Intoxicações alimentares no verão: saiba como evitá-las

Saiba o que comer e quais são os cuidados que deve ter para não ter intoxicações alimentares no verão.

Intoxicações alimentares no verão: saiba como evitá-las
Descubra como evitar as intoxicações alimentares nos dias quentes

Com o calor, chega a vontade de fazer atividades ao ar livre, seja jantar numa esplanada ou fazer um piquenique com a família. Com a subida das temperaturas, os alimentos podem estragar-se mais facilmente e é fundamental sabermos como podemos evitar as intoxicações alimentares.

Para que possa aproveitar ao máximo a melhor época do ano, explicamos-lhe quais são os cuidados que deve ter para que não tenha surpresas desagradáveis.  

Não deixe que as intoxicações alimentares lhe estraguem o verão 


Regras a seguir

Minimize o risco de intoxicação:
1. Lavar regularmente as mãos, é essencial para impedir que as bactérias proliferem;
2. Dê preferência a alimentos frescos;
3. Não consuma ovos ou carne de aves que não estejam totalmente cozinhados;
4. Alimentos cruz? Lave-os cuidadosamente;
5. Os alimentos crus devem ser sempre guardados no frigorífico e devem estar sempre separados dos alimentos que foram cozinhados;
6. Após serem confecionados, os alimentos devem ser consumidos o mais rapidamente possível. Guarde sempre o que sobrar no frigorífico e num recipiente fechado.


Alimentos que deve evitar 

  • Leite e derivados
  • Ovos
  • Marisco
  • Fiambre, mortadela e produtos similares
  • Patês
  • Queijos macios 
  • Sanduiches pré-embaladas


Alimentos que deve privilegiar 

Já sabe o que deve evitar ingerir nos dias mais quentes. Mas e o que deve privilegiar? A àgua é, sem dúvida, o essencial para passar os dias de calor mais facilmente. Beba muita água, é fundamental que se matenha sempre hidratado. Se preferir, pode optar por beber sumos de fruta naturais.

Os alimentos que têm menos probabilidade de lhe causar problemas são o pão, a fruta, bolachas, frutos secos, tostas. Alimentos secos e que não aguentem bem as temperaturas mais altas. Os alimentos que mantem no frigorífico devem ser sempre transportados numa geleira, para que se mantenham à mesma temperatura.


Dicas que não pode mesmo esquecer

Se viajar para países tropicais, lembrar-se de ferver a água da torneira ou beber água engarrafada – certifique-se sempre de que a água está selada -, não coma alimentos que tenham sido lavados com água da torneira – ou seja, nenhuma fruta ou legumes, como maçãs com casca ou alface cru - e evite bebidas com gelo. É essencial que vá a uma consulta do viajante, para ficar a saber todas as informações úteis. Estas dicas são fundamentais, se for viajar para um dos piores países do mundo para ficar doente.

Preparado para viver o verão ao máximo?

Veja também: