Como transformar o jantar de Ano Novo em casa num evento memorável

Para quê passar o réveillon numa discoteca lotada, barulhenta e com desconhecidos se pode organizar o jantar de Ano Novo em casa e tornar esse dia inesquecível?

Como transformar o jantar de Ano Novo em casa num evento memorável
Temos dicas para tudo, da decoração à comida...

Está a pensar em organizar um jantar de Ano Novo em casa? Excelente ideia para si e para os seus convidados. Afinal, quem já não se sentiu desiludido com aquelas festas megalómanas que clubes, bares e discotecas organizam anualmente, em que o barulho e a confusão são tais que as pessoas se limitam a dançar numa enorme e impessoal pista, bebericando uma bebida mais ou menos alcoólica?

Se se reconhece nesta visão e a mesma já não diz nada (ou não diz muito), então saiba que, na maior parte das vezes, as melhores e mais divertidas festas são precisamente aquelas que se realizam em casa de amigos, e que nos dão a hipótese de conviver de perto com as pessoas que nos são mais próximas. Para que saiba exatamente como transformar o seu jantar de Ano Novo em casa num verdadeiro sucesso e, melhor de tudo, sem ir à bancarrota! Descubra aqui algumas dicas e sugestões absolutamente imperdíveis.

7 dicas para tornar o seu jantar de Ano Novo em casa num sucesso


Defina um tema

Independentemente do tipo de evento que pretende organizar, pense bem num conceito que reflita o ambiente desejado e aplique-o implacavelmente a todas as fases da organização do jantar. De facto, escolher um tema logo à partida, não só dá um toque de classe e facilita a definição dos restantes elementos, como assegura que a sua festa se torna bem mais apelativa, original e inesquecível para todos os convidados.

Sugestões: não precisa de ser nada complexo, devendo apenas refletir o ambiente que pretende. .. Por exemplo, se for um pessoa que almeja a alguma elegância, o tema poderá ser “Black & White”, “Os loucos anos 20” ou ainda um “Throwback 80’s ou 90’s”; se valoriza a originalidade e um pouco de loucura nos seus eventos, pode optar por algo mais radical, como “A noite dos mortos vivos”, “Star Wars” ou o tema tão em voga “Guerra dos Tronos” e “Harry Potter”. Essencialmente vale tudo. Use a imaginação e assegure que o seu jantar de Ano Novo em casa vai ser absolutamente inesquecível.

É também importante que, uma vez escolhido o tema, os anfitriões caprichem na fatiota; afinal de contas, foi deles que partiu a sugestão.

mascara

Entregue os convites e peça confirmação de presença

Seja por mail, CTT ou entrega em mão, faça chegar os convites aos respetivos convidados, solicitando que estes confirmem a sua presença e a de um potencial acompanhante com a maior brevidade – afinal, você vai ter de realizar todos os preparativos e tem mesmo de saber com quantas pessoas pode contar. Nota: não se esqueça que muita gente tem filhos, pelo que deve especificar se a festa é adequada a crianças.

Sugestões: os convites devem obedecer ao tema do jantar de Reveillon, definindo a hora de chegada e o dress code – o que se pretende é que os convidados também escolham os trajes de acordo com o seu conceito, ajudando a criar e manter o ambiente. Se pretender que cada pessoa leve alguma participação, use  esta peça para avisar – ex.: “Para ajudar à nossa festa, traga consigo uma sobremesa/bebida/jogo de sociedade/pacote de serpentinas/etc.”.

Numa lógica de poupança e para que a festa não constitua um grande rombo na sua carteira, ninguém vai levar a mal que peça para se levar as chamadas “multas”. Aproveite e coloque isso no convite, apelando ao humor! Qualquer coisa como: “Para ajudar à nossa festa, traga consigo uma sobremesa/bebida/jogo de sociedade/pacote de serpentinas/etc.”.

Decore o espaço de forma original e distintiva

Esta fase é muito importante para criar de imediato o ambiente do seu jantar de Ano Novo em casa, definindo um look original e marcante e ajudando a que o mesmo seja um sucesso junto dos convidados.

Sugestões: além de ser obrigatório que reflita de forma imediata e inconfundível o tema selecionado, eis outras sugestões para a decoração:

  • Logo na porta de entrada preveja um tapete vermelho e uma faixa ou banner que indique a localização e tema da festa – sendo um jantar de Reveillon, importa que tenha a data em grande destaque;
  • Apesar de as flores não serem muito apropriadas para este tipo de festa, pode assegurar algum impacto criando uma peça única, bastante grande e irreverente, que esteja posicionada logo à entrada, num lugar de destaque; um toque interessante é também prever um pequeno bouquet semelhante nos quartos de banho;

festa 2

  • Não abdique de decorar o teto e algumas das paredes de acordo com o tema do jantar – ex.: imagens/posters, fitas, etc.
  • Evite iluminação de teto demasiado forte – o ideal seria iluminação direcionada, com recurso a candeeiros de pé ou candelabros festivos com velas, estrategicamente posicionados; com os últimos é necessário um cuidado extra para evitar acidentes e estar preparado para ir substituindo as velas ao longo da noite;
  • Além de identificadores de copos obrigatórios e eventuais marcadores de lugar, preveja pelo menos quatro guardanapos temáticos por pessoa – assegure-se de que estão facilmente acessíveis.

Tenha especial atenção à música que vai passar

Tenha muito cuidado com a banda sonora, uma vez que esta pode assegurar o sucesso ou arrasar completamente o seu jantar. Recomendamos que enquanto estiverem a comer opte por música mais calma, que funcionará como pano de fundo para a conversa; a partir daí, aumente o volume e a intensidade, para animar a festa e assegurar que quem deseja pode dar um pezinho de dança.

Sugestões: grave CDs ou utilize uma aplicação como o Spotify para preparar listas distintas, umas com música mais calma, outras com música bem animada. A ideia é que preveja os maiores e mais reconhecíveis êxitos do ano passado, bem como os temas de sempre; pode ainda apostar em músicas adequadas à faixa etária dos convidados e ao tema que selecionou para o jantar. Acima de tudo, não se esqueça de que se trata de uma festa de Ano Novo, pelo que a maior parte das músicas devem convidar à dança e à diversão. Um exemplo: “YMCA”, dos “Village People”.

Prepare alguns brindes e ofertas para os seus convidados

A ideia é criar de imediato um ambiente acolhedor e animado, em que as pessoas se sintam confortáveis e preparadas para se divertir. Assim, logo na mesa de entrada e espalhados pelas áreas onde vai decorrer o jantar e o convívio, preveja  vários elementos e acessórios bem loucos, que remetam para a grande festa que vai ter lugar. Um bónus é que os convidados vão depois poder levar estas peças para casa, como lembrança desta Passagem de Ano.

Sugestões: tacinhas cheias de confetis e serpentinas; chapéus e óculos de festa, com o ano novo (2016); cornetas e apitos; etc. Nota: pode poupar algum dinheiro fazendo muitos destes elementos pessoalmente, ou recorrendo a amigos e família que tenham jeito para trabalhos manuais. Se por acaso tiver uma máquina Instax, uma outra recordação memorável do seu jantar de ano novo em casa seria oferecer uma fotografia de cada um dos convidados durante a festa à saída.

sparkle

Pense com tempo na comida e bebida que vai ter de preparar

Para facilitar o trabalho, pense atempadamente no menu que pretende oferecer, definindo uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, além das bebidas e de uma série de aperitivos que devem estar disponíveis ao longo de toda a festa. Por fim, não se esqueça de preparar uns snacks reforçados que funcionem como ceia ao final da noite. Escreva num papel, numa aplicação de telemóvel ou num memorando do computador, mas registe! Tentar decorar tudo não vai dar bom resultado. Além disso, mediante aquilo que vai querer preparar, faça também uma lista de supermercado e faça as compras antecipadamente.

Sugestões: porque este ponto é absolutamente essencial, eis as nossas sugestões em detalhe:

  • À chegada – prepare uns cocktails para oferecer aos convidados assim que chegam a sua casa; não precisa de ser nada complicado: bastam uns copos de vinho do Porto e/ou umas flutes de champanhe com um toque de groselha e alguns frutos vermelhos no interior… uma delícia visual e de sabor!
  • Aperitivos – prepare e espalhe pela zona de convívio várias tacinhas e pratos com aperitivos como: as inevitáveis passas (assegure-se que reserva doze para cada um dos convidados; pode, inclusive, colocá-las em saquinhos e entregá-las a cada um, uns minutos antes da meia-noite), todo o tipo de frutos secos, pão, presunto e queijo cortados às fatias, uns bombons, umas broinhas de mel, etc.
  • Entrada – recordando-se de que a ideia é agradar a várias pessoas, sem ficar falido, opte por algo fácil, delicioso e simples de preparar. Ex.: umas trouxinhas mistas: basta esticar e cortar uns quadrados de massa folhada de compra; colocar no centro alguns quadrados de queijo e fiambre; fazer uma trouxa com as quatro pontas da massa, enrolando-as; pincelar com gema de ovo e levar ao forno até estarem cozinhadas e bem douradinhas; servir acompanhadas de uma salada. Uma outra solução é fazer um pão recheado bom vários tipos de queijo e alho em pó – apenas tem de retirar o miolo, colocar os queijos e alho e levar ao forno – o miolo que retirou pode ir ao forno também e servir de tostas para barrar o queijo.
  • Prato principal – esta vai ter mesmo de definir por si, sondando os gostos dos diversos convidados e tendo em conta as suas aptidões para a culinária. Mais uma vez, só lhe podemos recomendar que opte por algo simples e consensual, ainda que deva ter em conta que se trata de uma festa especial. Ex.: um assado de carne no forno, acompanhado de arroz de laranja e passas, ou um esparguete negro com gambas. Atenção! Não se esqueça de perguntar se há vegetarianos ou pessoas com alguma alergia alimentar e tenha isso previsto no menu com alternativas.
  • Sobremesa – talvez esta fosse a participação ideal para pedir aos seus convidados: se metade trouxesse a sua especialidade, podia preparar uma mesa especificamente direcionada para doces, onde depois do jantar todos se iriam servir. E não se esqueça de providenciar uma taça com frutas, para “desenjoar” dos doces.
  • Bebidas – nada mata uma festa mais rápido do que acabarem as bebidas no “bar”… assim, além de preparar um bom e variado stock de refrigerantes, cervejas e bebidas variadas, bem como meia dúzia de garrafas de champanhe, peça ainda à outra metade dos convidados que traga a sua bebida branca preferida de casa, para ajudar à animação! Nota: se tiver jeito e estiver disposto a isso, pode também preparar umas grande taças com sangria de champanhe e/ou caipirinhas.
  • Ceia – dado que a ideia é mesmo simplificar, dando prioridade à diversão, a nossa sugestão é que, para aquela hora da madrugada em que a fome volta a apertar, tenha preparadas umas simples pizzas: meta no forno, espere uns minutos e sirva bem quentinhas! Ou então, como alternativa, pode ter já preparadas umas bifanas. Depois é só aquecer um pouco no lume e colocar no pão!
  • Nota final – atenção às comidas demasiado condimentadas com alho ou outro elemento que desafie o bom hálito: lembre-se que os desejos de Ano Novo são sussurados bem de perto…

polaroid

Não descure o entretenimento

Ainda que o jantar em si seja um absoluto sucesso e a música não pare de tocar, não se esqueça de que vai ter de manter as pessoas entretidas e animadas durante muito tempo. Assim, para o caso de ser necessário, tenha preparados alguns jogos e diversões em que todos possam participar.

Sugestões: além dos clássicos jogos de sociedade, como as charadas ou o Trivial Pursuit, pode sempre convidar cada convidado a escrever algo de que gostou no ano passado, a sua previsão para o próximo ano e um objetivo que já tenham estabelecido para 2016, partilhando depois com o grupo os seus pensamentos.

Se quer dar um passo ainda mais arrojado, informe-se sobre atividades de team building que possa colocar em prática sem ter de contratar nenhum serviço – o sucesso vai ser garantido!

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões para que o seu jantar de Ano Novo em casa se transforme no evento do qual todos os amigos e família vão ficar a falar durante muito, muito tempo. Da nossa parte, resta-nos desejar-lhe que se divirta e que todos os seus desejos para 2018 se concretizem. Boas entradas!

Veja também: