu de que lado está?

Quem é que nunca espreitou as Stories do Instagram mesmo que nunca tenha feito nenhuma? E será este o fim do Snapchat? A verdade é que na luta Instagram vs Snapchat começa a pender para o lado da criação de Mark Zuckerberg.

Instagram vs Snapchat

Com o crescimento e sucesso do Snapchat, o Facebook percebeu que estava ali um grupo etário que lhes interessava captar. Depois de várias tentativas de compra e de tentativas de criação de aplicações do género, a empresa de Mark Zuckerberg começou a “copiar” algumas funcionalidades.

Um ou vários-em-um?

É possível, nas InstaStories, partilhar os momentos que não queremos eternizados no nosso perfil da rede social, aqueles são visualmente menos apelativos e mais momentâneos. Pode encontrar as Stories no topo do seu feed, o que faz a curiosidade aumentar ainda mais. Basta deslizar o ecrã para continuar a sua vida na rede social Instagram sem ter de mudar de aplicação. Um outro fator que ajuda a captar um público mais velho é o facto de não ser obrigado a ter duas contas diferentes.

Por outro lado, dos 100 milhões de utilizadores da rede social Snapchat, a maioria é composta por millenials, a camada mais jovem da sociedade, o que afasta por si só algum público mais velho. Além disso, é uma aplicação mais limitada: serve para tirar fotografias que desaparecem ao fim de alguns segundos (ou de um dia, se assim desejar) e se quiser ver outras fotografias das mesmas pessoas, mas mais artísticas e pensadas, terá de passar para outra aplicação.

Como funcionam?

Quem usa as duas aplicações diz que o Stories é mais simples. Além de ser possível avançar stories de pessoas que normalmente não lhe interessam – clicando do lado direito para avançar ou do lado esquerdo para recuar –, pode ainda parar o tempo disponível para visualizar a fotografia, pousando o dedo sobre a foto (quando o levantar, o tempo volta a correr normalmente).
Por outro lado, não é possível enviar stories em privado para uma só pessoa, tal como acontece no Snapchat, nem usar todos os filtros engraçados de cães com a linda de fora ou arco-íris a sair da boca. Além disso, o Instagram não permite seguir uma pessoa sem seguir as suas stories.

Fotografias e vídeos?

Enquanto os utilizadores do Snapchat só podem partilhar fotografias tiradas no preciso momento em que estão a usar a aplicação, os utilizadores das Stories, no Instagram, podem fazer upload de fotografias guardadas na galeria.
No que aos vídeos diz respeito, nesta guerra Instagram vs Snapchat volta a sair por cima do Instagram, já que nesta aplicação os vídeos podem ter a duração de 15 segundos (mais cinco segundos do que no Snapchat). E, tal como nas fotografias, os utilizadores do Instagram podem fazer upload de vídeos previamente captados.

Temporizador?

Esta característica é única do Snapchat. Aqui os utilizadores podem definir o tempo que querem que a sua fotografia esteja visível para os seus contactos. Este tempo varia entre 1 e 10 segundos ou então escolher a opção Snapchat Story e ter a fotografia ou vídeo disponível durante um período de 24 horas.

A partilha é igual?

A ideia do Snapchat é partilhar as suas fotografias e vídeos com os seus contactos e, a não ser que selecione a opção que dura as 24 horas – e está disponível para todos os seus contactos –, partilha os seus conteúdos apenas com quem quer. E isso significa que também só recebe os conteúdos que os seus amigos enviarem para si.
Por outro lado, o fluxo de partilha no Instagram é exponencialmente maior porque essa seleção não é possível. Isso significa que todos os vídeos e fotografias partilhados pelas páginas que segue chegam ao seu feed de Stories.

Publicidade?

Neste momento apenas o Instagram tem anúncios incorporados. Estes aparecem com uma pequena etiqueta com a inscrição “patrocinado” no canto superior direito.

Posso guardar fotos?

Se gostar de uma fotografia que tirou no Snapchat pode guardá-la antes de a partilhar com os seus amigos. Para isso só tem de clicar no ícone Download no canto inferior esquerdo. No Instagram tudo isto é automático, já que todas as fotografias tiradas na aplicação são guardadas automaticamente na galeria.

Veja também: